Nível do óleo do motor: qual é a maneira correta de verificá-lo?

Checar o nível do óleo no cárter é fundamental para um bom funcionamento do motor. E a maneira de fazê-lo costuma confundir muita gente...

oleo vareta
Por Boris Feldman
Publicado em 17/06/2019 às 20h30

Um leitor do AutoPapo pergunta se está correta a dica que lhe deram de somente puxar a vareta do motor, para verificar o nível do óleo,  passados alguns minutos depois de ter desligado o carro. E a dica, teoricamente, está correta.

Porque só depois de um tempo é que todo o óleo que estava nas partes superiores do motor desce completamente para o cárter, e o nível apontado na vareta é real. Aliás, há quem diga que esse nível deve ser verificado de manhã, antes de ligar o motor. Na realidade, estão todos certos.

Mas a diferença na prática não é tão grande assim. Depois de alguns minutos, ou até horas, claro que o nível vai subir um pouquinho. Mas não a ponto de distorcer informação. Se logo ao desligar o motor a vareta indica a necessidade de um litro de óleo, não significa que mais tarde ela vai indicar só necessidade de meio litro, ou nenhuma necessidade de colocar mais óleo.

Nível do óleo do motor
Foto Shutterstock
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário