Posso acreditar em kit de correia dentada e rolamentos?

A picaretagem subiu a linha de produção até chegar aos fornecedores, que já vendem a correia dentada junto com os rolamentos

Por Boris Feldman24/09/18 às 19h30

A troca não precisa acontecer necessariamente junta, como sugere o kit de correia dentada que já inclui os rolamentos. A chance de ser empurroterapia é grande. Escute a explicação do Boris

[TRANSCRIÇÃO]

Pois é. Tanto fizeram que acabaram oficializando a pi-ca-re-ta-gem. Como assim? Nós já comentamos várias vezes sobre a tentativa de empurroterapia de algumas oficinas que recebem o carro para troca da correia dentada, aquela de borracha que tem prazo para troca. E, às vezes, quando arrebenta, faz um estrago no motor.

E o problema é que esta correia trabalha com um tencionador, um esticador, junto de um rolamento. E a empurroterapia é empurrar o rolamento junto com a correia, e quase sempre o rolamento ainda está em ótimas condições, não tem que ser substituído.

Mas, como o dono do carro fica, em geral, desconfiado com essa troca dupla, porque o rolamento custa mais que a correia, então alguns fabricantes de peças tiveram a cara de pau de montar um kit de correia dentada com o rolamento. Assim, se o cliente desconfia de que está sendo enganado, o mecânico corre para mostrar o kit e fala: “olha aqui, a prova de que os dois têm que ser trocados juntos”.

A picaretagem subiu a linha de produção até chegar aos fornecedores, que já vendem o kit de correia dentada junto com os rolamentos
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
13 Comentários
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    Jairo costa 7 de março de 2019

    Tenho um gran Vitara com 64000 km devo trocar a correia dentada com 70 ou 80 mil km ?

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    kleber 21 de janeiro de 2019

    Esse cidadão tem muita teoria e pouca prática, o rolamento pode até durar até a próxima troca da correia, mas quem garante? Não tem como nenhum mecânico no mundo saber até quando um rolamento vai durar, por isso é feita a substituição evitando um prejuízo para o dono do automóvel. Outra coisa, a mão de obra é a mesma trocando ou não o rolamento (esticador). Lembra quando ele tambem disse que limpeza de bico era lero lero que os bicos são auto limpantes kkk. Esse senhor tem só teoria e nada de prática.

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    paulo e.f. diehl 26 de setembro de 2018

    em dubio pro reo , caro boris , abrçs

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    Bruno 25 de setembro de 2018

    Meu carro foi trocada apenas a correia, chegando proximo a segunda troca o rolamento estourou e o estrago foi grande. Prejuizo de r$3000

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      Samarone 25 de setembro de 2018

      Se você fizesse revisões constantes em um mecânico bom ele perceberia o rolamento roncando antes da quebra.

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    Graciliano Nei Kuci 25 de setembro de 2018

    Conversa sem pé nem cabeça. A troca do kit não é feita por qualquer outra consideração que não seja tempo/kilometragem. Daí alguém que sequer tem conhecimentos mecânicos fala uma asneira dessas. Creio que não sabe o estrago que causa a ruptura da correia ou do rolamento. Sem contar que a “economia” e quase nada.

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    domingos 25 de setembro de 2018

    Conversa desnecessária e um tanto tendenciosa. É só ver quanto custa a mão de obra para a troca separada da correia e do tensor. Ver quanto custa só a correia e só o tensor. A mão de obra para troca do kit não deve aumentar quase nada, já que o mecânico de qualquer jeito tem de desmontar tudo. Só fazer a conta e ver se da para correr o risco. Troca a correia com 60.000 Km, o tensor tá meia boca. Lá pelos 80.000 Km começa a cantar….. e você chora? Esse raciocínio é mais válido ainda que se o tensor já não for o original de fábrica.

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      Samarone 25 de setembro de 2018

      Você esta falando de carros básicos vendidos aos montes, tem alguns carros que o tensor custa muitas centenas de reais e a correia poucas dezenas. A manutenção preventiva em uma oficina de confiança serve pra evitar surpresas.

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    Saullo Max 25 de setembro de 2018

    A explicação mais plausível para ser efetuada a troca em conjunto (correia e tensor) é que, se eu troco a correia com 50.000, quem vai garantir que a vida útil do rolamento tensionador vai durar até os 100.000 dá próxima troca de correia?

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    Alexandre 25 de setembro de 2018

    Se o profissional faz a troca da correia na devida quilometragem por que ela ja chegou no fim de sua vida util, quem garante que o tencionador nao chegou ao fim também? Pois os dois foram instalados juntos e sofrem o mesmo tipo de contaminação, seja poeira, minerio e etc.
    Na minha humilde opinião trocar correia e nao trocar o tencionador e o mesmo que tomar banho e nao lavar o suvaco.

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      kleber 21 de janeiro de 2019

      Concordo plenamente, esse gagá só tem teoria, lembra quando falou que limpeza de bicos era lero lero de oficina kkk, tá caducando já.

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    Roberto 25 de setembro de 2018

    Com certeza,apesar de um ser confeccionado de borracha e o outro ser de ferro ,isso não quer dizer que um seja melhor que o outro os dois foram instalados juntos,e ai sua vida útil tbm fica comprometida a partir da quilometragem que foi dada pelo fabricante do veículo.

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      Márcio Roberto 25 de setembro de 2018

      Se fosse assim teria que trocar a bomba d’água que trabalha em conjunto com a correia e tensor, na minha opinião essa regra é desnecessária ao menos que comprove folga ou ronco no rolamento, eu particularmente troco o tensor a cada 2 correias, já rodei 130mil km com o mesmo tensor sem problemas.

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