Nível do óleo do motor: qual é a maneira correta de verificá-lo?
Checar o nível do óleo no cárter é fundamental para um bom funcionamento do motor. E a maneira de fazê-lo costuma confundir muita gente...
Checar o nível do óleo no cárter é fundamental para um bom funcionamento do motor. E a maneira de fazê-lo costuma confundir muita gente...
Um leitor do AutoPapo pergunta se está correta a dica que lhe deram de somente puxar a vareta do motor, para verificar o nível do óleo, passados alguns minutos depois de ter desligado o carro. E a dica, teoricamente, está correta.
Porque só depois de um tempo é que todo o óleo que estava nas partes superiores do motor desce completamente para o cárter, e o nível apontado na vareta é real. Aliás, há quem diga que esse nível deve ser verificado de manhã, antes de ligar o motor. Na realidade, estão todos certos.
Mas a diferença na prática não é tão grande assim. Depois de alguns minutos, ou até horas, claro que o nível vai subir um pouquinho. Mas não a ponto de distorcer informação. Se logo ao desligar o motor a vareta indica a necessidade de um litro de óleo, não significa que mais tarde ela vai indicar só necessidade de meio litro, ou nenhuma necessidade de colocar mais óleo.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |