Cuidado com as lojas picaretas que vendem óleo antigo para o motor

O óleo para o motor está cada vez mais moderno, mas é preciso ficar atento às especificações para não levar gato por lebre

oleo motor viscoso moderno carter shutterstock
Por Boris Feldman
Publicado em 12/09/2019 às 08h30
Atualizado em 12/09/2019 às 14h42

Ao comprar o óleo para o motor, a marca importa menos do que as duas classificações: SAE e API. SAE é que determina a viscosidade. Por exemplo: 0W25, 10W40, etc… A API é que diz qual é a aditivação do óleo.

E os motores, quanto mais modernos, pedem aditivos mais sofisticados. A classificação API tem duas letras: S, de serviço, seguida pela letra A, ou B, C, D e assim por diante. Quanto mais alta no abecedário, mais moderna é a aditivação.

A classificação API dos motores mais modernos já é a SN, mas todo cuidado é pouco! Porque ainda tem troca de óleo e loja vendendo óleo para o motor SG ou SL, recomendados para veículos de 20 ou 30 anos atrás. Mais baratos, porém prejudiciais aos novos motores.

img 20180614 115938 1 Óleo para motor
Óleo lubrificante Foto | Shutterstock
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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
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picaretagem na vw 12 de setembro de 2019

Boris, tenho um fox 1.6 ano 2017 onde existe o mito de ser o motor que consome óleo! balela! ou melhor, consome sim, mas consome o óleo que é colocado na própria vw, com todas as suas “melhorias especiais secretas” e seu preço elevado. resolvi mandar as favas a garantia e troquei eu mesmo o óleo de meu carro, em detrimento de ir na 2ª revisao e adivinhe: tudo normal e nível normal! óleo com as mesmas características do original! que tal fazer uma matéria sobre toda esta corrupção e safadeza dentro das próprias montadoras e concessionarias? se quiser eu ajudo, tenho muitas historias para contar!

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