Nissan e Unicamp vão desenvolver carro elétrico movido a etanol
Nissan fechou parceria com a Unicamp para desenvolver, nos próximos seis anos, um veículo elétrico que utiliza combustível vegetal
Nissan fechou parceria com a Unicamp para desenvolver, nos próximos seis anos, um veículo elétrico que utiliza combustível vegetal
Nissan e Unicamp estão desenvolvendo um carro elétrico movido a etanol. Então, tente adivinhar qual país será muito beneficiado com essa tecnologia?
[TRANSCRIÇÃO]
Passou quase despercebida uma notícia da maior importância: uma parceria firmada entre a Nissan e a Unicamp, Universidade de Campinas, para o desenvolvimento, nos próximos seis anos, de um veículo elétrico movido a etanol. Estão errados todos que acharam que o etanol seria para acionar o motor a combustão para carregar as baterias. Mas, não é nada disso! Do etanol no tanque será retirado o hidrogênio, que vai para uma célula a combustível, a tal Fuel-Cell.
Nesta célula, uma combinação entre o hidrogênio e o oxigênio do ar produz a energia elétrica que vai movimentar os motores. E o que sobra desta reação química? Água. Ou seja, uma solução sob encomenda para o carro elétrico no único país do mundo que já tem uma rede de postos com bombas de etanol.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Custo industrial (bateria) é sempre função do tamanho do mercado. Na Europa já há tamanho de mercado, principalmente porque a a UE já quer que o mercado de carros eletricos seja dominante daqui a 2030. Hoje voce jà tem ai eletricos marginalmente mais caros (com subsidios) dos carros convencionais. E a tendência mundial que o Brasil ainda ignora!
Boris Boa noite. Sou mineiro e curto muito seus comentários automotivos. Recentemente nosso governador anunciou isenção de IPVA para veículos automotores movido a gás a fim de impulsionar a Gasmig. Dito isso pergunto:
1. Há como adicionar ou as montadoras produzirem o veiculo ja com kit ;
2. O kit gás em veiculos poderiam ser ofertado pelas montadoras fabricados utilizados nos motores turbinado 1.0 de 3 cilindros tipo polo tsi?
3. Sabemos que as montadoras tem se movimentado bastante em desenvolver veículos 100 % elétricos.
3.1 daqui a quanto tempo crê que nos brasileiro poderemos usufruir desta tecnologia com preço competitivo que caixa no bolso da maioria dos brasileiros
Desde já agradeço e aguardo seu retorno.
Att.
Marco
Olá Marco, pra sua primeira pergunta, a Fiat, a alguns anos atrás tinha o Palio tetrafuel, que podia usar três tipos de combustível, gasolina, etanol e GNV, de fábrica. Pra segunda pergunta, acho difícil que alguma marca vá se interessar em desenvolver kits específicos, ainda mais com essa onda da eletrificação. E pra terceira, os carros elétricos, provavelmente, só vão ficar mais acessíveis quando acharem uma solução mais barata pra baterias, tanto em custo propriamente dito, quanto a durabilidade delas.