Alteração do hodômetro: não caia nesse golpe!
Para certificar que a quilometragem apresentada está correta, confira o manual, os pneus, pedais e a central eletrônica
Para certificar que a quilometragem apresentada está correta, confira o manual, os pneus, pedais e a central eletrônica
“Zé Marcha a ré” é o especialista na desonesta tarefa de voltar a quilometragem do hodômetro para “rejuvenescer” o carro. Ele é especialmente requisitado em lojas de usados, pois a primeira pergunta que o candidato à compra faz é “Qual a quilometragem?”.
Uma vez eu estava vendendo meu carro e ouvi esta pergunta. Me deu vontade de responder “quantos quilômetros o senhor deseja?”…
Antigamente os hodômetros eram mecânicos, analógicos e cada dígito girava numa rodinha que era acionada por um cabo que vinha da caixa de marcha. Atualmente são todos eletrônicos e tem ingênuo pensando serem de adulteração mais complexa.
“Qual o quê!”, diz o Zé Marcha a ré que prefere o eletrônico, mais rápido e simples de alterar que o mecânico.
Acontece que, ao contrário do analógico, alterar o hodômetro digital deixa rastro: a maioria dos automóveis modernos registra a quilometragem também na central eletrônica. Não importa o que se faz no painel: basta levar o carro a uma oficina com computador para se ter o registro da quilometragem efetivamente rodada.
Não são poucos os casos de automóveis comprados na loja (independente ou concessionária, ambas adotam a “prática”) com 56 mil km no painel. Na primeira visita à oficina para uma revisão, estão lá na central eletrônica os 180 mil km efetivamente rodados…
Além disso, existem vários outros rastros que os hodômetros não escondem. Pneus recém substituídos podem acusar quilometragem superior à indicada. Desgaste de estofamento, borracha dos pedais, carpetes. E também os carimbos das revisões na concessionaria: como o carro só rodou 27 mil km se a revisão (registrada no computador da concessionária) de 50 mil km foi realizada há 6 meses?
Saiba também que existe uma média de quilometragem que o brasileiro roda: de 12 mil a 15 mil km anuais.
E quantas lojas já foram pegas com a boca na botija pois o candidato à compra descobre uma etiqueta no porta-luvas registrando a “última troca de óleo aos 60 mil km e próxima aos 70 mil km”. No hodômetro, míseros 35 mil km!
Preferível um carro bem tratado e mantido por seu dono com 150 mil km rodados que o de um desleixado e negligente com a manutenção com apenas 50 mil km no hodômetro.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Comprei um carro tem 19 anos de uso e tem somente 51milkm
Onde consegui realizar a perícia p constatar qual a kilometragem real
Sou de são Paulo capital .Saúde
Obrigado
Boa noite..
Meu painel queimou , aí fui na concessionária pergunta o valor de painel novo do celta 2010 só que tava muito caro , então resolvi ir em uma oficina elétrica e me falaram pra eu compra desmanche fui lá achei um bom que tava marcando tudo certo só que a kilometragem tava mais baixo que o meu bem mais baixo …..
Aonde eu posso levar pra corrigir esse erro o meu tava 160 km e painel que peguei no desmanche tá com 52 km como faço pra deixa o número certo
Somos uma empresa especializada em Eletroeletrônica Automotiva e fazemos adequação de painéis aos veículos originais, sempre respeitando a quilometragem real do veículo.
Vcs fazem verificação de adulteração tbm em motos, como a zx10r da kawasak, é q pretendo comprar uma ano 2011
bom note gostaria de informação adqueri um fiat doblo cargo 2001 não estou conseguindo fazer a transferencia pois no hodometro sem os numeros dos km rodado então não passa na vistoria OBS pois ja virou 400 mil kilometros podera informar qual é km o correto
Meu palio fire 2017, esta com problemas!!
Ele anda 1 km e no marcador so marca 100 mts, velocimetro normal, isso depois q ttoquei motor de partida, ninguem descobre o que é
Alguém pode me ajuda…comprei um carro porém os km estão bem altos com 1 ano eu fiz retifica pois o motor estava com problemas então o motor está novo porém os km estão no painel só q no passar dos tempos eu fui aperta no botão q zera os km os número aparece outra numeração bem baixa do q está no hodômetro queria saber oq é essa segunda numeração alguém sabe me dizer
O que vc zerou, é a penas o marcador de km auxiliar. Vc usa para calcular o que vc roda, único que pode alterar.
Carro usado nenhum se compra observando a kilometragem, so por ultimo e por desencargo de consciencia vc observa o hodometro, pois eh ingenuidade achar que um usado esta com numeros reais no painel. Meu conselho eh levar mecanico conhecido, se nao tiver, observe o pedais se estao gastos, se sim, veiculo acima de 70mil km… E se possivel pedir um laudo recente e verificar a autenticidade junto ao detran. Pedir o manual e observar o mesmo onde e quando e quantas revisoes foram feitas ajuda, verificando junto a agencia. Desgaste da Chave canivete acompanha tambem o desgaste do carro, ajuda a saber o real estado de conservacao do antigo dono, e trocar a chave por uma nova, nao ajuda, so denuncia a negligencia. Observar os detalhes por dentro das caixas de rodas com a camera e lanterna do smart as vezes denuncia chupetadas inacreditaveis que o veiculo teve… Fiquem na paz.
sobre o desgaste da chave canivete, tenho um veículo 2013 que até hj só rodou 46 mil km, eu quase não o utilizo, e a chave canivete dele está bem acabada, até os botões do alarme ja estão furados.
Comprei um carro e descobri que o hodômetro foi alterado, preciso de ajudar urgente para provar
Comprei o carro com 20milkm e depois de 6 meses o hodômetro pulou para 60milkm
Como posso provar essa alteração ir la nao adiantou nada.
Ketlen, boa noite. Sei o quanto está sendo difícil pra você, porém, o seu caso não é tão difícil de ser resolvido. Pois bem, você comprou seu veículo em uma concessionária? Se sim, existe no Direito do Consumidor, um instituto chamado de “VÍCIO OCULTO”, em resumo e até mesmo o próprio nome já diz por si só, é quando você descobre algo que, no momento da compra, seria de difícil constatação, ou seja, era algo para o momento, “impossível” você saber. Mas há uma solução para isto, basta você fazer um B.O e abrir um processo contra a loja/concessionária que te vendeu e explicar o que houve, você pode pedir indenização por danos morais e materiais.
Aconselho você procurar um advogado e pedir mais orientações a respeito. Espero te ajudado. Abraços e boa sorte.
Excelente dica.