Pisar na embreagem para dar a partida: entenda o porquê
Uma atitude simples pode colaborar para prolongar a vida útil da bateria e do motor de arranque do seu automóvel
Uma atitude simples pode colaborar para prolongar a vida útil da bateria e do motor de arranque do seu automóvel
Um bom hábito que todo motorista de carro manual deveria ter na hora de dar a partida é pisar na embreagem. Sabe porquê?
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Quem tem automóvel com câmbio automático sabe que nem adianta tentar ligar o motor se alavanca não estiver no P, de parking, ou N, de neutro, para se evitar de ligar o motor com o câmbio engatado, porque o automóvel poderia dar um salto para frente ou para trás, o que poderia provocar, como já provocou, acidentes.
Além disso, alguns automóveis importados com câmbio manual também exigem do motorista pisar na embreagem para que ele possa acionar o motor, com o mesmo propósito de evitar que ao ligar o motor, se o câmbio estiver engatado, o automóvel dê um pulo e provoque um acidente.
Esse bloqueio do motor de arranque, caso o carro esteja com o caminho engatado, é lei nos Estados Unidos.
Mas, além do aspecto da segurança obrigar o motorista a pisar na embreagem ao dar no arranque, tem outra vantagem: desacoplar completamente o motor do câmbio, reduzindo o esforço da bateria e do motor de arranque.
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Meu carro é um gol g4 2012 devo pisar na em breagem também ao liga-lo??
Impressionante a quantidade de “mecânicos automotivos” meia tigela querendo discutir com equipes de engenheiros internacionais.
Vamos deixar o carro na garagem e usar a bike!
O MANUAL FIAT , SIENA DIZ QUE PARA DAR PARTIDA TEM QUE PISAR NA EMBREAGEM
Tive um prejuízo enorme hj pq sempre eu Estaciono deixo no ponto morto e freio de mão troquei o oléo hj e dei partida porém o mesmo estava engatado e foi para frente bateu na parede fui trocar o oléo e tive um grande prejuízo e obrigatório deixar o carro engatado? Pra que o freio de mão então detalhe já troquei o oléo com ele 4 vezes é só hj que aconteceu deles deixarem engatado ódio dessa concessionária não volto mais lá nem a pau.
Uai, quer dizer que você não sabe diferenciar um carro engrenado de um carro no ponto morto?? Doideira, leva o câmbio pra frente e pra trás, com ele desligado,que você acha o centro, que corresponde ao ponto morto.
Ariana,
Nunca ouvi dizer q o carro estacionado deve estar engatado, a não ser se ele estiver numa ladeira, aí engata-se a ré ou a primeira, dependendo da posição do veículo (não tenho coragem de fazer isso).
Qual a dificuldade das pessoas em rebater uma afirmação de forma civilizada e sem insultos? Ata gente arrogante! Basta explicar com cortesia o pq da sua discordância. Fica a dica
Meu carro é um modelo 2018, e ele só dá partida quando eu aciono a o pé na embreagem! Ou seja é um mecanismo próprio dele de fábrica.
Olá boa tarde . Me chamo Gabriela. Então quero saber sobre a embreagem do carro manual eu achei que o correto antes de ligar era pisar na embreagem colocar o câmbio do carro no ponto morto..depôs tirar o pé da embreagem posicionar o freio medida de segurança e liga o carro..pq está errado ..pq precisa pisar direto na embalagem certo que o carro está engatado na sua primeira marcha ..ai ele vai alavancar pra frente então pq não fazer da forma diferente como disse no início …dês de já agradeço espero resposta ..grata
Olá Gabriela, você está correta sim,este procedimento é ensinado para segurança, pois as vezes o freio de mão não está regulado vindo ao veículo descer morro a baixo por isso coque sempre a primeira marcha,e faca o procedimento de segurança ao ligar.
Já o outro procedimento é o mesmo caso mas só muda que você de a partida com o pé na embreagem para aliviar o peso exercido da transmissão e embreagem na partida para ter uma duração maior na bateria e motor de partida.Isso e cálculo de engenharia,na prática não tem muito desgaste ou economia,para um real você economiza 0000,1cents entendeu.espero ter ajudado.
*
tudo errado……. pisando na embreagem já se calibram os pneus automaticamente, e o tanque se abastece sozinho. qta baboseira .
A anos faço isso só ligar o carro com o pé no fundo da embreagem e nunca tive problemas com o motor nem com a embreagem e a bateria acabou com o tempo dela
Faça do jeito que vc achar melhor pessoal.
O que faz a lubrificação da parte superior do motor é a bomba de óleo,,,não tem nada a ver ,,,,tu é burro é,,,,???
Amigos não se preocupem os bons mecânicos estão aí para corrigirem os defeitos x ou y ,é isso aí.
Que blabla pra ganhar clicks no site. Nada haver. Pura bobagem. Quem conhece na prática sabe. Manés, vão seguindo essa dica idiota e desgastando sem motivo sua embreagem. Carro com câmbio mecânico que não exige acionar o pedal de embreagem ao dar a partida, somente colocar em neutro e dar a partida. PQP. Bestas
Não há desgaste dando partida a frio não,pisar na embreagem alivia o esforço e não prejudica a lubrificação do motor como uns deixam no ar,os tuchos hidráulicos servem justamente para esta lubrificação da parte de cima do motor então sempre q der partida pise na embreagem
Sempre uso etanol no carro, quando ligava ele de manhã sem pisar na embreagem tinha que dar umas 2 ou mais tentativas. Agora sempre piso na embreagem e o carro sempre pega de primeira.
É óbvio que eu acredito em quem entende não só da parte prática mas Também da parte técnica. Por isso, a coerência da informação deste site me deixa muito seguro quanto as informações passadas.
Sempre uso etanol no carro, quando ligava ele de manhã sem pisar na embreagem tinha que dar umas 2 ou mais tentativas. Agora sempre piso na embreagem e o carro sempre pega de primeira.
Olá amigos! Não é bem assim Emerson, sou técnico automotivo a mais de 15 anos, e assim como relata o artigo alguns carros IMPORTADOS vem com este tipo de sistema devido as legislações de seus países de origem, porém, automaticamente eles ja projetam os veículos para este tipo de procedimento. No entanto, isso não acontece nos carros fabricados no Brasil. E então, si a partida, principalmente com o motor “frio” for efetuada sempre com a embreagem acionada, haverá sim: um desgaste prematuro no motor , um desgaste axial da árvore de manivela ( virabrequim). Então para quem escreveu o artigo fica a pergunta: É melhor economizar bateria ou o motor de seu carro? Bom senso é tudo .
Um ótimo dia a todos e até mais.
Apenas para esclarecer, os carros Ford fabricados no Brasil já exigem o acionamento da embreagem, na partida, fazem pelo menos quatro anos. Qual o fundamento técnico que justifique o “desgaste Axial ” do virabrequim? Este está seguro nos mancais por peças de metal macio chamados casquilhos, que em nada são afetados por ação de pisar na embreagem.
Desgaste prematuro
Concordo com seu comentário, o acionamento da embreagem pressiona intensamente o virabrequim contra as bronzinas, num momento em que não há lubrificação entre esses itens, ao longo prazo, causando folga axial no virabrequim.
Amigo o desgaste prematuro só acontece no disco de embreagem pois o mesmo vai está colado no disco volante quando dá a partida ,com isso só vai desgastar o disco de embreagem,,,,tu é burro é,,,???
Boa tarde prazer Gabriela..então se não tou errada no que entendo os carro que não vem de fábrica pra pisar na embreagem, o melhor a se fazer com os carro que não tem essa aspiração e deixa no neutro e tira o pé da embreagem pra ligar o carro pra custo da parte mecânica não ter certo desgastes em alguns fatores é isso..
Parabéns parabéns amigo certíssimo, maís é difícil para quem não tem conhecimento de como funciona um motor de combustão interna, lhe parabénizo.
Gusmão
Isso tem muitas variáveis , pois alguns mecânicos falam que isso de pisar na embreagem prejudica o motor Etc… Em quem vamos acreditar se uns falam x e outros falam y ? A verdade é que os carros novos estão vindo já com esse sistema de só ligar o carro com o pé todo na pedal da embreagem
Não estraga nada, isso é mecânico de fundo de quintal, só ligar com o veículo no ponto morto e pisando na embreagem.
Concordo plenamente.
Sim Porra. concordo não estraga nada,se estragar é o disco de embreagem,se fosse por isso não existia o neutro na alavanca de mudancas ….
Mecânico é igual a médico, se você for em 10 médicos todos falam um sintoma diferente e dão um medicamento diferente, então como você disse, eles sempre vão dizer o Y.