Marcha a ré permite que o carro suba ladeiras mais facilmente?

No caso dos carros de tração dianteira, que são os mais comuns, isso é verdade por dois motivos: entenda quais são eles

Por Boris Feldman21/08/19 às 08h30

Um leitor do AutoPapo questionou: “por que o carro que não consegue subir uma ladeira de primeira marcha, basta invertê-lo, colocá-lo para subir de marcha a ré, que aí ele vence a rampa?”

No caso dos carros de tração dianteira, isso é verdade por dois motivos. Primeiro, porque a engrenagem de ré costuma ser mais curta, mais forte que a de primeira marcha, e, aí, dá mais força para o carro.

O outro motivo, principalmente quando está chovendo, quando o piso está molhado, é que o centro de gravidade do carro se desloca para a traseira, a frente levanta e se reduz o atrito entre o pneu e o piso.

Ora, colocando-se o carro para subir de marcha a ré, o centro de gravidade vai continuar se deslocando para trás. Mas ali estarão as rodas motrizes, que terão maior atrito com o piso e menor possibilidade de deslizarem em falso. E, por isso, de ré, o carro vence a rampa mais fácil.

ladeira estacionar descida shutterstock 5084848 Marcha a ré
Foto Shutterstock
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (4 votos, média: 5,00 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário