Acendeu a luz de alerta EPC no painel do carro com ele ligado. E, agora?

Você está dirigindo o seu automóvel e acende a luz de alerta EPC. Se isso aconteceu é melhor tomar as providências necessárias para não ficar no meio do caminho.

Por BORIS FELDMAN16/04/18 às 14h46

Com mensagens de alerta no painel do automóvel não se brinca. Principalmente se uma delas for a luz de alerta EPC. Você sabe o que ela indica?

[TRANSCRIÇÃO]

De repente acende uma luz no painel, aquela luz de alerta que, na verdade, são três letrinhas, não tem símbolo nenhum: EPC. O que significa e o que o motorista deve fazer? EPC significa “electronic power control”. Quer dizer que a central eletrônica, que regula todo o funcionamento do automóvel, está com alguma pane, tem algum sensor com problema ou algum componente interno dessa central sem funcionar corretamente. Isto significa que o dono do carro deve aproveitar que ele ainda está andando e ir imediatamente para uma oficina passar o carro no computador, para que seja emitido um diagnóstico do problema. Alguns automóveis acendem esse alerta e param poucos metros depois.

Luzes no painel do carro.
Modern illustration of instrument cluster

Boris Responde

Tem alguma dúvida sobre o funcionamento do seu carro? O que vai melhor no carro flex: gasolina ou etanol? Quando substituir o cinto de segurança? Com que frequência trocar o óleo do motor? O Boris responde essas e outras dúvidas. Digite sua pergunta na caixa abaixo.


0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário