O que pode levar o nível do óleo a ficar baixando?

Boris explica o que pode estar acontecendo se o nível do óleo cai além do esperado, e o que pode ser feito

Por BORIS FELDMAN23/11/17 às 18h21

Boris explica o que pode estar acontecendo se o nível do óleo cai além do esperado, e o que pode ser feito.

Se um carro já está muito rodado, com bem mais do que 100 mil quilômetros, e o nível do óleo está abaixando muito, é o que indica aquela vareta, existe uma recomendação para se resolver o problema aumentando a viscosidade do óleo: estava usando 10W40? Passa para 20W60. Vale a pena?

Depende de quanto estiver abaixando esse nível. Se o motor já estiver pedindo mais do que um litro a cada mil quilômetros, é porque suas folgas ficaram muito grandes, e viscosidade não faz mágica. Já deve estar saindo uma fumaça branca pelo escapamento. O óleo está sendo queimado junto com o combustível e só mesmo uma retífica do motor pode resolver esse problema. Com muita sorte, pode ser que o óleo esteja apenas passando pelas válvulas e aí resolve- se o problema apenas reparando cabeçote do motor.

nível do óleo

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

3 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Troquei o óleo do meu carro, com 1.000km baixou litro de óleo. Não de Mais?. 16 de outubro de 2018

    *
    posso usar óleo mais grosso
    Tô usando o semi sintético.
    Meu carro é um voyage 2014

    EDITADO

  • Baraldi 8 de agosto de 2018

    Troquei o óleo do meu carro faz uns 4 meses, fiz algumas viagens, rodei em torno de uns 5 mil km, hoje fui verificar o óleo e estava a baixo do normal, o que devo faze ?
    Obs : o carro é automático

    • Carlos 30 de setembro de 2018

      Bom dia, pela minha pouca experiência mais usando um pouco de lógica, se tratando do motor ser funcionado em altas temperaturas é normal o óleo baixar de nível ou seja ser evaporado ou consumido pela fervura do motor que é normal, tanto que no manual se fala recomenda-se a troca do óleo assim que atingir a km pedida pelo manual ou se for por baixa de nível. Ou seja se vc andar pouco com o carro vc vai andar menos km e consequentemente durará mais …

Deixe um comentário