A diferença das luzes vermelhas e amarelas no painel do carro

Por BORIS FELDMAN22/04/18 às 11h45

As luzes no painel do seu automóvel são para indicar o funcionamento ou o mal funcionamento dos sistemas do veículo. Geralmente apresentam em duas cores: vermelha e amarela. Você sabe o que cada cor indica?

[TRANSCRIÇÃO]

Você vem dirigindo seu automóvel quando acende uma luz no painel e aí você pensa: deveria ter lido manual do carro, porque eu não faço a menor ideia de que alerta é esse. Mas não se preocupe, porque a maioria dos motoristas não lê mesmo o manual, até porque eles viraram verdadeiros calhamaços, e dá preguiça, de fato.

Mas vão aqui duas dicas básicas em relação às luzes de alerta do seu painel que são as seguintes: a primeira é, ao virar a chave antes de ligar o motor, verifique se todas essas luzinhas estão ascendendo de fato. Porque, se algo estiver com mal contato, queimada, ela jamais vai te alertar pra nada, porque ela não está acendendo.

Em segundo lugar, existem essas luzes de várias cores no painel: a de farol alto, por exemplo, é uma luzinha azul. Porém, as lâmpadas que te alertam para problemas no automóvel são de duas cores: amarelas e vermelhas. As amarelas significam que você tem que prestar atenção em algum problema que aconteceu, em algum lugar do carro, e levá-lo a oficina para corrigir o defeito.

As vermelhas são mais complicadas porque, quando se ascendem, significa que você tem que parar o automóvel em função de um problema grave, com duas alternativas: ou chamar uma assistência, ou mandar rebocar o automóvel para a concessionária ou sua oficina de confiança.

luzes no painel do seu automóvel
Modern illustration of instrument cluster

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário