Colocou lâmpada de LED no seu carro? Cuidado com falso aviso no painel

A lâmpada de LED consome menos corrente do que a convencional e ilumina melhor. Mas, ao colocá-la, pode ocorrer um probleminha

Por Boris Feldman25/03/20 às 08h30

Vale a pena substituir as lâmpadas dos faróis por outras do tipo LED? Sim, é possível, é vantajoso. Embora, a rigor, você tenha que pedir uma licença para a autoridade do trânsito, porque você está alterando uma das características originais do carro. Então, isso será legalmente permitido só até o final deste ano.

Essa lâmpada consome uma corrente menor, e ilumina melhor do que as normais. Mas tem um probleminha: os automóveis modernos contam com um sistema que detecta se uma lâmpada queimou.

E ao colocar uma lâmpada do tipo LED, que consome bem menos corrente, ela pode confundir o sistema: ele vai achar que se trata de uma lâmpada queimada e ascenderá a luz no painel. Duas fábricas de lâmpadas, a Philips e a Osram, já produzem as do tipo LED preparadas para não acionar a luz de alerta no painel.

Lâmpadas de LED automotivas que iluminam melhor
Lâmpadas de LED automotivas da Philips (foto: reprodução)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Maciel Justino 27 de março de 2020

    Eu brigaria para mudar as lâmpadas convencional pela lâmpadas de led,porque é mais econômica e elimina muito mais com essas ruas cheio de buracos que a noites não se incerta nada,principalmente a nas rodovias,tem que legalizar sim as lâmpadas de led.

  • Avatar
    Rogério 26 de março de 2020

    Essas lâmpadas são permitido??

  • Avatar
    Marcos Dias 26 de março de 2020

    No começo desse ano fui multado na Rio-santos em Ubatuba, por usar lâmpada de led.

Avatar
Deixe um comentário