Tirar a válvula termostática do motor do carro é pedir para ter dor de cabeça

A central eletrônica do pode ser 'enganada' devido a falta da válvula termostática no motor e o carro pode passar a apresentar problemas

Por Boris Feldman13/03/20 às 08h30

Muitos motoristas são preocupados com a temperatura de funcionamento do motor, pois vez ou outra aparece um carro no meio da rua saindo fumaça sobre o capô, porque ele esquentou demais, ferveu.

Mas nenhum se preocupa com o motor trabalhando em baixas temperaturas, que pode acontecer se o mecânico do dono anterior do seu carro resolveu jogar a válvula termostática no lixo.

E se o motor trabalha com baixas temperaturas, seus componentes internos não atingiram as medidas ideais, nem o óleo lubrificante chegou, também, na temperatura ideal de funcionamento.

Numa longa descida de estrada, por exemplo, a temperatura pode ir baixando pela falta da válvula termostática. E a central eletrônica se confunde, pois acha que o motor está começando a funcionar, injeta mais combustível e aumenta desnecessariamente o consumo.

válvula termostática é responsável pela temperatura ideal de funcionamento do motor do carro
Válvula termostática que fica no motor do carro (foto: reprodução)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Mário Rodrigues 14 de março de 2020

    Como saber se o meu carro tem ou não essa válvula termostática ?
    Meu carro é um Vectra 2.2 2001

  • Avatar
    Elvis 14 de março de 2020

    Tenho um prêmio 88 q estava sem a válvula depois de colocar ela de volta o carro ficou mais econômico 🙂

  • Avatar
    Jorge 14 de março de 2020

    Tenho um kadet 93 e não tem essa válvula.a mais de 8 meses e nunca deu problemas detalhe é a gasolina

  • Avatar
    Leo Stief Junior 14 de março de 2020

    Assunto polemico .Ainda existem mecanicos que tiram essa valvula super importante,alias é o unico item que permanece ate hoje inalterado . Sempre que jogo esse assunto nas rodas de mecanicos e polemica na certa.

Avatar
Deixe um comentário