Farol de LED é permitido? Entenda o que diz a legislação

Desde janeiro de 2021, Resolução do Contran proíbe que lâmpadas comuns sejam substituídas pelas similares de LED

farol de led aceso em carro branco
Resolução do Contran mudou a lei que trata de instalação e substituição de farol (Foto: Shutterstock)
Por Bárbara Angelo
Publicado em 12/03/2020 às 16h05
Atualizado em 05/10/2021 às 21h43

O farol de LED tem se tornado cada vez mais comum nos carros modernos, e não é à toa. Esse tipo de iluminação oferece diversas vantagens em relação às luzes halógenas, o que também leva donos de carros mais antigos a querer adotá-lo, instalando lâmpadas equivalentes disponíveis no mercado.

Contudo, nessa hora, é preciso prestar atenção em duas coisas. Em primeiro lugar, a legislação de trânsito proibiu essa troca desde janeiro de 2021. Em segundo, a adaptação pode trazer problemas de ordem técnica. Confira, abaixo, todos os detalhes sobre o farol de LED.

LEIA MAIS:

Lei permite instalar lâmpadas de farol de LED?

De acordo com o presidente da Comissão de Direito do Trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo, Rosan Coimbra, os carros que saíram da fábrica sem o farol de LED só puderam adotar essas lâmpadas até janeiro 2021. O especialista cita a Resolução 667 de 2017, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que determina, no artigo 2º:

“É proibida a substituição de lâmpadas dos sistemas de iluminação ou sinalização de veículos por outras de potência ou tecnologia que não seja original do fabricante.”

Coimbra explica que a troca as lâmpadas do farol pelas de LED é considerada uma modificação no veículo. Assim, para não correr o risco de desobedecer à lei, o melhor, agora, é evitar adaptações.

Lembrando que se o carro já saiu de fábrica com iluminação de LED, o caso é outro, e ela deve continuar sendo utilizada, caso precise ser substituída.

Como legalizar farol de LED?

Como já foi explicado, não é mais possível legalizar veículos com alterações no sistema de iluminação. Isso porque a Resolução 667 de 2017 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que proíbe a instalação do farol de LED em veículos que não vieram de fábrica com esse equipamento, já foi publicada e entrou em efeito em janeiro deste ano.

Porém, muitos dos interessados em mudar para as lâmpadas de farol conseguiram legalizar os veículos antes do fim de 2020, quando a adoção dessa tecnologia ainda era permitida.

Mesmo assim, quem conseguiu regularizar o carro teve que seguir algumas exigências legais, como explica Coimbra. Essas exigências foram determinadas pela resolução 292 de 2008, do Contran, e regulamentadas pela portaria 28 de 2018, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O Detran tinha que autorizar, previamente, a troca pelas lâmpadas de farol de LED. Na sequência, era feita uma inspeção do veículo em uma instituição reconhecida pelos órgãos de trânsito do governo. Sendo aprovada na inspeção, a modificação, então, constava no documento do veículo (CRLV).

Dificuldades técnicas para adotar o farol de LED

Além dos impedimentos legais, tecnicamente, também não é todo modelo de carro que permite a substituição das lâmpadas alógenas pelas de LED. Em alguns casos, a troca exigiria a instalação de um dispositivo para funcionar corretamente.

“Não tem uma regra geral que vale para todos os automóveis, por causa das várias configurações e projetos”, detalha o conselheiro da Sociedade de Engenheiro da Mobilidade (SAE), Francisco Satkunas. O engenheiro observa que até mesmo veículos de marcas mais caras podem ser tecnicamente incompatíveis com a troca.

Desenho da lente altera funcionamento

A razão é que o farol é um equipamento complexo, desenhado com uma superfície refletora no interior, de acordo com a lâmpada para a qual foi feito. Por isso, ao mudar a lâmpada, é possível que o conjunto não opere de forma adequada, refletindo o facho de luz de forma incorreta, explica Satkunas.

Outro risco está no sistema de luzes de alerta do painel. O farol de LED gasta muito menos energia que luzes halógenas, o que pode levar o circuito a achar que não há uma lâmpada em funcionamento, mesmo que ela esteja lá.

Quando isso acontece, é possível contornar a situação com a instalação de um canceller, ou cancelador. Esse dispositivo ajusta a corrente elétrica para que o sistema detecte a nova lâmpadas. Se ela queimar, ele continua permitindo que um alerta apareça no painel. Mas também existe a possibilidade de o cancelador não resolver o problema, aponta Satkunas.

modelos de lampadas de led automotivas philips farol de led equivalentes a lampadas halogenas
Lâmpadas de farol de LED da Philips equivalentes a modelos halógenos (Foto: Philips | Divulgação)

Quais seriam as vantagens do farol de LED?

Satkunas aponta diversas vantagens do farol de LED, sigla para “diodo emissor de luz”, em inglês. Em primeiro lugar, ele representa uma evolução tecnológica. Em segundo, consome menos energia, tornando o carro mais eficiente e deixando energia livre para outras coisas, como a central eletrônica.

Em terceiro, geram uma iluminação muito melhor e produzem menos calor, por terem uma luz branca e fria. Por fim, também têm mais durabilidade e aguentam maior variação de potência. “LED é o futuro”, pontua o engenheiro.

Mesmo assim, para os carros que saem de fábrica com outros sistemas de iluminação, nem sempre a instalação de lâmpadas de farol de LED teriam o resultado desejado.

Farol de LED ilumina melhor?

Satkunas considera que os faróis de milha, em especial, podem até melhorar com a troca das lâmpadas. “Instaladores, no geral, alegam que o LED no farol de milha tem os melhores resultados”, conta ele.

A razão, segundo o especialista, é que essa luz se beneficia quanto maior for a luminosidade, além de ser usada em locais, geralmente, menos movimentados, onde não há risco de ofuscar motoristas. Especialmente quando está posicionada no para-choques, ela também terá um foco mais baixo, que aceita melhor as lâmpadas de farol de LED.

lampadas de farol do carro iluminacao automotiva
Lâmpadas halógenas têm luz naturalmente amarelada (Foto: Shutterstock | Reprodução)

Outras que poderiam se favorecer com essa troca, como aponta Satkunas, são as luzes internas e a da placa traseira.

Entretanto, o engenheiro aponta que, mesmo quando a troca era legalmente permitida, instalar o LED no farol principal ou no farol alto poderia trazer problemas. É que essas luzes são mais complexas e devem ter um foco mais bem calculado para iluminar a via na altura correta, ao mesmo tempo em que evitam ofuscar motoristas na via de mão contrária.

Multa por trocar a lâmpada do farol

Caso o motorista insista em trocar a lâmpada do farol, ele poderá receber uma multa. A infração está prevista no artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

fiscalizacao infracao guarda agente multa
Instalar lâmpadas de farol de LED sem autorização pode levar a multa (Foto Pedro França | Agência Senado)

No parágrafo XIII do artigo, lê-se que “conduzir o veículo com o equipamento do sistema de iluminação e de sinalização alterados” pode resultar em multa de natureza grave. Ela tem valor de R$ 195,23 e equivale a 5 pontos na carteira.

O motorista também estará sujeito à retenção do veículo até regularizar a situação.

O AutoPapo questionou a Polícia Rodoviária Federal (PRF) sobre como será realizada a fiscalização dos faróis quando a lei entrar em vigor. De acordo com a assessoria de imprensa da organização, quando for necessário, o agente fará a verificação do componente por meio da consulta ao Manual do Fabricante, que traz todas as características técnicas do veículo.

Você sabe como trocar uma lâmpada queimada de farol? Não? Então assista ao vídeo!

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
306 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Antonio 16 de abril de 2024

Bom então deveria ser proibida a venda para veículos com sistema antigo. Agora existe muitas proibições e poucas soluções. Vamos melhorar a situação do tráfego também só proíbe e não resolve os problemas daí fica complicado. E já estão a venda luzes apropriadas de led. Deve coagir porém deve melhorar a situação do trânsito também.

Avatar
Henrique Mendes 6 de setembro de 2023

Todo mundo quer colocar uma porcaria de uma lâmpada de LED de R$ 100, mas ninguém se propoem a trocar seu farol por um projetado para receber essa mesma lâmpada de Led, pois sabe que o valor é bem elevado, mas não prejudicar os outros motoristas. Só vi comentário de gente que só olha para o próprio umbigo.

Avatar
Tiago Miranda 16 de fevereiro de 2023

Essas resoluções do CONTRAN referente ao LED ja estão ultrapassadas, hoje temos no mercado lampadas de Led que segue o mesmo “padrão de fabricação” das halógenas, ou seja, com as linhas de corte na iluminação.. Concordo que antigamente quando um idiota instalava aquela lampada cheio de leds que “explodiam a luz” para todos os lados é uma m***a, mas hoje temos lampadas bem projetadas, que não ofuscam as vistas de quem vem no sentido contrário… Agora outra crítica… se a m***a do país mantivessem as ruas avenidas e rodovias em perfeitas condições de rodagem e com iluminação perfeita tambem nao correriamos risco de acidentes com os projetos dos carros antigos na parte de iluminação…

Avatar
Elton Pereira de Souza 21 de fevereiro de 2023

Boa noite, o Sr. Tiago Miranda falou tudo, se queremos utilizar uma lâmpada melhor para nos proteger e evitar correr risco nessas estrada cheias de crateras, mal sinalizadas, arcaicas e com faixas pintadas com tinta que não refletem nada , placas de sinalização com letras pequenas e mal posicionadas, somos penalizados o tempo todo com pardais em pontos obscuros, infelizmente é esse o pais que cria muitas leis e imposto que não revertem para o cidadão que só paga , não deveríamos pagar mais IPVA pois privatizaram as estradas e temos que pagar pedágio para utilizá-las , deveres temos muito ,mas direito que é bom … nada!!!!!!!

Avatar
José de Sousa 5 de abril de 2023

O problema é outro agumentar que prejudica a visão do motorista que vem em sentido contrário é brincadeira. O pobre que coloca um LED para digigir nas estradas que mais parece peneira não pode por que atrapalha o motorista que vem no sentido contrário, mas uma Hilux, Corolla… Com Xenon, LED… Não atrapalha ? Brincadeira viu.

Avatar
Fernando 8 de novembro de 2022

Resolução 667 Contran Revogada, em virtude da resolução 970/22, a matéria precisa de atualização.

Avatar
Izaias 4 de dezembro de 2022

A gente compra um veículo, aí vem esse caras, com número de parágrafo, artigo, falando o que a gente deve ou não deve fazer.

Avatar
André luiz 21 de junho de 2023

Hoje mesmo tomei uma multa por este motivo!!!!
Respeito a opinião de cada um,porém acho que se não é permitido,seja ele de fabrica ou não deveria ser proibido para todos!!!!
A rodovia que eu trafego todo dia não existe nenhuma lâmpada sequer em toda a sua extensão,isso que deveria ser avaliado ao multar,Bati meu carro nesta mesma rodovia pq o farol original do celta não clareia nada!!!!
Mas enfim,pela avaliação de quem multou é melhor causar um acidente do que andar de forma mais segura!!!!!

Avatar
Victor 19 de maio de 2023

Resolução 970/22:
“Art. 11. A substituição de lâmpadas originais dos sistemas de iluminação ou sinalização de veículos por outras de potência ou tecnologia diferentes, assim como a instalação de novos dispositivos, somente pode ocorrer se o uso dessas lâmpadas estiver previsto em manual ou literatura oficial do fabricante do veículo.”

Só reforçou amigo. Tomei multa recentemente por isso

Avatar
Julio 23 de setembro de 2022

Se é proibido, porque permite vender?

Avatar
Tiago 27 de setembro de 2022

Ué, para aqueles veículos que vêm legal de fábrica.

Avatar
Danilo Medeiros 26 de agosto de 2022

Acredito que se fosse regulamentado não teria problema.
Usar lâmpadas de fabricantes conhecidos (Philips/Osram) que passam por testes de qualidade e são fabricadas dentro das especificações das halógenas.
Mas como sempre somos vistos como fonte de renda extra, nada vai mudar. Como já comentaram aqui:
– Qual a necessidade de usar o farol ligado durante o dia?
– Não poder usar Leds nos demais faróis (freio, ré, seta e internamente no carro)?

Avatar
Celso Camellini 1 de novembro de 2022

O farol ligado durante o dia é para facilitar a leitura dos radares. Se fosse a nosso favor iriam multar quem dirigisse com farois ligados. Você conhece o ditado popular: “Quando mer_a valer dinheiro o pobre vai nascer sem a ferramenta de trabalho.”

Avatar
Diogo Albuquerque Barros 1 de julho de 2022

Gente, por favor, acabem com essas luzes de LED!!! Elas são horríveis!! Ofuscam a vista de pedestres, de motoristas. Não importa a potencia, elas são péssimas!!! Machucam o olho das pessoas que não estão no veículo, sejam carros, motos ou bicicletas!
O uso de LED deve ser regulamentado, só deveria ser usado em ocasiões especiais. Estou acostumado a sair à noite pra levar meu cachorro e tive que adotar óculos de proteção de tela dos anos 90 pra poder sair na rua devido às luzes de LED presentes nos predios e veículos. Está um.pesadelo sair às ruas à noite!
Gente, NINGUÉM CONSEGUE OLHAR PRA UMA FONTE DE LED!!!É ÓBVIO QUE FAZ MAL PRA VISTA!!!
Procurei um oculista e ele disse que quase se acidentou no trqnsito, pois estava de bicicleta e veio um veículo com farol de led em sua direção e disse que foi ofuscado!! Quantaa situações como essas não devem se passar!
Muitas vezes estou indo pra casa e vejo moto, carro, bicicleta com a droga dessas luzes e dói a minha vista. Tenho conversado com as pessoas e algumas tem relatado o mesmo!
É NECESSÁRIO REGULAMENTAR OU PROIBIR O USO DO LED, SEJA EM PREDIOS, SEJA EM VEÍCULOS.
ABAIXO O LED!!!!

Avatar
G 28 de agosto de 2022

Acho melhor vc consultar um oftalmologista e neurologista, pq isso aí parece fotofobia. Ninguém se incomoda tanto com farol de led apropriado.

Avatar
Bruno 27 de janeiro de 2023

Fod@-s%. Ninguém liga para voce cara. Sensivel.

Avatar
Jonas 4 de fevereiro de 2023

Você pegou essa raiva do led, mas acredito que seu problema venha de pessoas que instalam lâmpadas fora da especificação, e fora da lei, com número de lumens muito elevado. Uma lâmpada com os mesmos lumens da original do carro vai iluminar com o mesmo brilho, independente de qual tecnologia utiliza.

Eu tenho problemas sérios de sensibilidade e também preciso de proteção, mas os leds até me ajudam em casa, porque uso lâmpadas de baixo brilho. Tenho uma de 2W/180lm no quarto que é uma beleza.

Avatar
José 12 de março de 2023

Quando você for motorista vai pensar diferente, creio que um acidente de carro por má iluminação da pista, e má qualidade das estradas doí mais do que ter que usar óculos.

Avatar
Sergio 29 de setembro de 2023

Comentariozinho mediocre esse, tanta coisa pra se preocuparem, mas e isso mesmo, continuam multando pessoas de bem por uma bobagem e uma porçao de coisa errada. Ruas mal iluminadas, ruas esburacadas, e essa gente multando o povo, so arrecadando e o proprio povo nao vendo dinheiro nenhum.

Avatar
Félix 2 de janeiro de 2024

Creio que vc esteja confundindo LED com XENON.

Avatar
Danilo 3 de fevereiro de 2024

Realmente, o excesso de Luz da Led incomoda muito!!!!! anote-se que é muito forte e visto de grandes distâncias, que vão além na necessidade do motorista. O excesso de luz de Led é um problema gravíssimo. Não à toa que há a espécie de poluição luminosa.

Avatar
Robson Rodrigues 28 de maio de 2022

O § 5º da Resolução CONTRAN 667 2017 afirma que “É proibida a substituição de lâmpadas dos sistemas de iluminação ou sinalização de veículos por outras de potência ou tecnologia que não seja original do fabricante.” mas o Art. 6º dessa mesma resolução afirma que “Serão aceitas inovações tecnológicas, ainda que não contempladas nos requisitos estabelecidos nesta Resolução, desde que sua eficácia seja comprovada através de certificação ou legislação internacional reconhecidas pelo órgão máximo executivo de trânsito da União.” Em suma, estão destacando só a parte da resolução que fala da proibição da substituição, tirando-a de contexto, ignorando o Art. 6º e desconsiderando que o LED é uma inovação tecnológica, sem risco para a segurança do trânsito. Estou me referindo apenas à tecnologia LED, não a xênon.

Avatar
Francisco Chagas da Silva 15 de junho de 2022

Eu acho que o farol de Led traz mais segurança no Transito.

Avatar
Leni 19 de maio de 2022

Bom dia concordo quando a pessoa coloca a lâmpada de led no farol que não e apropriado,mas se eu coloco o farol próprio não teria o problema de foco porque o farol ou seja o kit completo já e de um carro novo .muito fácil de resolver são eles que não sabem conduzir coloca uma pessoa que sabe e pronto.

Avatar
José Eduardo Galiano 2 de maio de 2022

Tenho moto desde os meus 18 anos, as lâmpadas halógenas não iluminam nada, fico praticamente sem visão noturna. Agora, tem a tecnologia de led instalada nas motos novas, qual o motivo de não podermos mudar para uma iluminação que nos dê uma visão melhor? Fico indignado com algumas coisas nesses país, é só gente inventando multas e taxas e impostos e tudo mais. Eleições estão chegando, devemos pressionar os políticos para fazer mudar essas leis urgentemente.

Avatar
Wallace 12 de maio de 2022

Olá fui multado ontem por causa que a moto estava com farol de led, porém a moto não é minha, aí PRF me parou e me multou, estou com medo pois minha abilitaçao e provisória será que eu posso perde a CNH por conta disso?????

Avatar
@wladz2 instagram 25 de agosto de 2022

Não, estas multas são de responsabilidade do proprietário do veículo pois tratam do zelo dele

Avatar
Marinaldo 6 de abril de 2022

Absurdooooo fui parado hoje em uma blits indo pro meu trabalho ganhar o pão pra meus filhos , e por conta da Led no meu farol bloquearam meu documento é mim deram uma multa de quase 200 reais acabei de comprar a moto xtz 150 e nem percebi o farol Led, covardia porque não dar uma advertência sem multar , estou mau, muinto revoltado si o farol não clareia ou seja queimado e multa , si clareia muito e multa estou indignado , queria que esta guerra Vinhece pra este país maldito seria o primeiro a bombardea esta corja de políticos malditos.

Avatar
Wallace 12 de maio de 2022

Ontem fui multado por estar com o farol da moto com led, a PRF me parou e me multou, porém a moto não é minha, mas a minha CNH é provisória será que eu vou perde pontos na CNH?? Me ajuda porfavo, a multa ainda não chegou mas estou

Avatar
Wallace 12 de maio de 2022

Tô com medo mn, vc perdeu ponto na CNH????

Avatar
Marcelo 30 de maio de 2022

Pode sim. Infração grave faz perder a permissão. Mas você pode tentar recorrer.

Avatar
Amigo aconteceu isso comigo fui parado tomei multa de led eu na permissão mais a moto está nome da minha mãe veio só a multa os pinto cancelou pq e multa do proprietário da moto que tá nome da minha mãe , 14 de junho de 2023

Se a moto estiver seu nome já era a permissão agora se não estiver de boa

Avatar
Carlos Doingos 24 de fevereiro de 2022

QUANTOS DEPARTAMUITOS TEM. O DETRAN?
A LAMPADA LED TEM EQUIVALENCIA COM A HALOGENA POR ISSO SUBSTITUI NA MINHA MOTO QUE CONSUMIA MUITA ENERGIA E FRITAVA OVO POR YMA LED DE APENAS 5W (que não ofusca ninguem ilumina igual consome menos e dura muito mais
E ME DIZEM ATUALMENTE PROIBIDO?

Avatar
Daniel 6 de fevereiro de 2022

O mas engraçado numa lei dessa é que, pode fabricar, pode importar, mas não pode usar, e quem importa e paga o imposto de importação como fica, dia 02/02/2022 fui autuado pela PRF na BR 174 Amazonas entre Presidente Figueiredo e Manaus, pois tinha led na luz de ré e no farol de neblina, após a troca das lâmpadas voltei pra mostrar pra eles no posto da PRF a noite e questionei que após a troca tanto o farol de neblina como a luz de ré não mas nada e ele disse que estava cumprindo a lei, entao na minha opinião em outros países esse tipo de situação não acontece, e esses que fazem essas leis não sabe de nada sobre especificações de luminosidade entre luzes alogenas e led o Brasil pode ser melhor mas tem que trocar alguns imbecis de lugar.

Avatar
Wallace 12 de maio de 2022

Olá meu nome é Wallace, vc perdeu pontos na CNH?? Tomei uma multa dessa ontem pela PRF também, eles anotaram minha abilitaçao e tudo lá, mas tô com medo pois minha abilitaçao é provisória.

Avatar
edinelson monteiro 26 de janeiro de 2022

HOJE NÉ HORA DE MUDAR ISSO, TEMOS ELEIÇÕES CHEGANDO, VAMOS PRECIONAR OS POLITICOS POR ESSA MUDANÇA, CRIEM UM GRUPO DE MOTORISTAS NO FACEBOOK E ADD ESSES POLICOS, ELES ADORAM MULTIDÕES.

Avatar
Willian 17 de janeiro de 2022

Uma palhaçada. Pois se tem no mercado pra compra é que algum especialista disse que e melhor. Mas por que não barro o mercado desse tipo de de lâmpada? Por que só o consumidor que se fode.? Hora??! Por que não faz igual ao tráfico. Usuário não tem culpa !!! Pagamos tanto imposto IPVA caro . Preço dos automóveis no Brasil é um absurdo e o bem acaba não sendo nosso

Avatar
Roberto Vasconcelos 17 de janeiro de 2022

Legislação antiquada, o futuro é LED ou mesmo LASER. O Brasil insiste em ser atrasado e o Estado muito intervencionista em tudo quer meter a colher.

Avatar
Leandro Gonçalves 14 de janeiro de 2022

Pode trocar por halogena super branca?
Acho que no manual do veiculo vem escrito halogena não especifica a cor amarela ou branca.

Avatar
Oliveira 6 de dezembro de 2022

Super branca “emite” luz azul!

Avatar
Vinicius 12 de novembro de 2021

Amigo, tenho uma dúvida referente a mudança na iluminação do veiculo.

Honda Civic G10, Civic touring 2017 em diante e agora covic elx 2021 vem de fabrica com os faróis FULL LED, se eu colocar o farol FULL LED nos modelos SPORT, LX e EX estarei passível de multa também? Uma vez que o farol é produzido e comercializado pela própria honda em alguns modelos. Lembrando que nao sera troca de lampadas halogenas por led e sim o conjunto todo. Farol convencional do modelo SPORT pelo farol FULL LED do civic touring. Lembrando que é plug-and-play.

Obrigado

Avatar
emerson 22 de novembro de 2021

cara de acordo com o que estão falando sim, pois irão consultar o manual do veiculo onde vai falar que o mesmo utiliza lâmpada halógena, isso quer dizer que mesmo que vc altere os faróis e faça tudo certinho não pode colocar, sacanagem isso…

Avatar
Cláudio 20 de abril de 2022

O especialista q inventou essa lei d não poder usar led deve ter algum rolo com o fabricante d halogena porque c liberar todo mundo vai colocar, aí o fabricante dessa outra vai quebrar ???

Avatar
Marcelo Bordignon 7 de outubro de 2021

Olá.
Estive lendo a Resolução 667/2017 do Contran. E percebi que em nenhum momento tem no texto as palavras motocicleta, ciclomotor ou veículo de duas rodas. No texto só tem automóveis, camionetas, utilitários, caminhonetes, caminhões, caminhões tratores, ônibus, micro-ônibus, reboques e semirreboques.
Então com isso, podemos dizer, que as motocicletas não são alcançadas por essa resolução?
Posso dar entrada junto ao Detran do meu estado na legalização da iluminação em led da minha motocicleta e eles seriam obrigados a autorizar, porque não consta explicitamente a motocicleta na Resolução 667/2017???
Gostaria de uma orientação de alguém e/ou algum advogado especializado no tema.
Obrigado

Avatar
Laércio Bohn 12 de outubro de 2021

A resposta para suas perguntas é SIM. A substituição por lâmpada de LED em motocicletas continua sendo permitida. Necessita autorização prévia e CSV.

Avatar
Antônio Wilson Lopes 3 de novembro de 2021

Você sabe me dizer se eu legalizar a minha moto com a lâmpada super Branca vai constar no doc que super Branca ou consta só como alteração do sistema de iluminação do veículo.pois queria por led mais aqui não legaliza. Desde já agradeço

Avatar
Batista 16 de setembro de 2021

Porque não especificar o tipo, a marca e as características dos LEDs a serem permitidos o uso, em vez de proibir, seria bem mais interessante do que só proibir.

Avatar
Batista 16 de setembro de 2021

O LED É PROIBIDO QUANDO NÃO É REGULARIZADO, SE EU REGULARIZO, O MESMO É PERMITIDO. ENTÃO O PROBLEMA NÃO É O LED E SIM A GRANA QUE VAI ENTRAR NO BOLSO DE QUEM REGULARIZA, MESMO PORQUE VAI CONTINUAR SENDO LED.
O MAL OU O BEM QUE O LED FAZ CONTINUA SENDO O MESMO ESTEJA ELE REGULARIZADO OU NÃO.

Avatar
Bruno 29 de dezembro de 2021

A diferença é que segundo eles vai ser um crime “legalizado”

Avatar
Junior 2 de setembro de 2021

Aqui e certo que há 2 erros para que isso ocorreu:
1 foi a venda descarada das lâmpadas de led d todos os tipos mais a q realmente fez mudar a lei foi igual a do Xenon AS PESSSOAS ACABAVAM COMPRANDO LÂMPADA DE LED PARA O FAROL FICAR MAIS BONITO E COM VISÃO BOA E NAO FAZIAM NENHUM TIPO DE REGULAGEM NO FAROL OU ATE COM A POTENCIA MUITO ACIMA DA ORIGINAL, intão resolveram como a do Xenon proibiram eu usei tive q tirar o CORTE DA LANPADA ERA MUITO BOA NÃO PREJUDICAVA NAO ERA MUITO POTENTE mais infelizmente acabou intão tudo envolve dinheiro por mais q vc fizesse uma regulagem eles iriam proibir d qualquer jeito.

Avatar
Joney Santana 21 de agosto de 2021

Não entendo porque o cidadão brasileiro tem que ser oprimidos em todos os sentidos!Quem fixa essas leis com certeza tem condições de comprar um super carrão ou uma super moto que ja contém toda beleza nescessaria pra uma exibição enquanto os pobres que tentam melhorar seu veículo ate pra uma boa aparencia na hora da venda,não tem esse prazer!Até quando os brasileiros vão eleger pessoas que só pensam em si mesmos?O que uma lampada pode alterar na conduta de uma motorista em relaçao a conduzir um veiculo?Acho patético e ignorante essa decisão!

Avatar
Edilso muraro 22 de dezembro de 2021

Não está errado quem fez a proibição do uso das lâmpadas errado está quem não sabe usa ,regula incorretamente o equipamento.
E deixa como fosse luz alta atrapalhando a visão de outros motorista.

Avatar
Emanuel 27 de dezembro de 2021

Porém isso pode ser feito com qualquer tipo de lâmpada. A lâmpada normal mal regulada, também atrapalha. Isso é só desculpa

Avatar
CARLOS GOMES 19 de agosto de 2021

Vamos cobrar os nossos deputados ou quem faz essas leis para que permita essa mudança, pois isso pra mim e um retrocesso, a iluminação LED e muito melhor, desde que o LED seja instalado de forma correta e não prejudique os outros motoristas.

Avatar
José Alexandre 19 de agosto de 2021

Igualmente a carteira de motorista pra colocar no nome de uma pessoa não habilitada pode agora andar sem carteira nao pode kkk sistema só quer dinheiro mesmo já desistir desse país

Avatar
ANDERSON DEPETRI MORGONI 16 de agosto de 2021

Eu sou contra o Led por enquanto, uma que as pessoas estão usando led extremamente forte e isso melhora a visibilidade de quem usa e piora a visibilidade em momentos para quem está próximo, por exemplo, vc quer fazer uma conversão e aí vai olhar no retrovisor e vem um ignorante desses com um super led e vc simplesmente não consegue ver pelo retrovisor se pode ou não fazer a conversão de faixa, e fora quando é pista duas mãos e na mão contrária vem um veículo com um super led desses, sem dizer que as leds até o momento emite espectro azul que ataca a retina do olho, e a maioria dos faróis estão com leds forte acima de 6 mil K que no caso muitos chega até 12 mil k, os que tem uma luz de azul a roxa já pode saber que tem um K maior que a lei permite e que é prejudicial, é claro que tem muita halógena fraca e que gasta mais, mas uma coisa não justifica a outra, e tem muito led quase que nos conformes e vindo de fabrica, mas a maioria é muito forte e fica ruim ficar fiscalizando um por um, as industrias estão tentando fabricar um led que não emite espectro azul, mas as pessoas mesmo assim tem que entender que se deve respeitar outras pessoas no transito e é claro que usar uma lâmpada led extremamente forte só pq gasta pouco é um desrespeito e ignorância para com os demais, tem que ter uma especificação sobre a potência da lâmpada pq o led mesmo com menos watts que a halógena já ilumina mais e tem que ser ou branca ou amarela

Avatar
Marcelo Martins 4 de outubro de 2021

Vc não é contra o uso de led em si, pois como na matéria carros que saem de fábrica são permitidos e hoje praticamente todos os carros com valor agregado saem com led… mas entendi o que vc quis dizer: Colocar led por conta própria não há uma análise correta de ofuscamento, linha de corte e etc…. a maioria das empresas que instalam não executam de forma correta estas verificações tbm… ex: um carro de fábrica com led, foi projetado pra isso… possui altura correta de fabricação dos componentes que incluem o próprio veículo.

Avatar
José Ribeiro Sucupira 16 de agosto de 2021

Parabéns pelas reportagens esclarecedoras informativas até então publicadas. Sucesso.
Em tempo: GENÉRICO.

Avatar
Marco Antonio 9 de agosto de 2021

ARTIGO – As proibições do Contran em relação a caminhões e implementos rodoviários – A política do “faça o que eu digo e não o que faço”rapaz tanta coisa para se cuidar led melhora muito a visibilidade poxa tem lampada de led com corte fino que segue mesmo modelo das halogenica então por proibir o que led na placas do veículos vai atrapalhar até agora só proíbe mas explica nada da proibição motivo né.

Avatar
Marco Antonio 9 de agosto de 2021

ARTIGO – As proibições do Contran em relação a caminhões e implementos rodoviários – A política do “faça o que eu digo e não o que faço”olha isso já passou dos limites para melhorar a visibilidade não pode deixa rapa colocar os modelos certo gente tem modelos de led com corte fino que não ofusca segue o modelo da original haologenicas então por proibir

Avatar
Osmar dos S.Franco 2 de agosto de 2021

Onde e como fazer a regularização qdo se substitui uma lâmpada halogena Por uma de leds

Avatar
PAULO ROBERTO MENDES DA SILVA SARRO 7 de agosto de 2021

Com tanta coisa para se preocupar, eu até concordo que trocar as dos faróis requer conhecimento, mas pisca, luz de freio e ré além das placas não ofusca ninguém não e mesmo?

Avatar
Ricardo Costa Ferraz 26 de julho de 2021

Isso existe a muito tempo e hoje essa prática abusiva é só para impor dificuldade para VENDER FACILIDADE,eu tenho uma CG 150 o farol original NÃO ILUMINA NADA. Isso é uma vergonha, sendo a evolução tecnológica deveria ser incentivada, hoje a lâmpada de led vem já na especificação. Regulada igual a da idade da pedra em relação ao faixo de luz, porém com qualidade de luz. ISSO É UMA VERGONHA. COISA DE PAÍS DE QUARTO MUNDO.

Avatar
VAGNER 23 de julho de 2021

Tive que tirar a lampada H4 Led e voltar as originais, e ja estou sentido efeito de aquecimento da fiação, meu indicador de tensão dentro do carro no acendedor de cigarro que agora uso USB para o celular, depois de rodar mais de uma hora vai caindo de 13,8 para até 11,8volts, ai tenho que desligar o farol um tempo e volta ao normal, vou ter que colocar uma fiação com rele direto da bateria nas lampadas, fora as lampadas de presença que queima direto fica espelhadas. è uma indignação sem tamanho, e ainda querem tirar um fundo de +de5bi para gastarem com eleição, Tiram imposto no meu salario irpf, o que sobra ao gastar pago com imposto de novo, e nada é meu pois qual quer “bem” que não se paga o imposto pode ser penhorado ou apreendido por uma simples lampada. Que pais é este?????????

Avatar
Carlos Silva 16 de agosto de 2021

Cruel está questão do LED, acho que têm que ter realmente fiscalização porém não pra lascar todo mundo, estou pensando em instalar LED no meu carro fui verificar quanto sairia só a inspeção mais de 500 reais, sendo que as lâmpadas já pesquisei tem o mesmo corte das lâmpadas H4 originais, além de não aquecer o acrílico do farol e nem a fiação pois a corrente de iluminação dos LEDs e bem menor

Avatar
EDUARDO PEREIRA DOS SANTOS 10 de julho de 2021

Neste caso o policial rodoviário federal me multou e me deu um prazo de 5 dias retendo o documento e me aplicou a multa o que faço regularizo ou tenho que modificar sendo que não e proibido.

Avatar
Wilson Campos 24 de junho de 2021

E no caso da L200 quadrada (antiga – até 1998, que usa Farol SealedBean que não é mais fabricado e não dá pra trocar lâmpadas, se queimar não terá opções a não ser o farol LED quadrado 5 x 7 polegadas. ??
Essas leis feitas por motivos políticos e financeiros e não técnicos é qua atrapalham o desenvolvimento do Brasil e a vida dos Brasileiros.

Avatar
Nícolas Costa 1 de julho de 2021

Tem sim embasamento tecnico amigo, passa pelo mesmo problema de foco e direcionamento do feixe de luz das lampadas de xenon, não é a iluminação, e sim o projeto tecnico de lampadas e farois led universais que não passam nos requisitos mínimos de segurança.
Em outros países já existe essa lei, ela é nova só aqui…

Avatar
certinho vc parceiro 2 de julho de 2021

pra mim e ignorancia de politicos que nao tem conhecimento so interressa por interresse proprio

Avatar
Jeferson Vianna 13 de julho de 2021

Verdade meu amigo só os políticos e grandes empresários podem fazer o que quiser.

Avatar
Irwing Alberth de Oliveira Souza 20 de agosto de 2021

O caminho é o mesmo de sempre, com essas coisas idiotas do Brasil, .vamos até uma gráfica e imprimirmos um manual com a descrição de lâmpadas LED já que a porra da fiscalização é por essa forma. O cara faz um concurso vira policial, ta garantido na PRF pra verificar faról de carro, mano, um policial desse deveria ter vergonha desse tipo de verificação, em quanto isso passa gente todo irregular, em condições muito mais desafiadoras a segurança do tráfego. PFR por favor, contribua com o bom senso comum.

Avatar
Edy de Lima Tonel 22 de junho de 2021

Tudo é difícil para o povo, só tem um jeito deles liberarem o led, é se Bolsonaro disser que é contra.

Avatar
Odone Jose Funchal 21 de junho de 2021

No País da corrupção…..PAGANDO PODE !!!!!! SE NÃO PAGAR……..NÃO PODE !!!!!!!!!!!!! CONTRAN….DENATRAN….DETRAN…CRVA….INSPEÇÃO VEICULAR…. tudo máquinas corrompidas para tirar dinheiro do cidadão. Será que não basta as altas taxas de impostos a que somos “submetidos” e ainda nos chamam de ” CONTRIBUINTES”……..BRASIL, País de TOLOS.

Avatar
certinho vc parceiro 2 de julho de 2021

pra mim e ignorancia de politicos que nao tem conhecimento so interressa por interresse proprio.sera que so carro novo paga ipva no pais eu tenho um carro velho nao posso mudar uma lampada que sou multado que pais demoralizado

Avatar
Fernando carvalho 16 de junho de 2021

Infelizmente isso é uma vergonha coloquei lâmpada de led no meu carro paguei o Duda tirei o csv mais por conta da pandemia ano passado não fiz os trâmites no Detran do rio pois agora estão me pedindo a nota fiscal de instalação uma vergonha se na nota aonde comprei e instalei vem escrito no reservado ao fisco instalação grátis e não querem aceitar eu não aquentando mais essa peleja de ir e voltar do Detran resolvi então tirar e ficar no prejuízo com essa pouca vergonha mais não é prático vc tem que ligar solicitar uma senha pra cancelar o csv fazer outra vistoria pagando C$400,00 reais pra poder liberar no sistema do documento 2021 e não posso andar com veículo pois isso é passivo de apreensão uma vergonha vc querer andar certo nesse país e as leis fazem que vc ande errado lamentável isso.

Avatar
LIMA 14 de junho de 2021

UMA VERGONHA ESSA LEI, TODOS CARROS E MOTOS NOVAS SAEM COM LED. TIVE QUE TIRAR DE MINHA MOTO, INCLUSIVE OS FAROIS AUXILIARES QUE TINHA COLOCADO. NO BRASIL TUDO SE FAZ PARA COMPLICAR E TIRAR DINHEIRO. TEM AGENTE MULTANDO BMW GS1200 QUE SAI COM FAROL AUXILIAR DE FABRICA.
ESSA OAB DEVERIA FAZER ALGUMA COISA PARA FORÇAR A LIBERAÇÃO, COM USO DE LED DE BOA QUALIDADE.

Avatar
alves 29 de março de 2022

O problema todo é que os policiais federais tem que bater meta de multa ai fica buscando qualquer coisinha para aplicar multa e bater a cota dele pra ser bem pontuado. Essa máfia das multas deixa o sistema ficar assim.

Avatar
Joselito 8 de junho de 2021

Estamos fundidos Denatran sempre inventando moda para chácar nosso dinheiro!

Avatar
Fabio 6 de junho de 2021

No manual do yaris vem escrito que se a substituição da lâmpada halogena pela LED nāo altera as características originais do veiculo. Pagina 456. Resolução nem é lei, e a parte mais baixa da pirâmide de Kelsen. Existem as ultra LED gold de 3000K que simula halógena. O pior é que farol é item de segurança e o retorno que temos em termos de asfalto é péssimo para criarem uma resolução assim.

Avatar
Fabiano Nazari Bonato 2 de junho de 2021

O título da matéria da a entender que em 2021 ainda pode estar sendo usado o led em veículo não projetado para tal. Na lei, esta escrito que a partir de 1 de janeiro de 2021 não pode. Este título induz ao erro de quem não lê a lei e somente acredita na matéria.

Avatar
Samuel Gabriel 21 de maio de 2021

Resolução não e lei, portanto pode e deve ser mudada, qual a justificativa pra proibir a led

Avatar
Adriano Nascimento 19 de maio de 2021

Vamos realizar um baixo assinado contra essa lei, acredito que pensamos na segurança de todos e fazendo o uso correto das lampas originais de LED, podermos lutar pela autorização do uso da LED. No meu caso investir 480 reais numa lâmpada LED da Philips, justamente para proporcionar uma melhor luminosidade e fui deparado com essa sitaução.

http://chng.it/nxT5xbkdQL

Avatar
Marco Antonio 24 de maio de 2021

Boa tarde tomara que de alguma coisa pois é um absurdo proibir lampada led até luz de ré né de placa o isso interfere pó isso se chama direção defensiva pois mesmo com farol ligado vc é fechado a tecnologia está aí para somar não ir para trás e f….

Avatar
Marcello 18 de maio de 2021

Assim como as lâmpadas residenciais, a tendência é que todas as lâmpadas de veículos sejam substituídas por tecnologias mais modernas, como o led e as lâmpadas comuns parem de ser fabricadas e até proibidas, como as residenciais incandescentes. Eu queria ouvir do gênio que pariu esta lei… Quando isto acontecer você vai mudar a lei proibindo o uso de lâmpadas halógenas? Ou você acha que alguma empresa vai continuar a fabricar estas lâmpadas para meia dúzia de carros velhos?

Avatar
Theodoro Serednicki 10 de maio de 2021

Absurdo, alegações infundadas e sem objetividade, as lâmpadas led instaladas adequadamente e testadas pelo proprietário e o técnico instalador é o bastante, se não for possível o se não funcionar adequadamente o proprietário saberá avaliar. Me parece atitudes de se criar dificuldades para gerar a multa . Nunca se fala em orientação só multas . Absurdo criado por quem não entende .

Avatar
Heleonardo Ramos de Oliveira 5 de maio de 2021

Acho uma lei absurda,o LED melhora a iluminação.
Acredito que o invés de proibir deveria era regulamentar a instalação.
Se o LED fosse ruim os carros não sairiam de fábrica com o LED.
Essa proibição é tão absurda quanto a lei que obriga acender os faróis nas rodovias durante o dia.
Conclusão é a indústria das multas

Avatar
Luis Ferreira 20 de abril de 2021

Oque eu fiz eu queria por led mais é muito burocrático e caro , então coloquei a lâmpada que dizem ser a mesma coisa e é aprovada a lâmpada super branca mesmo desenho da original amarelada so que ela é branca ilumina melhor e a luz é mais bonita do que a amarelada e não preciso mudar nada no documento é claro que a de led é melhor e mais bonita mas no Brasil tudo é complicado para o cidadão de bem infelizmente só impostos taxas para arrancar mais dinheiro o dificil é combater o crime os ladrões corruptos.

Avatar
Reinaldo Paiva Lima 24 de abril de 2021

Disse tudo amigo

Avatar
Rick 31 de maio de 2021

Esse é o Brasil! Onde só se pensa em formas de arrancar mais dinheiro do cidadão e burocratizar as coisas. Se estivessem realmente interessados na segurança dos brasileiros no trânsito investiriam em um asfalto de melhor qualidade, não deixariam estas vias sucateadas, cheias de buracos, e um monte de remendos muito mal feitos, que acarretam em diversos acidentes e discussões no trânsito por fechadas de gente que tenta desviar dos inúmeros obstáculos oferecidos pelas vias brasileiras. As vias deveriam permitir o escoamento mais breve do trânsito, mas aqui, pelo contrário, a idéia é sempre travar o trânsito cada vez mais, baixando os limites de velocidade e aumentando o número de radares, ou seja, a preocupação aqui só existe para se arrecadar mais com multas, e o povo que morra de doenças respiratórias com veículos permanecendo por mais tempo nas vias em marchas baixas…

Avatar
Jurandir Rocha 17 de abril de 2021

se eu trocar as luzes de freio e de ré estara infringindo essa nova lei

Avatar
Henrique 7 de abril de 2021

A lei se baseia no seguinte

Luz halógena queima mais, automaticamente compra mais, a fabrica vende mais e rende mais imposto

Simples

Eu não tiro o led da moto nem a pau ,pode multar prefiro pagar multa e ser visto pelo caminhoneiro na rodovia doque não pagar multa e pagar com a vida com essas lampadinhas amarela que ninguém te vê (no caso a moto) carro ainda uso as halógenas e led no milha

Avatar
Pedro Ivo Rodrigues 6 de abril de 2021

Se o Brasil fosse rigoroso pra prender corrupto e bandido como são para arrecadar no transito a europa teria inveja desse paiseco.

Avatar
Matheus Davi 3 de abril de 2021

O pior que o farol Amarelo permitido não clarear quase nada ja os led clarear mais fica até melhor pra dirigir.

Avatar
Ronan 29 de março de 2021

Haaaa e eu que tomei multa por circular com a farol apagado mastodinia Fernão dias!!! Detalhe, meu carro tem DRL!!! Absurdo!!

Avatar
leo 30 de abril de 2021

Seu veiculo é um renegade?

Avatar
Paulo Henrique 25 de março de 2021

Essa lei é uma vergonha tendo em vista que os novos modelos veículos estão vindo todos com lâmpada LED. A troca deveria ser facultativa (desde que não seja uma iluminação que ofusque a visão dos outros motoristas), quem está pagando impostos, prestação do carro e o farol é o dono do carro. A maioria das leis de trânsito são uma vergonha.

Avatar
Raphael 30 de março de 2021

Realmente os órgãos e de controle de trânsito fazem isto apenas com um intuito de multar e ganhar mais dinheiro, uma vergonha, espero que seja revista esta decisão dê a partir de Janeiro de 2021 multar veículos que tenham realizado essa troca para otimizar qualidade da iluminação.

Avatar
Davids 8 de abril de 2021

Eu posso estar em qualquer carro ou moto, assim que passo pro meu nome, ja meto um xenon bem ardido e fodasse…. se fosse ruim, os carros de mais de 200.000 reais viriam sem xenon taokei… Led é lixo chines…

Avatar
Cicero josivam oliveira 15 de março de 2021

Eu acho muito abusivo o preço dessa multa,e a quantidade de pontos que si perde até mesmo que o motorista ao mesmo tempo tá seguindo outra norma de trânsito que é a de trafegar com faróis aceso si tá apagado gera multa si procura melhorar as condições de iluminação leva multa , hoje mesmo fui multado pela estadual por conta do led questionei o guarda pela situação q anda o país você ser multado quando mesmo errado está certo pois estava com led mas os faróis aceso como a lei exige

Avatar
GILVANDO MEDEIROS DE JESUS 16 de maio de 2021

Se a lei ainda n está em vigor vc só deveria ser multado ano a vê. 2022

Avatar
Bruno 8 de março de 2021

O mais engraçado é que todas as leis são feitas pra tirar dinheiro dos trabalhadores que já pagam muitos impostos autos que nunca retornam, pois as estradas são uma porcaria.

Avatar
Davi 5 de março de 2021

Foda é que vc compra moto ou carro com imposto em cima Paga IPVA coloca gasolina cara pra banca os ladrões e ainda colocam essa lei pra tira mais dinheiro.. E ainda tem a polícia ao invés de prender ladrões vai multa um trabalhador por causa de uma luz de led

Avatar
DANILO CARVALHO DE MEDEIROS 22 de fevereiro de 2021

Sobre os faróis de neblina ainda não encontrei nada que fale sobre as corres das lâmpadas HALOGENAS. A cor AMARELA é melhor em dia de chuva, porém não sei se é permitido:

– Usar lâmpadas halogenas amarelas e lente do farol de neblina incolor.
– Usar lâmpadas halogenas brancas e lente do farol de neblina amarela.
– Ou nenhuma das opções.

Avatar
Marco Antonio 15 de fevereiro de 2021

Blz Robson eu também não consigo entender isso pois lampada de led e melhor no veículo pois tem algumas que espalha muito dependendo do farol do carro mas tem modelos de led que vem corte fino que segue mesmo modelo das halogenica então não vejo por que proibir até lampada das placas não pode alterar isso é caminhar para trás
Com lâmpadas halogenica o carro gasta mas queima rápido Bateria não dura .Então entreguei algumas fotos das lâmpadas de led para um programa de TV aqui em Campo Grande MS para fazer uma matéria sobre isso vamos vê se alguém consegue reverter isso

Avatar
Robson-DF 12 de fevereiro de 2021

Boa tarde à todos, temos que encontrar um meio de solicitar a revisão dessa resolução a qual vai na contra-mão da evolução.
Lâmpadas em LED hoje em dia estão em quase todos os lugares sejam públicos ou privados.
Poderiam ter feito as exigências legais para a instalação mas coibir não é a melhor solução.

Avatar
Cidadão 5 de fevereiro de 2021

Leis criadas por lobistas! Obrigam a ligar a luz baixa durante o dia, sabendo que vai prejudicar os motoristas… Nova lei das lâmpadas de led… Lobby, corrupção, propinas e roubo descarado das autoridades.
Estradas em condições críticas de segurança, buracos, sem sinalização, mas bandidos legalizados seguem escondidos com radares móveis roubando o cidadão.
É amigos, a colônia chamada Brasil não é para amadores

Avatar
Marcelo 24 de fevereiro de 2021

é verdade!

Avatar
Thiago Santos 1 de março de 2021

Cara, luz baixa durante o dia nas estradas é questão de segurança e em nada atrapalha o motorista, muito pelo contrário, auxilia e muito na identificação da presença de outro veículo no sentido contrário. Na cidade também é válido, mas as luzes diurnas presentes em carros novos já resolvem isso.

Avatar
Daniel 3 de fevereiro de 2021

Eu tenho a lâmpada do farol original de fábrica porém as luzes do farol de milha troquei por led. Minha dúvida é, posso manter apenas as luzes do farol de milha com led? Obrigado

Avatar
José 24 de março de 2021

Cara, vc leu a matéria?

Avatar
Davi nogueiras 8 de abril de 2021

Eu posso estar em qualquer carro ou moto, assim que passo pro meu nome, ja meto um xenon bem ardido e fodasse…. se fosse ruim, os carros de mais de 200.000 reais viriam sem xenon taokei… Led é lixo chines…

Avatar
ronan 29 de janeiro de 2021

detalhe, se fizer a alteracao no documento e o veículo tiver placa antiga ainda tem que alterar o veiculo para a nova placa. Que país incompetente e podre!!!!

Avatar
Leonardo vinicius Abreu de Amorim 17 de abril de 2021

Pagou quanto para legalizar no documento ?

Avatar
Celso de faveri 27 de janeiro de 2021

Acho um absurdo ao invés de fazer as coisas funcionarem não, o farol de led deixa o carro mais econômico, diminuí o tempo de troca da bateria, ao fazer a lei buscaram quem vende as lampadas, a vida útil da lâmpada de led muito grande, a visão é fantástica, baixa manutenção, levei uma multa , me sinto lesado , não concordo, mais uma lei pra tirar dinheiro , por favor

Avatar
Alberes 14 de fevereiro de 2024

Fui multado por ter substituído as lâmpadas originais por Led.
O guarda deu 5 dias para eu fazer a mudança para as originais, e me apresentar em qualquer posto da PRF nesse prazo.
Vou pagar a multa, mais se eu não comparecer na PRF, qual será o meu prejuízo ???

Avatar
Marco Antonio 26 de janeiro de 2021

Então vi novamente aqui e era mentira não foi prorrogado não para 2024 legalização do led nos faróis então na mesma proibido a revista quatro rodas respondeu que é mentira blz gente vamos vê se alguém consegue reverter isso que um absurdo não usar tranquilo valeu

Avatar
Marco Antonio 23 de janeiro de 2021

Errei a data 23/01/2021

Avatar
Marco Antonio 23 de janeiro de 2021

Boa tarde então vi agora no dia 23 09 2021 na revista quatro rodas que foi suspenso resolução 667 do Contran que proíbe o led maravilha foi adiado para 2024 que blz parabéns para quem conseguiu isso

Avatar
Juarez 25 de janeiro de 2021

Tem o link da reportagem quw adiou para 2024 as lâmpadas LED?

Avatar
Fernando 7 de fevereiro de 2021

Boa tarde, essa informação é fake news.
A crise econômica já tá batendo na nossa porta e depois dessa vai afetar ainda mais as industrias.
Detran é uma fabrica de dinheiro que só serve p atrapalhar ainda mais.

Avatar
Edimar 17 de janeiro de 2021

Boa noite.
Se eu instalar lâmpadas de led a partir de 01/01/21 devo ser notificado por descaracterização do veiculo (art 230) ou com a resolução 667/17 é prevista uma nova infração, mais especifica, semelhante com a do uso do xenon ?

Avatar
Ariel 17 de janeiro de 2021

Vergonha, um absurdo a luz de led, ela aumenta muito mais a visão noturna, os caras só inventam para roubar nosso dinheiro tão suado, se quiser tem q fazer uma vistoria e claro q vai ser cobrado, fico revoltado tantas coisas mais importantes e necessárias a ser feito, exemplo ruas cheias de buraco, totalmente destruídas, vc precisa sempre está fazendo manutenção na suspensão, pagamos IPVA pra que?, Para andarmos nesses lixos de ruas, sem segurança, esburacados, deveríamos processar a prefeitura e o estado, porque pagamos IPVA e tínhamos que ter ruas perfeitas, para onde está indo o dinheiro do nosso IPVA? Vcs procuram toda a forma prejudicar as pessoas, industria da multa, bando de desocupados, vão criar leis, para que nossos impostos sejam usados de maneira correta e melhorias nas vias e segurança!!

Avatar
Maikon 18 de janeiro de 2021

Nesse ponto não mesmo,a lâmpada de led ofusca o motorista que vem em outro sentido, mas anteontem eu tomei uma multa por usar na lâmpada de posição e na de freio que tbm é LED vermelho ele nem falou nada, a lâmpada original aquece e derrete o copinho do freio , aí a lâmpada fica branca e toma multa, esse país é um lixo mesmo, mas infelizmente eu nasci aqui

Avatar
Maikon 18 de janeiro de 2021

Eu gostaria de saber, Não pode LED em nada?

Meu ponto de vista… Nos freios e outros não afetam a segurança, eu tomei um multa pq estava com lampada de LED na posição dianteira, eu nem uso a lanterna, só farol ou o alto

Avatar
Rodrigo 14 de janeiro de 2021

Um país maravilhoso cheio parasitas malditos na política e no sistema de trânsito destruindo o nosso país e nossa liberdade agora em 21 é proibido melhorar a iluminação do nossos carros antigos. Nota-se que os governantes de trânsito são totalmente desprovidos de inteligência.

Avatar
ELIAS JOSE DA SILVA 13 de janeiro de 2021

Como esse país é corrupto nossa, eles criam leis todos dias para nos extorquir incrível, cuidarem das estradas cheio de buracos nada né,muitas avenidas e estradas tem luzes de Led até em nossas casas são Led , mas nos carros dizem que ofusca quem vem ao contrário, tudo pra nos extorquir.

Avatar
Ariel 17 de janeiro de 2021

Verdade amigo, um roubo bando de parasitas, vermes, só querem roubar nosso dinheiro, hoje a lâmpada de led, está por todos os lados, nas residências, iluminação de ruas e no carro é proibido, vermes, canalhas, uma vergonha nossas ruas, para onde vai nosso IPVA, porque na melhoria das ruas não vai?

Avatar
Marco Antonio 12 de janeiro de 2021

Então tenho instalado h4 h3 estou tentando regularizar mas ninguém sabe ou da informação correta aonde ir primeiro valor aqui em Campo Grande MSo Detran não sabe liguei no Inmetro não sabem alguém já foi atrás conseguiu fazer pois os órgão competente estão atrás desses carros com led pra isso fazem rápido ALGUEM DE UMA LUZ AI OBRIGADO

Avatar
Moisés Souza 13 de janeiro de 2021

Amigo, pelo que eu li e entendi, vc tinha até 31 de dezembro de 2020 para regularizar essa situação na modificação da lâmpada. Pois até onde eu sei quem não legalizou as mudanças até o último dia de 2020, agora não é mais permitido mudar nem se quiser fazer da maneira legalizada. Ao menos foi o que eu entendi.

Avatar
Leonardo Parra 26 de janeiro de 2021

COMO REGULARIZAR – O primeiro passo para fazer a mudança é passar por uma vistoria no Detran – com o veículo ainda sem as alterações. Depois é necessário pedir junto ao órgão a autorização prévia para alteração da característica do veículo e também uma autorização para obter o Certificado de Segurança Veicular (CSV).

Na sequência o proprietário pode realizar a alteração e, em seguida, procurar uma unidade credenciada pelo Inmetro onde será concedida a certificação àqueles que respeitarem todos os itens na inspeção. Logo após, é necessário o retorno ao Detran com o laudo emitido pela unidade credenciada ao Inmetro e passar novamente pela vistoria. Cumprida esta última etapa uma nova vinda ao Atendimento do Detran será necessária para finalizar o processo.

Avatar
Edson 28 de fevereiro de 2021

Que rolê heim, tanta vistoria e necessidade de ir em vários locais diferentes, cada um cobrando a sua taxa. Esses órgãos burocráticos praticam uma espécie de extorsão legalizada arrancando o que podem do cidadão. Detrans são uma das maiores fábricas de dinheiro nos estados, um dos principais ícones da burocracia estatal e arrecadação. Se pelo menos devolvessem em benefício para a sociedade metade do que arrecadam já estaria bom, mas não, grande parte da arrecadação desses departamentos é gasta apenas para manter a máquina rodando e arrecadando. Piada de mau gosto essas leis heim!

Avatar
Uelinton Santos 11 de janeiro de 2021

Pergunta para o time autopapo… tenho um Yaris, no manual vem uma observação que o uso de led ou halógena não caracteriza alteração das características do veículo… inclusive na compra do carro me ofereceram lâmpadas em led… e aí, isso será respeitado pela polícia rodoviária???? Abaixo texto que vem no manual – Página 522

Acessório Genuíno Toyota
A Toyota possui acessórios genuínos testados e aprovados de acordo com as
normas nacionais e internacionais vigentes. Dentre esses acessórios estão:
Luzes de neblina em LED (PV599-02001) – aplicadas a todos os modelos
Lâmpada diurna em LED (PC582-0D00G) – aplicadas a todos os modelos

Temperatura de cor para luzes de neblina/farol
A temperatura da cor para luzes de neblina/farol pode variar de 3200K
(branco quente) em lâmpadas halógenas tipo A e 6000K (branco frio) em
lâmpadas LED.
Essa variação nos acessórios genuínos acima não caracteriza alteração nas
especificações originais do veículo.

Avatar
Reinaldo 12 de janeiro de 2021

O Brasil e uma palhaçada os Burgueses não contente com a grana que tem fazem de tudo para arranca mas de qualquer forma isto e uma vergonha chega não aguentamos mas são todos lixos safados taxas e mas taxas leis e mas leis mas o que e mas importante eles não querem enxergar segurança , melhoria na saude publica e entre enumeras outras coisa que se fosse por escrito daria uma livro mas enxergar um farol de um carro onde buscamos mas segurança isto eles querem mexer que palhaça tudo isto .

Avatar
Pedro Paulo 2 de agosto de 2022

Também tenho um yaris e tenho a mesma dúvida, conseguiu resposta amigo? agradeço o retorno se possível. tudo de bom

Avatar
Uelinton Santos 2 de agosto de 2022

Olá Pedro tudo bem, meu amigo não me responderam, mas seguir o que está no manual e na LEI que diz se tiver a informação no manual eu não estaria irregular. coloquei os LEDs no carro e até o momento não tive problema, inclusive já peguei estrada várias vezes. Apenas como informação, não estou te incentivando trocar as suas lâmpadas… antes da troca, marquei na parede da garagem o foco do farol com as lâmpadas comuns para depois ter uma referência (mesmo gastando dinheiro com os leds se ficasse qualquer diferença eu não usaria, não quero causar acidente por ofuscar ninguém e nem levar multa)…. ironicamente a lâmpada comum espalha mais a luz que o o led. Nosso carro tem ajuste de altura do farol, com as lâmpadas comuns tinha que ajustar o farol para baixo, do contrário fica muito alta… no led isso não acontece, deixo o ajuste no padrão (0). Comprei leds da OSRAM no ALIEXPRESS…

Avatar
Nilton Nacv 9 de janeiro de 2021

Tanta coisa mais importante para se preocuparem, vão se encomodar c luz de carro, e ainda do nosso.
Vão tomar onde o sol não bate!

Avatar
Marco antonio 8 de janeiro de 2021

Olá gente coloquei led no farol h4 e no milha h3 para melhor a noite isso chama direção defensiva pois na estrada e muito melhor visualização das placas e animais as gente como eles gostam de arrancar dinheiro da gente pó e pra acabar alguém tem que fazer alguma coisa

Avatar
Marco Antonio 12 de janeiro de 2021

Pois então se for assim grandes marcas de lampada não poderia vender e anunciar seus produtos vem falar do farol que muda depende estando bem regulado não vai ofuscar não aqui em Campo Grande MS E $ 10 CADA FAROL regulado não sai caro por que liberar quem está sendo previgelizado com isso

Avatar
Marco Abreu 6 de janeiro de 2021

Gostaria de saber se esse prazo foi aumentado devido a pandemia.
Vocês têm como saber? A Resolução é a 667/17 do CONTRAN, porém têm uma 789/20 que reza revogação citando a 667/17, porém não entendi. Sou leigo nisso, poderiam explicar?

Avatar
Ronaldo Neuburger 6 de janeiro de 2021

eu só quero que me avise a hora que sair um abaixo assinado quero participar..

Avatar
Jean Carlo 8 de janeiro de 2021

Somos 2, só entrar em algum site e divulgar o a baixo assinado, que baba quic é essa que nao podemos fazer nd no carro, por isso o brasil é um u, nao podemos fazer nada que beneficia eles, esse tal de Rosan nao vale nd.

Avatar
Daniel 5 de janeiro de 2021

A população é fraca ,deveríamos parar tudo ,se o carro é nossa propriedade temos sim o direito de fazermos oqe quisermos o estado nn tem o direito de dizer oqe devo ou nn devo fazer ,o estado nn pagou nenhuma parcela pra mim ,o estado nn paga meu combustível,o estado nn paga minha manutenção logo ele nn tem direito nenhum sobre oqe meu bem particular!!!!! Vamos acordar gente

Avatar
Douglas 6 de janeiro de 2021

sem falar na fabricantes que fazem bons produtos com Phillips e Osram , por que essas empresas tambem não ajudam os seu consumidores, ate por que a grande maioria das instalaçoes devem ser dessas marcas , agora só vão vender pra quem realmente legalizou e pra aqueles que as lampadas queimaram , e os que andam sem regularizar(grande maioria ), 250 reais pra regularizar essas lampadas estaria mais que bem pago, sem contar a segurança do motorista e do pedestre , e ainda teriam um fluxo de serviço muito maior do que antes!

Avatar
Kaio 7 de janeiro de 2021

Isso só vai mudar quando entrar um presidente que tenha um gosto igual ao nosso.nem os nossos carros podemos modificar nois paga imposto e ainda querem mais tomando nossos veículos de passeio até mesmo de trabalho pelo amor de Deus Brasil muda isso presidente por favor né mude essas leis aí ajuda nois só queremos um espaço tanto para carro e tanto para moto para fazermos as modificações.

Avatar
Kleber 25 de janeiro de 2021

Quem disse que o carro que pagamos com o dinheiro que recebemos de junho a dezembro – pois de janeiro a maio trabalhamos apenas para pagar os impostos – é propriedade nossa? Se assim fosse, não precisaríamos pagar IPVA, licenciamento, DPVAT para poder circular. Experimente não pagar estes impostos: você não poderá usar o “SEU” carro. Não, você pagou, mas o carro não é seu, pois se fosse seu você poderia usar quando, onde e como quisesse, respeitando os limites da boa convivência, é claro.

Avatar
Edson 28 de fevereiro de 2021

Concordo! Tem que haver uma mobilização e a propositura de uma ação civil ou uma articulação parlamentar para mudar essa extorsão que fazem conosco por meio dos Detrans.

Avatar
Batista Goulart 5 de janeiro de 2021

Trocar uma lampada muda as caracteristicas do veiculo a qual nao traz mau algum e sim muitos benrficios e segurança.
Agora pergunto aos dotores da leis e quanto as motocicletas que estão deixando a população surda coma as trocas dos escapamentos outras nem tem escapamentos so o cano de escape isso ninguem vê?

Avatar
SAMUEL 5 de janeiro de 2021

Alguém ai sabe fazer abaixo assinado para colocar nas redes sociais para depois enviar para o órgão competente, pelo menos eles vão saber que estamos indignados!!

Avatar
MSS8791 5 de janeiro de 2021

Tem farol desregulado com lâmpada original que atrapalha muito mais do que com LED, o Brasil virou uma piada com bandidos transvestido de políticos.

Avatar
MARCELAO 2 de janeiro de 2021

Impressionante, como se faz lei nesse pais na surdina, sem ampla divulgação e sem haver consulta a especilistas da area, mais uma vez a populaçao na sua grande maioria sai prejudicada por uma minoria que não tem mais o que fazer. Acho que pelo menos por respeito a população, e a pandemia que assola o pais, prorroga-se essa resolução por mais um ano, de forma que possamos nos adequar. Afinal, quem em sã conciencia esse ano pensou nisso??? FALTOU BOM SENSO.

Avatar
Jr 2 de janeiro de 2021

Cadeira De morte cade ?
Cadeia perpétua?

Avatar
Weliton 1 de janeiro de 2021

Pura falta do que fazer. Todo ano esse lixo de detran inventa uma palhaçada pra fuder com o povo.
Deveriamos deixar de pagarmos os ipva. Niguem paga nada. Bora ver de onde vao tirar dinheiro.
Brasil. Um país ds tolos.

Avatar
ALOIZO ALMEIDA PEREIRA 1 de janeiro de 2021

Aqui em sp os governantes bruno e doria revogaram uma lei que dava direito o idoso com 60 anos a gratuidade nos transportes publicos ,.Deveria e ter vergonha pois dobraram os seus salarios … deveria era rever essas normas desse contran mas os carros que estes bandidoi usam e de ultimas geraçao e pago com o dinheiro dos inpostos .

Avatar
Rogério 1 de janeiro de 2021

Uso xénon por necessidade, dificuldade pra enxergar mesmo. Paguei $980.00 por um produto eficiente. Agora vem a lei dos primeiros socorros, extintores etc…

Avatar
EMERSON 31 de dezembro de 2020

TANTAS COISAS PARA O DETRAN E DENATRAN SE PREOCUPAREM,,ACHO ESSA LEI UMA BESTEIRA,,ISSO SE CHAMA NÃO TER OQUE FAZER,,E SÓ PENSAM EM PREJUDICAR O PRÓXIMO…. ESTÁ LEI É RIDÍCULA…

Avatar
Luis Fabiano Alves de Moraes 31 de dezembro de 2020

Eu acho uma tremenda besteira é falta do quer fazer, com essa leis tosca, mas né, agora tenho uma dúvida é se alguém pode tirar lá, as lâmpadas dos faróis ficará proibidas realizar a troca e os faróis de milha estão liberados pois comprei um kit e paguei R$350,00 fora a instalação e agora será que posso realizar a instalação ou perdi meu suado dinheiro comprando é agora não poderia instalar, será que alguém pode me responder a minha dúvida
Desde já agradeço a ajuda de vcs

Avatar
Kleber 25 de janeiro de 2021

Pelo que entendi, só poderia ser instalado até 31 de dezembro de 2020 e, por alguém autorizado pelo Detran. Além disso, após vistoria, deveria constar no documento do veiculo. É Brasil, meu amigo.

Avatar
Fernando Dorneles 30 de dezembro de 2020

Ridículo!!! Não vou pagar quase R$1000,00 para legalizar uma vergonha essa lei porca aqui do Brasil,em breve teremos que colocar velas nós faróis.
País retrógrado em vez de evoluir estamos voltando a idade da pedra.

Avatar
Smaick 30 de dezembro de 2020

Isso porque pagamos caríssimo pelos carros, compramos e não temos direito de dar uma melhoria
Porque não coloca a Imetro nas autorizadas!
Uma palhaçada com o povo brasileiro!

Avatar
Henrique 29 de dezembro de 2020

O motivo de toda essa burocracia é porque a população coloca leds baratos de baixa qualidade que ofuscam os outros motoristas. E isso acontece pelos altos valores das lâmpadas de qualidade com foco correto, como as da Phillips e Osram, que custam na média 500 reais o par!
Ou seja, abaixar os impostos e tornar os produtos de qualidade acessíveis ao público ninguém quer.

Avatar
Cadenza Club Brasil 31 de dezembro de 2020

Isso é um conjunto de fatores. O ser humano exagera em tudo. Se não tivesse os idiotas que colacam lâmpadas de xenon nos neblinas ou milhas cegando os outros e causando até acidentes, ou outros idiotas que colocam cores azuis ou roxas, chamando a atenção num item que é de extrema importância e não só pra bonito, os chefões não teriam como se aproveitar pra criar leis e ganhar dinheiro com isso. Ao mesmo tempo, a fiscalizar auto peças vendendo peças falsas que até acidentes causam ninguém toma atitude né. É complicado tudo isso, porque infelizmente a gente mesmo causa isso e da brecha pra se criar leis e ainda roubem nosso dinheiro.

Avatar
Kleber 25 de janeiro de 2021

Essa é a desculpa que muita gente engole redondo, meu amigo. Se assim fosse, por que proibir troca de sinaleiras e luz de placa visto que estás não ofuscam ninguém?

Avatar
Roberto Vasconcelos 29 de dezembro de 2020

Aqui no Brasil pagamos pelos carros mais caros o mundo e não temos nenhum direito sobre eles, não podemos fazer customização e isso fazemos pq as fábricas não fazem e qdo fazer aí é que vai dor no bolso. A PRF deveria procurar bandidos. Deixar o povo viver livre e em paz. O povo precisa sair as ruas e exigir liberdade que o Estado para de intervir demais nas coisas privadas. Usar led ou pneus largos ou grandes reter o carro, o veículo é um bem que pode, inclusive ser, sua morada. Onde já se viu isso? Que ditadura é esse. Esse *que fez essa lei só pode está comendo bola da indústria nacional de lâmpadas! Ladrões!!!

Avatar
Cícero Nascimento Silva 29 de dezembro de 2020

No caso eu posso osar a farol super branca que não e de led

Avatar
Leo Costa 29 de dezembro de 2020

Nos EUA os caras pegam um caixão, transformam num carro e rodam tranquilamente. Aqui pra trocar a lâmpada do farol fazem um drama *. Imagino a burocracia que deve ser para conseguir a autorização e Legalização disso junto ao Detran. Isso é Brasil, sempre inovando!

Avatar
Icaro 28 de dezembro de 2020

Já está na hora de um levante da população pra rever todos o código brasileiro de trabalho e abolir essas normas. Deixa o Brasileiro customizar seu carro em paz. Se é pra multar, cria dispositivo que meça o faixo de luz do farol e altura. Tá cheio de tiozão cego por aí que regula farol pra cima pra meter no espelho dos outros, isso sim é prática criminosa que deve ser perseguida!

Avatar
LICANOR JOSE DE LIMA 28 de dezembro de 2020

A verdade e que não mandamos nada e eles TB TDS sem exceção só atrás do maldito dinheiro absurdo vc trocar uma lâmpada funcionando e se multado meu carro da aquecimento da fiação painel troquei coloquei led resolveu

Avatar
Rafael 28 de dezembro de 2020

Q pais livre é esse? Qq detalhe é passível de multa, qual a % de acidente estão evitando com essa medida 0,0001%? Nos Estados Unidos vi vários brasileiros que moram lá dizendo que vc pode modificar seu carro, pq o carro é seu! Mas se alguma modificação que você fez ocasione um acidente, você vai sei julgado por seu erro! Ou Seja, se vc trocasse a lampada Halogena por LED, e por infelicidade do projeto do farol diminuir a intensidade ou aumentar demais ofuscando alguém e por isso vc causar um acidente, assim vc seria julgado, mas multar é demais, realmente ninguém pesou na hora de fazer a lei da luz durante o dia se a maioria absoluta dos carros teriam sua fiação adequada para uma carga durante um dia de 45 graus, sem comprometer o sistema ou gerar prejuízo para o dono do carro seja por problema elétrico ou o pequeno aumento de combustível.

