Óleo do motor: entenda as letras que indicam a aditivação

Quando for preciso completar o óleo do motor, é preciso ficar de olho nas especificações para que não haja nenhum problema depois do serviço realizado

Por Boris Feldman07/01/19 às 06h15

Às vezes acontece de ter que completar o óleo do motor em uma viagem, por exemplo. Mas, nem sempre encontramos o mesmo óleo que já está lá no cárter. Saiba que maneira correta para escolher o óleo certo para o seu carro.

[TRANSCRIÇÃO]

Você para no posto pra abastecer, aproveita para checar o nível do óleo e percebe que está faltando quase um litro. E no posto não tem exatamente aquele óleo que você usa no cárter. Quais são, no caso de completar com outro, as duas características básicas que devem ser cumpridas?

A primeira é a viscosidade: se o seu óleo é, por exemplo, 15W40, mantenha sempre essa viscosidade. A segunda é a aditivação que vem especificada com duas letras: S (serviço) A, SB, SC e assim por diante. Quanto mais moderna a aditivação, mais alta a letra do alfabeto. Se o óleo especificado pelo seu carro for um SJ, você pode substituir por um SL ou SM, mas nunca por uma letra inferior. Não se troca, por exemplo, SL por SH, pois trata- se de uma ativação mais antiga e menos eficiente.

óleo do motor
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário