Saiba a maneira correta de higienizar o ar-condicionado do carro

O sistema de ar-condicionado automotivo deve ser higienizado regularmente para não causar danos à saúde de quem está dentro do carro

Por Boris Feldman13/03/20 às 06h15

Existem divergências sobre o que vem a ser exatamente a higienização do ar-condicionado do automóvel, que compreende duas operações. A primeira é eliminar fungos, ácaros, bactérias que se acumulam nos dutos que sopram o ar frio para o interior do carro.

Essa limpeza é feita com um tubinho de spray, colocado no carro com o ar-condicionado funcionando e janelas fechadas. A segunda parte dessa higienização é feita com a substituição do filtro desse equipamento de ar-condicionado. Pois ele é o responsável por impedir a entrada de sujeiras e poluição do ar para o interior do carro.

Nenhuma novidade, pois é o mesmo que deve ser feito no ar-condicionado instalado em imóveis: ambos devem ser substituídos em determinados intervalos de tempo.

duto do ar-condicionado no painel do carro
Dutos onde o ar-condicionado passa e refrigera o interior do carro (foto: reprodução)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
18 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Stenio 14 de março de 2020

    Gostaria apenas de sugerir que os fabricantes façam os carros de tal modo que possibilite a higienização do ar condicionado de modo fácil e acessível. Os usuários agradecem.

  • Avatar
    REINALDO DE MARCHI 14 de março de 2020

    Errado!
    O filtro do ar condicionado de imóveis não precisa ser trocado, basta lavar com detergente neutro e aplicar um bactericida no filtro que ele já está pronto O ar ser utilizado.
    Sou eng.mecânico com especialização em condicionadores de ar.

  • Avatar
    Danilo 13 de março de 2020

    Infelizmente as pessoas compram automóveis e não lê o manual do veículo.
    Uma das formas mais simples de limpar os dutos é, quando chegar próximo de estacionar o veículo, Desligar o ar condicionado e ligar o ar quente e abrir a recirculação do sistema.
    Com isso você evitar a proliferação de fungos e bactérias na cabine do veículo.

  • Avatar
    Marco Giovanni 13 de março de 2020

    A oxi-sanitização com ozônio , é eficiente?

  • Avatar
    Alexandre da Cunha 13 de março de 2020

    Boa tarde,gostaria de entender como é retirada a sujeira do evaporador pois o spray pode matar fungos e ácaros porém a sujeira o spray não consegue retirar logo desta forma volta a proliferação dos mesmos então ao meu entender a sujeira teria que ser retirada com jato d’água,como um spray lançado ao ambiente do carro tem o poder de retirar a sujeira do evaporador ??

    • Avatar
      Andre Molisani 13 de março de 2020

      A sujeira da evaporadora só sai se desmonta la e lavar manualmente com produtos específicos,o sistema de spray líquido é até perigoso por ser inflamável e pode queimar componentes do sistema, existe o sistema de névoa que por ter menores partículas é mais eficiente para eliminar fungos e bactérias e cria uma barreira química evitando a proliferação por uns 4 meses,e tem a máquina de ozônio que elimina todos micro organismos mas não cria barreira,sujeira sólida só desmontando o sistema

    • Avatar
      Diego Correia scardueli 13 de março de 2020

      TRABALHO COM AR CONDICIONADO A MAIS DE 15 ANOS, HIGIENIZAÇÃO ELA É BOA PARA MATAR ACAROS E BACTERIAS MAS NÃO LIMPA O EVAPORADOR, EVAPORADOR SUJA SÓ SE NA TROCA DE FILTRO FICAR MAL COLOCADO, O BOM PARA EVITAR MAL ODOR PROCURA USAR UM POUCO AR QUENTE DEPOIS DE DESLIGAR O A/C O QUE CRIA MAL ODOR É A UMIDADE, E SE EVAPORADOR ESTIVER SUJO SÓ REMOVENDO ELE PARA LIMPAR. FICO GRATO EM PODER AJUDAR

    • Avatar
      Sidnei Leandro Perucci 14 de março de 2020

      Você está correto meu amigo!
      Infelizmente ninguém fala de como deve ser feito corretamente após um ano de uso.
      Mas a serpentina do evaporador (interno) deve ser avaliada e lavada se necessário e também os dutos escovados com procedimento próprio de escovação mecânica e aspiração do lado oposto, assim como os difusores de ar desmontados e higienizados.
      Após isto sim aplicar bactericida e troca de filtro HEPA.
      Não fazem porque da trabalho e o custo seria alto para tal procedimento.

    • Avatar
      Julio Ferreira de Oliveira 14 de março de 2020

      Tem que desmontar o painel pra fazer a limpeza

  • Avatar
    Alexandre da Cunha 13 de março de 2020

    Eu não entendo como simplesmente a sujeira sai com o spray sendo que não está sendo lançado água com pressão para retirar a sujeira do evaporador pois só aplicando o spray até pode matar os fungos e ácaros em primeiro momento porém a sujeira não é retirada e então volta a proliferação dos mesmos, como esta sujeira é retirada do evaporador somente com spray ??

    • Avatar
      PAULO CÉSAR 13 de março de 2020

      Trabalho com ar condicionado automotivo, e o spray não retira a sujeira,para isso tem que fazer a limpeza do evaporador que fica dentro do painel do carro,uma vez por ano,em média de $120 a $250 e alguns carros só faz retirando o painel.

  • Avatar
    Júnior 13 de março de 2020

    Boris,
    Tem casos de carro 0 km equipado com ar condicionado saindo da concessionária sem filtro de ar condicionado, como por exemplo o Onix LT 1.4 ano 2019. O manual do proprietário informa que não é obrigatório ter conforme a lei vigente, então neste caso do Onix o uso de filtro de ar condicionado é desnecessário ou o proprietário deve instalar um filtro de ar?

    • Avatar
      Aldecyr Corrêa da Fonseca 13 de março de 2020

      Sim o meu e 2018 e não veio com filtro e já mandei colocar logo na css paguei só 80,00. E uma economia porca da GM.

      • Avatar
        JÚNIOR 14 de março de 2020

        Muito obrigado!

      • Avatar
        Joe 15 de março de 2020

        Pagou caro….

    • Avatar
      Andre Molisani 13 de março de 2020

      Alguns veículos saem de fabrica sem o filtro de cabine simplesmente por economia porca,as mais sérias colocam até filtro com carvão ativado, procure ver um filtro sujo e vc vai entender a importância de ter um seu veículo

      • Avatar
        JÚNIOR 15 de março de 2020

        Muito obrigado!
        Hoje passou na TV no Auto Esporte comparando um carro sem filtro com um com filtro, e a diferença é brutal. Eu vou por o filtro imediatamente.

    • AutoPapo
      AutoPapo 25 de março de 2020

      Se houver a possibilidade de instalar um filtro de cabine, pode instalar, pois é benéfico para a saúde dos ocupantes.

      Obrigado e abraço.

Avatar
Deixe um comentário