Novos motores turbo: alguns precisam de atenção com óleo

Dupla - turbina e injeção direta - pode provocar uma anormalidade na combustão. É preciso ficar atento ao óleo indicado no manual

oleo motor viscoso moderno carter shutterstock
Por Boris Feldman
Publicado em 12/06/2019 às 06h15
Atualizado em 08/10/2019 às 10h55

As exigências de redução de consumo e emissões estão fazendo as fábricas reduzirem a cilindrada dos motores. E para compensar, novas tecnologias. Entre elas, a turbina e a injeção direta de combustível, para evitar a perda de desempenho destes motores de menor cilindrada.

Entretanto, essa dupla – turbina e injeção direta – pode provocar uma anormalidade na combustão, uma super detonação que destrói o motor. Então, muita atenção no óleo recomendado para esse motor, que tem a dupla: turbina e injeção direta.

Pois foi criado uma nova classificação API, a chamada SN Plus para evitar esse fenômeno. Então, fique de olho no manual: se o óleo recomendado para o motor for SN Plus, nem pensar em usar o de uma outra classificação.

Motores com cilindrada
Viscosidade do óleo – Foto Shutterstock
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Adolfo Cesar 12 de junho de 2019

Óleo compensar anormalidade na combustão??
Não entendi

Avatar
Deixe um comentário