Avatar
Carlos 27 de dezembro de 2020

Pra mim isto e mais um pretexto pra roubar o povo e fechar mais empresas mais desemprego e encher a bunda dos politicos sou portugues vivo no brasil e e uma vergonha o povo paga 20 anos ipva coisa que nao existe na europa troca as lampadas pra mais seguranca na estrada e vem alguem e fala que nao pode usar. Como uma pessoa por uma medida de roda maior e pneu mais largo ate o cara mais burro sabe que quanto mais largo o pneu mais aderencia claro que nada de medidas exorbitantes mas e assim ou o povo briga pra mudar a lei ou continua a ser roubado

Avatar
Ulisses 21 de dezembro de 2020

Eu vendo vim programa de carros na tv a cabo o cara reformou um carro doas anos 60 ou 70 comprou peças e o vendedor falou pra ele levar lâmpadas de led pro carro ficar atualizado e detalhe o vendedor falou quê era homologado pelo sistema de trânsito do país! Isso cera na Inglaterra e o cara licenciou o veículo numa boa! Que pais é esse 2 pesos duas medidas isso?

Avatar
Leandro Soriano Ferreira 20 de dezembro de 2020

Não confundam farol com lâmpada. O que não se pode substituir é a lâmpada por outra de cor ou técnicos diferente da projetada para tal. Mas a lei não fala.nada da troca do conjunto ótico (o que realmente se chama de “farol”) por outro de tecnologia diferente, projetado e certificados para tal, ou seja, os chamados aftermarket.

Tanto que os artigos 6 e 7 da mesma resolução falam sobre isso. Aí a gente vê esse tipo de notícia que confunde os termos e fica sempre na dúvida do que pode e do que não pode, principalmente pq a PRF não responde aos e-mails da população

Avatar
Adriano Carvalho 4 de janeiro de 2021

Meu caro, se trocar o farol e seguir a lei a risca, o agente irá consultar o manual e irá ver que aquele modelo se aplica lampada halogena e tome multa. Só que na real, tu já viu essas inspeções? É multa na hora, não tem questionamento ou que fale, é um abraço e tome ponto na carteira e dinheiro seu na conta do estado ineficiente e ineficaz

Avatar
João Lelis 12 de dezembro de 2020

Na data de 11/12/2020, fui autuado pela polícia militar rodoviária de Minas Gerais, me aplicarão multa de 195,00 .. mais 5 pontos na habilitação, por estar usando lâmpada de LED. Resumindo .. é revoltante o atraso nesse pais.

Avatar
Marco 26 de dezembro de 2020

Pais atrasado.

Avatar
MARCO ANTONIO BOTELHO 26 de dezembro de 2020

Primeiro enfiaram a lei de andar com os faróis acesos. Agora é proibido LED. Acorda Brasil.

Avatar
Lucca 26 de novembro de 2020

Esse é o Brasil, você troca a lampada amarela horrível com péssima iluminação que sai de fábrica na maioria dos carros, gasta dinheiro, compra e instala uma de LED que ilumina melhor, é mais econômica, e dura mais tempo, mas se não pagar uma taxinha pro Detran ‘vistoriar’ você pode levar uma multa. É uma piada de um país…

Avatar
Silvio 7 de dezembro de 2020

Taxinha não vi um estudo e vc gasta cerca de 3 mil reais pra fazer a homologação do farol, sorria vc está num país de terceiro munfy

Avatar
Kariton 10 de dezembro de 2020

Acabei de ser multado,nem sabia que led dava multa. Levei um choque ao ser parado na barreira e ser tratado como bandido por um farol de led?

Avatar
Rafa 12 de dezembro de 2020

Também fui multado hoje por está usando lâmpadas de led . Infelizmente , esse é o nosso Brasil , nossos carros não são nossos . É tudo do governo . Tudo tem que pagar taxa . Pais ladrão .

Avatar
Claudio silva Silva 28 de dezembro de 2020

Muito complicado cara lâmpada de led ajudar muito em todas siscostancia cara muito complicado só jesus

Avatar
Carlos 25 de novembro de 2020

Tenho um polo HL 20/21 e gostaria de realizar a troca do sistema de iluminação do carro (halógena para LED)
Solicitei a autorização prévia junto ao detran e já tenho essa autorização para fazer a inspeção e retirar o CSV
Acontece que as empresas cadastradas junto ao detran, falam que precisa de um laudo fotométrico do farol do carro para conseguir fazer a inspeção e emitir o CSV.
Como que eu posso proceder?
Alguém já precisou/ conseguiu esse laudo?
Pedi pra Volkswagen e eles nao podem emitir esse laudo.

Obg!

Avatar
Silvio 7 de dezembro de 2020

Vc tem que fazer no Inmetro ok e depois refazer no detran

Avatar
Betânia 21 de novembro de 2020

Alguém tem Laudo Fotométrico do Hyundai Creta?

Avatar
Marco 20 de novembro de 2020

No farol de milha é permitido led .somente nos faróis de milha o farol principal eu deixo original.

Avatar
Marcelo 16 de dezembro de 2020

Marco vc teria por favor esta legislação que autoriza somente os faróis de milha ? Me interessei pois, tenho os faróis de milha no carro em LED, e se não tiver certeza da legislação vou ter que tirar. Grato.

Avatar
Lauro 16 de julho de 2021

Marcelo, eu também uso LED só nos milhas, eu acho que não dá problema, pois os milhas são acessórios e não item obrigatório como é os faróis e as lanternas

Avatar
EDSON FERREIRA DE AMORIM 19 de novembro de 2020

Não aguento mais esses políticos brasileiros,eles fazem leis só pra beneficiar eles e a gang deles.

Avatar
Carlos vicente 27 de dezembro de 2020

Verdade amigo o problema e simples de resolver e so o povo se manisfetar e se juntar pra acabar com essas leis de merda que so roubam o povo brasileiro nao basta o que roubam de imposto da gasolina 20 anos de ipva e por ai fora os politicos deveriam se preocupar era com coisas bem mais seria como dar as ditas saidinhas aos bamdidos e as penas serem penas de verdades nao de brincadeira duvido se um filho de politico fosse estropada se davam pena de 1 anos e saem em 6 meses e olha la e o pais da vergonha infelizmente

Avatar
Fabio 10 de novembro de 2020

Que país ridículo. Multa por trocar lâmpada! Que ridículo!!!!!!

Avatar
Sandro 3 de novembro de 2020

Sou do Rio de Janeiro, instalei led nos faróis de milha, nota fiscal na mão e fui numa certificadora só imetro, resumindo, o Detran manda fazer a inspeção,R$200,00 mais um duda de alteração de características R$127,00 pra vc andar legal, no imetro, eles nem sabe qual documento fazer ou emitir, realmente é complicado demais

Avatar
Tiago 17 de novembro de 2020

Ola Sandro qual é o seu carro ficou bom com o led? quero colocar o no meu carro também tenho um Punto 2012 e tenho que usar o led com canceler pra não aparecer no painel o carro fica top de led mais realmente é uma palhaçada ter que pagar pra melhorar o carro isso é o Brasil infelizmente se aproveita a todo custo do trabalhador.

Avatar
Carlos vicente 27 de dezembro de 2020

E a vergonha no pais amigo inventao as leis pra foder o povo e nem saber como falar como fazer correto o intuito deles e so foder o povo como fazem com o ipva duramte 20 anos

Avatar
Hiann 26 de outubro de 2020

Ou seja, se voce quiser ter um veiculo com Led, ao invés de trocar somentes as lampadas, será necessário trocar o veículo inteiro. Aí eu pergunto, a quem interessa isso? Só seguir o dinheiro..

Avatar
Carlos vicente 27 de dezembro de 2020

Interessa aos puliticos curruptos pois se comprar um carro novo paga 1 carro novo e mais 2 carros so em ipva. O povo anda na miseriria. A meioria com salario minimo que nao chega a 1000 reais mas mesmo assim somos obrigadps a encher o cu dos politicos e uma vergonha se o povo nao se revoltar e fazer como os camioneiros fizeram por os compustiveis o brasil vai afumdar de vez pois o povo ja nao aguenta tanto roubo

Avatar
hiann 26 de outubro de 2020

A proibição das lampadas de Led é apenas para agradar os fabricantes de veículos, a maior prova é que os veículos que sairem de fábrica com a respectiva lampada poderão usar normalmente, então está claro que o Led não é nocivo, é apenas pra vender os carros mais caros.

Avatar
Cassimiro Júnior 22 de outubro de 2020

Alguém sabe informar quanto em média se gasta no detran PE?

Avatar
edi 6 de dezembro de 2020

engraçado.possuo um fiat strada 2008,que pela nova lei tem de andar com o farol ligado sempre,em vias como BR,que utilizo diariamente.. apos a lei e usando sempre o farol ligado,meu veiculo teve um superaquecimento no chicote do farol derretendo o mesmo e causando um curto circuito.. agora, apos a troca para as lampadas de led,acabou o problema.. porem posso ser multado.. pois,oras os engenheiros nao previram tal situaçao em 2008.. quem paga o pato somos nos!!

Avatar
Marcelo 21 de outubro de 2020

Quando os fabricantes de lâmpadas de led chamarem quem fez a lei, num instante ela vai mudar

Avatar
Hiann 26 de outubro de 2020

Os fabricantes de lâmpadas de Led não mandam mais que os fabricantes dos veículos, pois somente a eles interessa essa mudança!

Avatar
João 21 de outubro de 2020

A única modificação que é liberada em veículos, são estas fotos ridículas nos vidros traseiros em época de eleição. Vamos fazer um movimento para mudar a lei……

Avatar
Adriano ferraz 20 de outubro de 2020

Minha opinião as lâmpada de led São economicamente excelente nos veículos devia ser liberado nos veículos e obrigar os condutores usar óculos noturnos para não ficar ofuscados lentes amarela.

Avatar
Alexandre 20 de dezembro de 2020

Lentes amarelas são para pouca iluminação. O ofuscamento é muito pior com está usando um óculos de lente amarela

Avatar
Carlos vicente 27 de dezembro de 2020

Apoiado amigo mas pra os politicos nao chega isso teem de roubar e roubar mais e mais a populacao que se lasque eles tao nem ai

Avatar
Mário lucio do nascimento 17 de outubro de 2020

Boa noite
Concordo com os senhores. Então devemos nos mobilizar aproveitar esta na momento das eleições para mudar esta legislação abusurda. A constituição é clara neste sentido .vamos nos mobilizar e porpor uma ação civil publica para tal fim.
Convoco aos que entendem de lei para fazermos esta ação .pois a tecnologia esta ai para nos ajudar e tornar nosso transito mais seguro.

Avatar
Renato 20 de outubro de 2020

Vamos nos Mobilizar mesmo, que isso só é mais burocracia, Tem outras prioridades para se preocuparem saúde , educação, mas infelizmente esses político só pensam neles e a população que sofra, vamos derrubar essa lei.

Avatar
Carlos vicente 27 de dezembro de 2020

Parabens amigo falou todo agora

Avatar
Josué Prado Barbosa 10 de outubro de 2020

Tenho um Ford KA 2018, coloquei lampadas de LED, que melhorou e muito a iluminação noturna, pois faço viagens longas e as condições de nossas estradas são terríveis. Aqui no Brasil as leis são absurdas, pois não são feitas para facilitar o contribuinte. Em vez de multar por essa alegação de que lâmpadas de led não podem ser usadas em carro sem essa tecnologia, tinham que oferecer facilidades para os usuários regularizarem o problema. Ou então consertarem essas estradas de carro de boi em que andamos nesse pais. Atenção Concer, Ecovias etc.

Avatar
Lucas Peixoto Rabello 25 de outubro de 2020

Você colocou no farol, no de neblina ou nos dois?

Avatar
Michael 9 de outubro de 2020

Como tudo neste pais corrupto
tem dinheiro pode,não tem,não pode. Rico pode contruir casa até na areia da praia e cagar no mar,apenas pq ele paga. O pobre sonha em ter uma casinha na praia não pode pq tem lei de preservação a natureza e blablabla vai tomar no… não pode apenas cobrar uma taxa para pessoas autorizadas instalar os leds no carro e tipo colocar um selo de segurança para que fique tudo tranquilo e os leds não interfira nos outros condutores.é uma palhaçada este nosso Brasil tudo errado e quem paga não é o rico, somos nós a maioria classe pobre

Avatar
Carlos vicente 27 de dezembro de 2020

Parabens falou rodo o problema que o povo ja ta acustumado a ser roubado e nao tem curagiem de dar a cara pra enfrentar policicos curruptos acima dos politicos ta toda a populacao pois e a populacao que os poe la dentro a comandar

Avatar
Cleverson 20 de setembro de 2020

Boa tarde as lampada de xenon de filamento de fluor estão sumindo.
Mas com a modernização a tendência e so existir as lampada de led.
Oque sera feito sobre os veiculos que não è original.
Eles tera que anda somente de dia???.

Avatar
Marcus Leite 3 de outubro de 2020

pois é amigo, esses lixos que deviam se preocupar com outras coisas mais importantes ficam inventando moda pra ferrar com a vida da gente, to tentando legalizar os leds do meu carro mais essas inspecoes de inmetro quebra a gente no meio, triste viver nesse país.

Avatar
Daniel 15 de setembro de 2020

Mesmo seguindo todas as orientações, o Detran de minha cidade não autoriza a regularização. O que posso fazer nesse caso?

Avatar
Gustavo 22 de setembro de 2020

To na mesma, o pessoal das vistorias diz nao ter autorizacao para fazer em led…

Avatar
jefferson 7 de dezembro de 2020

vai pra uma que pode

Avatar
Jerônimo chagas 12 de setembro de 2020

Como faria pra legalizar Detran de Pernambuco o led não estou achando tenho polo

Avatar
Vinicius 10 de setembro de 2020

Ontem fui parado por causa do farol de led, quero saber se o pontos vao vir para mim ou para o dono do veiculo pois ainda estou com a ppd e uma multa grave eu perco

Avatar
Carol 17 de setembro de 2020

Depende do caso, se eles te pararam na hora e fizeram autuação pra você. Muito provavelmente que esses pontos vem na sua CNH, agora se só pegaram a placa, vem pro proprietário.

Avatar
Alex 7 de novembro de 2020

Como é mudança nas características do veículo, a multa vem para o proprietário.

Avatar
Silvio a oliveira 10 de setembro de 2020

Resumindo : criam dificuldades para vender facilidades . É tudo uma questão de dinheiro .

Avatar
bruno 10 de setembro de 2020

o contran esta afim de arrecadar dinheiro, ai inventam um monte de balela dizendo que desenho da lente é isso e aqui. claro, tem led vagabundo, mas tem bom. Meu classe A adaptei farois de xenon nele com um projetor, assim mantem aquele “corte ” da iluminação. agora led é mais rapido, e traz mais segurança. so pesquisar na internet “”LED proporciona uma vantagem na resposta de frenagem entre 170 e 200 milissegundos. E, em condições adversas de iluminação, a resposta chega a 300 milissegundos – considerando uma mesma distância e intensidade de luz em comparação com uma lâmpada incandescente. Tudo isso significa que a resposta de frenagem pode proporcionar uma redução de quase 6 metros na parada total de um veículo que trafega a 100 km/h.” FONTE DA INFORMAÇÃO: *

Avatar
Bruno 14 de outubro de 2020

Balela! A velocidade da luz é uma só!

Avatar
Marcel Yuki Fujita 17 de outubro de 2020

A velocidade da luz é uma só, concordo, o que o Bruno quer dizer é o tempo de acinamento que é mais rápido que uma lâmpada incandescente.

Enquanto a lâmpada halógena demora para a resistência do filamento se incandescer no led é praticamente instantâneo.

Avatar
Vilmar Becker 27 de agosto de 2020

Desabafo profissional:

Sou Instrutor de trânsito a dez anos, já perdi as contas de quantas vezes me perguntaram porque não podemos fazer certas coisas, já que pagamos por tal bem, mas na verdade o problema nunca foi esse, o problema sempre foram as caras que carregamos nos vidros traseiros dos veículos em épocas de eleição, esses infames que juram lutar pelo povo mas depois que entram no poder criam regras para controlar a sociedade da maneira que lhes cai bem para as próximas eleições, logicamente temos que fazer a coisa certa, um dos problemas é que não conseguimos observat nada que está fora do nosso umbigo, depois de receber propina para fazer campanha política em nossos veículos nos revoltamos por passar quatro anos sem resoluções de burocracia alguma, pelo contrário, inventam outras para nos controlar ainda mais.

Avatar
DANIEL DO NASCIMENTO LISBOA 5 de setembro de 2020

Concordo com cada vírgula meu amigo.

Avatar
DANIEL DO NASCIMENTO LISBOA 5 de setembro de 2020

Resumindo, “LED é o futuro”, porém a legislação brasileira é pré-histórica, arrodeada de politicagem, e muito dinheiro correndo por fora.
Arrecadar faz parte, e que foda-se o contribuinte.

Avatar
MOACIR NASCIMENTO 4 de outubro de 2020

VILMA VOCÊ FOI PERFEITA NAS SUAS COLOCAÇÕES, REALMENTE É ISSO QUE OCORRE, DEVEMOS MUDAR NOSSOS VOTOS,

Avatar
Mário Benvenutti 22 de agosto de 2020

Olá, a dúvida seguinte é:
Comprei um Farol de Led de um jeep é coloquei em um fusca, mesmas medidas, mesma polegada, sem adaptação.
Obs. Não é lâmpada de led que troquei, troquei todo o conjunto Farol de Led do Jeep Troller ou Renegate e coloquei em 1 fusca. É proibido esse tipo de farol em um carro antigo?

Farol de led é o conjunto completo (não tem como trocar lâmpada pq ele já vem de led da fábrica)
Lâmpada de Led vc pode colocar nos farol que possuem lâmpadas normais.

Avatar
Marcos Ramos 6 de setembro de 2020

Mario Benvenutti, a lei é clara. Vc esta modificando as caracteristicas originais do veiculo.Não interessa se vc colocou algo de 1° qualidade, o fato é que ninguem alem da montadora ganhou com sua aquisição e ai esta o problema. Segundo o cara que deve estar ganhando alguma coisa com isso, ” NÃO É PERMITIDO NENHUMA MODIFICAÇÃO NO VEICULO SUJEITO A RETENÇÃO PARA REGULARIZAÇÃO E MULTA.
Estamos no país mais atrasado do mundo, onde quem tem dinheiro pode, quem não tem fique na vontade, não tenho condições financeiras de ir morar fora do Brasil, pois se tivesse com certeza iria.
Que fique aqui registrado minha humilde indignação com nossos legisladores que vivem em função de ganhar muito dinheiro e ainda “FODER O POVO MAIS HUMILDE DE GRAÇA”.

Avatar
PEDRO SERGIO 9 de setembro de 2020

COLOQUEI FITA DE LEDE , PISCA E LDR( LUZ DIURNA) NA MINHA S10 2007, DA BMW( TOP, DE 1, QUANDO LIGA O PISCA, AUTOMATICAMENTE, DESLIGA O DLR, E LIGA O PISCA, MAS NÃO PODE É MODIFICAÇÃO NÃO AUTORIZADA.

Avatar
Leandro Soriano Ferreira 20 de dezembro de 2020

Mesma dúvida que eu acabei de colocar. Na minha interpretação, a resolução fala sobre usar lâmpadas em faróis não projetados e certificados para tal. Se vc troca o bloco ótico inteiro, acredito que os artigos 6 e 7 corroborem isso

Avatar
Gel 18 de julho de 2020

Deveria se mas barato pra regularizar isso pq é muita taxa,imetro,Detran,vistoria e tudo mas.

Avatar
Edemar 15 de julho de 2020

Deveria ter uma lei para escapamentos que são alterados e fazem um barulho do inferno principalmente a noite, existe um monte de motoqueiros irresponsável que fazem isso só pra encher o saco dos outros. Mas é mais fácil perturbar o motorista de carro.

Avatar
souza 15 de julho de 2020

Já existe lei regulamentando e multando infratores que dirigirem veículos automotores com barulho de escapamento acima dos níveis permitidos. (CBT – Art.230, inciso VII. prevê multa de R$195,23 e 5 pontos na CNH.)

Avatar
Marcus Vinicius 12 de junho de 2020

Farol de milhas led pode ser legalizado???

Avatar
Júnior Parente 20 de julho de 2020

Infelizmente não

Avatar
Marcos Ramos 6 de setembro de 2020

Pelo que li na lei, toda modificação coerente pode ser legalizada, mas o grande problema é o custo.

Avatar
Diário do Presi 29 de setembro de 2021

NÃO PODE.

Avatar
Ricardo Rodrigues Poli 10 de junho de 2020

Acho que o Detran deveriam regulamentar um lei severa com ruídos de escapamentos de motos em geral, está um absurdo o abuso de certos motociclistas nas grandes cidades, leis mais severas seriam ideal, porque os ruídos encomodam, atrapalham e as vezes assustam os condutores, podendo ocorrer acidentes.

Avatar
Alexandre 17 de junho de 2020

Assusta os desatentos né…
Porque cá entre nós, muitos motoristas se dizem e nomeam motoristas, mais mal sabem usar seta.
Justo é.
Não viu o motociclista, mais vai escutar ele vindo.

Avatar
Roney 31 de agosto de 2020

Para isso existe buzina, esses motociclistas que colocam esses escapes velhos furados na moto são para avisar a hora que chega em casa e dar tempo pro Ricardão correr evitando se deparar com um homem pelado dentro do carro

Avatar
Marcos Ramos 6 de setembro de 2020

Alexandre, sou MOTOCICLISTA a pelo menos 18 anos, tenho uma moto que faz um barulho relativamente alto, quero que me ouçam chegando, ja que a grande maioria dos EXPERTS em direção não sabem que os veiculos maiores cuidam dos veiculos menores e andam sem dar seta, sem olhar nos retrovisores e cortando a frente de veiculos menores, tenho escapamento em minha moto para minha segurança, ja que os outros não me cuidam, me cuido eu.

Avatar
Odair Rattu 12 de outubro de 2020

Se o motociclista andar dentro da faixa , não entre elas, não ultrapassar pela direita, etc…etc. será visto e ouvido ,o problema que a lei serve pra tudo e pra todos , não quando convém.

Avatar
Isaac 28 de novembro de 2020

Você motoqueiro experiente de mais de 15 anos acha mesmo que confiar no barulho do seu escapamento em cruzamentos e etc.. vai te livrar de acidentes? Então mete a cara kkkk

Avatar
UM MOTOCICLISTA 14 de outubro de 2020

Porque deveriam pegar no pé do motoca que faz uma modificação de acordo com seu gosto, e não pegar daqueles motoristas que andam com seu veiculo com o escape todo enferrujado, furado, caindo aos pedaços ? só os motocas que pertubam !?

Avatar
Marcos 5 de junho de 2020

Não é fácil , não é simples e não é justo, para a emissão do CSV, é necessário o laudo técnico do conjunto de iluminação , nenhum laboratório emite esse laudo , com preço acessível o valor é em torno de R$10.000,00, se por acaso o modelo do veículo ex.ecosport já tiver sido testado não tem problema , mas se um New Fiesta, não !
Tem que levar esse laudo fotométrico.
Enfim …..

Avatar
Luiz telmo 3 de junho de 2020

Quando a pessoa vai no oftalmo pra trocar o grau da lente porque precisa enxergar melhor não é mesmo, se não usar óculos e for pego na blitz vai tomar multa, mas a pessoa pra este caso onde bota uma lâmpada pra iluminar melhor as vias mal iluminadas ai não pode, que país é este hein?

Avatar
Mychael 4 de junho de 2020

Concordo com você

Avatar
lucasdossantosgk 6 de agosto de 2020

Experimenta andar na rua com pessoas que botam led. Fica bom pra quem usa, mas terrível para os outros, atrapalha a visão e pode causar acidente.
O conjunto óptico dos carros e motos São projetados para um tipo específico de lâmpada. Aqueles detalhes não estão ali de enfeite, são projetados pra refletir a luz emitida dentro de um faixo determinado.

Avatar
José Alexandre Bento da silva 19 de agosto de 2021

Se todo mundo usasse led kkkk estaria cego já e muito ruim lâmpada de led pro proximo kk

Avatar
Diogenes 27 de agosto de 2020

Também condordo,

Avatar
Mathias 2 de setembro de 2020

Led e Xenon é uma praga. Há vários motoristas que instalam lâmpadas xingling que ofuscam outros motoristas.

Avatar
DANIEL DO NASCIMENTO LISBOA 5 de setembro de 2020

Concordo com vc quando diz “xingling”, pq se procurar alguns vídeos da própria Philips no YouTube, verás testes práticos com as lâmpadas da marca, que levam o selo do Inmetro, fazendo toda a diferença.

Avatar
Mr7 31 de maio de 2020

Problema não é o valor em si da lâmpada, mas a instalação incorreta que faz isso de ofuscar, lâmpadas halógenas tbm ofuscam sabia? Fase alta ligada,
E foco mal regulado, esqueceu dela? Larga de ser ignorante, o estado apenas está sufocando as pessoas a adquirirem carros mais novos, assim como irá acontecer em um futuro próximo com os veículos a combustão em geral a irem para o elétrico ou algum outro que se mostre “eficiente” na redução de emissão de poluentes

Avatar
Marcos 26 de maio de 2020

O que nenhuma reportagem,CONTRAN,INMETRO e até mesmo as revendas de lâmpadas led menciona pelo contrário omitem é que para colocar a simples observação no documento é necessário o laudo técnico do conjunto óptico pra isso apenas dois laboratórios estão ativos calor para a emissão do laudo por volta de R$6.000,00 cada.
Se o modelo do seu veículo por acaso já em algum momento já houve a emissão desse laudo aí é mais fácil , porém tirando isso !
Ninguém consegui fazer essaslteraxao e legalizar !

Avatar
Marcos Ramos 6 de setembro de 2020

Marcos, desculpe minha ignorancia, mas no RS basta fazer a alteração com um laudo do inmetro, ao todo aqui gastamos, em torno de 500 a 800 reais.
Porque ai onde vc mora é tão caro ??

Avatar
Leandro 18 de setembro de 2020

Onde você fez isso Marcos? Me disseram que nenhum Inmetro do RS está fazendo isso. Tentei no Inmetro da minha cidade e chegaram a dizer que é fake news a notícia que pode ser regularizado até o final do ano. Um abs!

Avatar
Gustavo 22 de setembro de 2020

Aqui em SC também está impossível de fazer isso…

Avatar
Alcdes 11 de maio de 2020

Tenho um etios 2015, farol original, é uma droga.

Avatar
Sidney 5 de abril de 2020

Melhor led do mercado e a Led CSP, pois ela não ofusca quem vem no sentido contrario.Corra de led com chip COB, e barato mas não compensa.

Avatar
Leandro 19 de março de 2020

Matéria muito boa, mas fiquei com algumas dúvidas… No farol do Civic tem o projetor, isso pode dar recusa na troca pelo detran? Se o Detran recusar o pedido da troca eu perco o que paguei ou só pago se alterar a documentação? No farol de milha fica bom o LED, mas e no de neblina? E por fim, se eu alterar pra LED no documento só vou poder por LED ou posso usar a original halógena se quiser?

Avatar
Marcos Ramos 6 de setembro de 2020

Se o projetor for original do carro não vai ter problema, agora se vc instalou ele, vc vai ter problemas com certeza, se não ter problemas com o detran, poderá ter problemas com a policia, é só uma questão de tempo, a troca de qualquer coisa que seja é considerada “modificação das caracteristicas originais do veiculo.”

Avatar
Bartolomeu Casemiro 19 de março de 2020

Se eu trocar o farol inteiro da problema? Por exemplo, o modelo do meu carro original é sem LED. As versões mais novas desse carro o farol vem com LED. Se eu trocar o farol completo, sendo como disse, original de um modelo mais novo, preciso refazer a documentação?

Avatar
Luis Silva 15 de março de 2020

E as lâmpadas halogenas do tipo cristal whites da Philipps que só muda a cor mas continua halogena, será proibida também???

Avatar
Paulo 14 de março de 2020

Não consigo entender
Se melhora a visibilidade porque proibir
Primeiro foi Xênon agora o Led
Eu já utilizei Xênon em um veículo e a visibilidade e muito superior as lâmpadas halogenias aí a autoridade disse que eu tinha que retirar sob alegação que ofuscava a visão de motoristas que vinham em sentido contrário respondi a ele que nenhum motorista havia reclamado da luz do meu veículo, ainda sim ele continuou dizendo que ofuscava aí falei para ele que ofuscava a visão não era a luz e sim farol desregulado.
Fui multado

Avatar
Rafael Cesar 15 de março de 2020

Atrapalha DEMAIS tanto para quem vem bo sentido contrário como para aquele que esta no mesmo sentido(sendo que o carro com luz de led esta atrás). Como vc nao é capaz de perceber isso ?
Parabens ao policial.

Avatar
Talisson 7 de julho de 2020

Rafael se você não conhece produtos de qualidade tanto xenon quanto LED não fale generalizando. O mal é que muitos dos que fazem alteração usam lampadas de má qualidade que não tem foco correto e acabam ofuscando outros condutores, lâmpadas de qualidade tem exatamente o mesmo foco das lâmpadas comuns e até melhores nas laterais que ampliam o campo de visão do motorista e não atrapalham em absolutamente nada outros condutores.
Exemplo de valores que as pessoas pagam, 100/150 reais em lâmpadas de baixa qualidade e 300/500 reais de boa qualidade, é esse o problema e não a modificação no geral.

Avatar
Eduardo 14 de agosto de 2020

Não sabe o que tá falando e fala besteira! Um farol com lâmpada led de qualidade e bem regulada fica excelente e não ofusca nada! O que incomoda é o mau uso e os exageros! LED é futuro, é tecnologia, é economia… LED é vida!

Avatar
Leandro 19 de março de 2020

Eles proíbem pq o brasileiro como é sempre o espertão, vai lá e não tem dinheiro pra por uma lâmpada de qualidade tipo philips e compra uma xing ling de 30,00. Ou põe um xenon que vai cegar td mundo…

Avatar
Claudeci 14 de março de 2020

Ao invés de se preocuparem com os corruptos do país estão preocupados com lâmpadas vai procurar os ladrões dos nossos impostos os ricos tem condições de comprar carros com faróis bons mais pobres não tem paga os impostos na maior dificuldade e ainda querem multar fico indignado com isto

Avatar
DERMEVAL RODRIGUES DA SILVA 14 de março de 2020

Nesse país seria interessante fazer a troca das lâmpadas dos faróis pra enxergar melhor os buracos na via , vou fazer de acordo a lei.
Infelizmente os brasileiros não se unem pra protestar contra o sistema, quem não protesta obedece qualquer lei imposta, mesmo sendo ela ridícula ou opressora.

Avatar
Luiz Francisco 13 de março de 2020

Quanto mais estado, mais leis inúteis.
O carro é meu, paguei e faço o que bem entender com ele.

Avatar
ti 9 de abril de 2020

então pegue o seu carro e ande com ele dentro do quintal de sua casa pois ninguem é obrigado a ser ofuscado por um farol de led porcaria de 120 reais nego coloca essas porcaria sai ofuscando geral e ainda acha que tá andando de bmw tem que fazer a multa moer sem dó tá barata essa multa ainda tinha que ser uns 700 reais pra aprender

Avatar
Felipe 9 de julho de 2020

Nao se doi nao, tem muito led e xenon por ai que eh CARO e MUITO bem instalado e regulado, acredito que sim deveria levar multa quem coloca um holofote no farol, mas nao quem faz um serviço bem feito e so visa melhor visibilidade.

Avatar
G.Freire 13 de março de 2020

O detram deveria se preocupar com outras coisas não com uma lâmpada. Vão pra ruas fazer blitz lei seca assim diminuir a índice de acidentes.lâmpada pra mim é acessório para deixar o carro com mais segurança e o motorista dirigir com mais conforto.detram é fábrica de multas impostos absurdo

Avatar
SPS 13 de março de 2020

Verdade!

Avatar
José lunkes 13 de março de 2020

Ao meu ver e questão de adaptação. A lâmpada tem q ter u mini refletir na frente dela jogando o brilho de volta pro refletor principal. Assim a lâmpada forma um ponto escuro pra quem olha de frente e produz um foco perfeito. Não tenfo esse mini refletor, é a luz que sai da frente da lâmpada que ofusca.

Avatar
José Marcos 13 de março de 2020

Essa palhaçada somente aqui nesse país da nojo morar aqui. Veja bem, você compra um veículo que tem cerca de 40% de imposto, passa vinte anos pagando IPVA, qualquer alteração tem que pedir permissão, e tem que levar o carro para fazer uma vistoria numa empresa credenciada pelo Detran, pagar pela vistoria.kkkkkkk muita piada mesmo.Ha!!!! só pra lembrar que os Detrans não podem terceirizar sua autoridade e muito menos cobrar por vistoria.Mas ninguem reclama, esse pessoal do contram não fazem nada para sociedade é muita gente incompetente no lugar só.

Avatar
SPS 13 de março de 2020

Verdade!

Avatar
JOSE NICACIO XAVIER FERREIRA 13 de março de 2020

Esse pessoal deveriam ser demitidos. Infelizmente nosso país foi nesses últimos 30 anos esculhambado por partidos e políticos corruptos que fizeram tudo até criaram leis para garantirem suas safadezas.

Avatar
Maciel Justino Cunha 13 de março de 2020

Boa tarde,eu na minha opinião não acho nem um problema de subistituir a lâmpada do veículos por lâmpada de led,eu acho muito melhor os faróis de led do que o original,eu ja evitei varias vezes do meu veículo quebrar em buracos no meio das avenidas,clareia muito mais tem um foco melhor e da pra ver de longe alguns obstáculos nas rua como pedras buracos homens trabalhando principalmente a noite,com os faróis normais de antes cansei de cair em buracos estourar pneus quebrar suspensão,as lâmpadas de led ajuda muito principalmente nas rodovias a noite e da mais segurança para os motoristas, não é porque fica mais bonito,e a segurança que da pra nos,eu na minha opinião legalização sim e o farol de led o motorista oposto ja vê de longe,a lâmpada amarela não ajuda muito.

Avatar
Andre Moda 13 de março de 2020

Quem vem do lado contrario eh atrapalhado pela luz desfocada. Faz o teste num farol de fusca por exemplo. A luz vai ateh a lua, na cara do motorista da mao contraria e na rodovia toda…tem que se lembrar que ha todos tipos de motorista. Novos de carta, idosos, imperitos, etc. Quando chove entao…a luz atrapalha sim.
O farol de led sem preparacao, esta errado alterar e se torna um perigo.

Avatar
MARCOS AURELIO ALVES DE SOUZA 14 de março de 2020

Devíamos regulamentar uma lâmpada homologada e tenha padrões de qualidade e foco.. concordo que atrapalha. Tem muita gente sem noção que põe Xenon até no pisca.kkk
E por isso acaba com a graça e a beleza do farol branco que fica top.

Avatar
Edson 13 de março de 2020

No meu caso eu tenho que fazer uma modificação na parte eletrica msm usando o encaixe H4 doHonda Fit 2007, pois ele tem um problema que da pau com esse negócio de positivo e negativo que os LED trabalha, fui instalar uma vez o xenon pirata e nao funcionou por isso. Parece que da um retorno nao sei de onde, agora não sei se é so no meu ou em todos igual a meu.

Avatar
Francinaldo 13 de março de 2020

Consertar buracos nas ruas ninguém quer, fazer uma iluminação adequada nas ruas e avenida s ninguém quer, agora multa as pessoas esses vagabundos sabem fazer se e proibido proíbam as vendas e as fábricas de fazer já que o estado não tem capacidade de nada só presta para aplicar multa ladrões de colarinho branco.

Avatar
Adriano santos 12 de março de 2020

A lei tem que existir mesmo, porém pra fiscalizar farol fora do padrão, regulagem errada,amareladas ou cores absurdas, tinha que ter uma tolerância de temperatura de cor e não proibir a tecnologia em si. E claro que uma lampada de led de R$60,00 não vai oferecer qualidade alguma, só vai atrapalhar o trânsito. Eu uso farol led full led de alta qualidade o corte do farol acontece abaixo do retrovisor do veículo a frente e fica na linha do parachoque. Mesmo com o farol alto eu garanto que não ofusca já testei e garanto.

Outro ponto que a matéria não deixou claro!

Pra regularizar a iluminação de led você vai gastar quase 1 mil reais só em vistorias absurdas e totalmente desnecessária.

A lampada precisa ter o celo do imetro e mesmo assim vai ter que apresentar uma carta laudo do fabricante do veículo aprovando a lampada no conjunto ótico original e detalhe, vai ter que pagar mais de R$300,00 so na vistoria ridicula do Imetro.

Resumindo!

Não vale a pena regularizar!

Vale a pena correr o risco e pagar a multa de R$195,00.

Os deputados não estão nem aí pra essa asneira que estão fazendo com a gente.

Avatar
Edson 13 de março de 2020

Concordo com vc, principalmente nesta parte de altura, tem uns infelizes que usam o xenon numa altura que quase ilumina um avião voando, e o brilho é mais intenso msm não tendo em algus caso a ms eficiencia do halogeno original, so que para eles o importante é ” eu tenho xenon” e nao se importa com esta na frente ou vem no sentido contrario

Avatar
Andre Moda 13 de março de 2020

Vai fazer o individuo compreender que se ele atrapalha alguem no sentido contrario ele pode ser a vitima…

Avatar
Ferreira 12 de junho de 2022

Meus caros co-leitores, é preciso considerar que, neste país, as leis são feitas sempre, de maneira que haja espaço para múltiplas interpretações, como o citado por outro leitor, que salienta que um parágrafo proíbe, enquanto o outro diz que há possibilidade de aplicação de novas tecnologias! A questão é sempre de ordem pecuniária! Imaginem o montante que circula, em razão desta resolução, seja de forma legal ou ilegal, se é que me entendem! Se a lei for clara, não serve, porque ninguém ganha com ela…É Brasil…Parabéns para o legislador, e claro para seus apoiadores, para pessoas assim nunca faltaram recursos! pode faltar vergonha! só isso…

Avatar
Marcos de Campos Gimenez 12 de março de 2020

Aqui no Brasil é sempre assim… vão ganhar dinheiro com a proibição e depois baixam uma lei permitindo o uso novamente…e assim vai essas zonas de leis…

Avatar
Bruno 12 de março de 2020

Tomei uma multa em Curitiba, apreenderam meu documento, tive que trocar as lâmpadas, levar no Detran para inspeção, aí me devolveram o documento.
Mesmo com tudo isso, troquei de novo, pois esta ilumina de verdade, as halógenas são muito ruins em estradas

Avatar
LEI EXISTE PARA TODOS 8 de julho de 2021

DEVIA TER SUA CNH CAÇADA PRA APRENDER

Avatar
Dyego silva 12 de março de 2020

Graças a Deus chegou a proibição demorou e tecnologia sim mas não pra todos os carros e outra essa lâmpada em carro que não saiu com elas de fabrica faz é ofusca o motorista que vem direção oposta

Avatar
Aldecyr Corrêa da Fonseca 12 de março de 2020

E isso mesmo, os donos de celta, Palio,HB20 e motoqueiros em geral estão usando esta maldita lâmpada e ofuscando a visibilidade dos motoristas, aqui no Rio de janeiro e uma bagunça nas vias públicas. Não temos fiscalização eficiente do Detran.

Avatar
Paulo 12 de março de 2020

Balela..

Avatar
Fábio 13 de março de 2020

Balela mesmo! As lâmpadas led Philips por exemplo tem uma eficiência muito maior que as próprias lâmpadas comuns, sem alterar o foco ou regulagem dos faróis. O problema está em lâmpadas que vc compra no boteco da esquina, dizendo que são boas! A culpa é de quem não quer pagar o preço pra ter um equipamento de qualidade.

Avatar
Bruno g. Silva 12 de março de 2020

Concordo Rodrigo os governos em vez de se preocupar com lâmpada de led pra recadar dinheiro do povo melhora as pistas…

Avatar
Rodrigo 12 de março de 2020

Lâmpada halogena e uma tecnologia ultrapassada e por qual motivo ainda é utilizada em veículos? Temos tantos problemas em diversas cidades como buracos em ruas, vias ruins, etc, e os órgãos de trânsito se preocupam com lâmpadas de led.
Vamos colocar leis que resolvam problemas. Não tenha dúvida que lâmpadas com maior iluminação reduzem riscos de acidentes e possíveis tentativa de assalto em vias escuras. A tecnologia tem que ser usada a nosso favor mas parece que as cabeças não pensam dessa forma.

Avatar
Dyego 12 de março de 2020

Ainda bem que veio essa lei pra proibir led em carros que não e originais led o lâmpada horrível nao iluminam nada se não forem originais do veículo e ofusca e muito motorista que vem sentido oposto a ponto de causar acidente

Avatar
Cleber 12 de março de 2020

São leds não xênon Pesquisa antes de falar asneiras

Avatar
Felice cangiano 13 de dezembro de 2020

Antes foi o kit emergência depois extintores agora iluminação. Vão te cata

Avatar
Carlos vicente 27 de dezembro de 2020

Os politicos deveriam se preocupar era com as gasolinas adulteradas danificando os carros deveriam se preocupar em nao vender a gasolina pra a bolivia a 1.59 enquanto o brasileiro paga por volta de 5.00 pagar quase 100.00 no botijao de gas enquamto custa 12.50 o bujao de gaz na Bolivia isso que deveriam se preocupar mas o estado so quer sugar o povo

Avatar
João Carlos 20 de janeiro de 2021

Felice! Cangicão! Saudade de você! Da Época da Imong. Você tinha um Fiat 147. Do Clube Raquete! Do Adamo da Dra. Mieko. Neide, Célia, do Eduardo! Brunette, Nelson, Jairo.

Avatar
Paulo 12 de março de 2020

Qualquer lâmpada mesmo original mau regulada ofusca a visão no sentido contrário… Led e tecnologia e evolução… Lamparina e coisa de carroça…

Avatar
Carlos vicente 27 de dezembro de 2020

Amigo nao comcordo nao pois regulada certinho da mais seguranca ao condutor se fala assim e porque nao deve ser pobre pra fala assim deve andar com carro de 500 mil so pode

Avatar
Carlos vicente 27 de dezembro de 2020

Enquanto o povo nao se juntar e fazer abaixo assinao com milhares de assinadoras pra acabar com as lei de bosta o povo sempre sera roubado veio a lei que tenham de ter lampadas de reserva depois acabou veio a lei dos extintores todo o mundo andava doido a comprar em semanas ja nao era o obrigatorio pois o estado ja tinha ganho bom dinheiro so nisso. Depois veio a lei que tinha de anda sempre com a luz ligada em semanas passou so pra rodovias e uma palhacada isso um verdadeiro cumolo o estado deveria era ser bruto nas leis. Com assasinos violadores bandidos de toda a especi e acabar com as saidinhas de bandidos como alguem. Que mata ou viola ou rouba pode ter as ditas saidinha. Isso e uma vergonha deve ser o unico pais no mundo que admite isso na uniao europeia jamais fariam isso. E alias bamdido e preso nao fica de boa nao trabalha das 8h as17h. Tomam banho e voltam pra a cela aqui nao fazem nada traficam teem visitas intimas. E as saidinhas pra cometerem mais crimes

Avatar
Deixe um comentário