Não transforme o carro em arma

Você sabe qual é a distância necessária para frear um carro com peso de uma tonelada que esteja andando a 100 km/h?

Por BORIS FELDMAN25/07/18 às 06h30

A maioria dos motoristas não tem noção do perigo da combinação do peso do carro com velocidade. A 100 km/h, um carro percorre, pelo menos 90 metros. O que isso significa? O Boris fala sobre o assunto.

[TRANSCRIÇÃO]

Aquele velho conselho de não transformar o carro numa arma é mais que verdadeiro, principalmente porque os motoristas não têm noção do perigo que representa a combinação de peso com velocidade. Pra se ter uma boa ideia, vamos imaginar um automóvel de peso médio, na faixa de 1.000 a 1.500 quilos, rodando a uma velocidade de 100 a 110 quilômetros por hora.

Se surgir um obstáculo que obrigue o motorista a parar o automóvel, qual seria o espaço necessário? Considerando o melhor cenário do asfalto seco e do carro dotado de freios ABS, o carro iria rodar 90 metros até parar. E alguém tem ideia do que venham a ser 90 metros? É mais ou menos o comprimento de um campo de futebol.

Ou seja, automóvel pode mesmo ser uma arma, e às vezes apontada para a própria cabeça.

não transforme carro em arma

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Rodolfo 25 de julho de 2018

    Boa tarde, Caro Boris!
    …. Se carro já é difícil imagine a imprudência de certos caminhoneiros que andam muito acima da velocidade regulamentada.
    …. E o que dizer daqueles que adam a mais de 200 km/h com seus carros? Seria uma eternidade parar um carro assim.
    …. Hoje meu lema é:
    “Ando devagar porque já tive pressa”.
    Um forte abraço,
    Rodolfo

Deixe um comentário