O Freio Automático de Emergência deveria ser obrigatório no Brasil
O AEB, Freio Automático de Emergência, é um sistema de segurança muito útil para se evitar colisões e atropelamentos
O AEB, Freio Automático de Emergência, é um sistema de segurança muito útil para se evitar colisões e atropelamentos
Você já ouviu falar no Freio Automático de Emergência ou AEB (Automatic Emergency Braking)? Saiba porque ele deveria ser um item obrigatório no Brasil.
[TRANSCRIÇÃO]
Não é um exagero dizer que o automóvel progrediu nesses dez últimos anos, graças à eletrônica, mais do que os 130 anos desde que ele foi inventado.
Cada dia surgem novas letrinhas identificando novos dispositivos. Entre elas, uma das mais recentes é o AEB – Automatic Emergency Braking – ou freio automático de emergência. Um sistema de assistência que deveria até ser obrigatório, pois é essencial na segurança do trânsito e com capacidade de evitar acidentes e atropelamentos. Como ele funciona?
Radares à frente do automóvel identificam a presença de obstáculos, ou pedestres, e avisam o motorista para que ele aciona os freios. Se o motorista não perceber ou não tomar uma atitude imediata, o dispositivo interfere no sistema de freios de forma independente e evita o acidente.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Complicado esse sistema no Brasil!!!! Caso vc precise jogar o carro em cima de um meliante para fugir de um assalto, ao invés de acelerar, o carro irá freiar para ser assaltado. Desnecessário esse tipo de tecnologia, já precisei jogar o carro em cima de meliantes por duas vezes, e na vida real, em quase 30 anos de CNH nunca bati um carro, ou seja, um sistema que definitivamente iria colocar a minha vida em risco perante assaltos.
Seria bom se esse freio detectasse obstáculos há pelo menos 30 metros à frente e já fossem acionados automaticamente. Porque tem uns “burros” que em velocidades acima dos 100 KM andam colados na traseiras dos que estão à sua frente trafegando na velocidade permitida (dentro da lei), ou então eu vou ter que reforçar a traseira de meu carro para pisar no freio quando eles colarem. E muitos ainda andam pendurados no celular.
Mas o sistema já é assim. Ele mantém a distância necessária para frenagem.
Basta sair da esquerda (que é uma faixa para ultrapassagem) que ninguém mais vai colar na sua traseira!!!! Você não deve se preocupar com a velocidade alheia. Para isso existem os radares e a fiscalização. E outra, o seu velocímetro pode estar marcando 100, mas o do “apressadinho burro” está marcando 95….. por isso tolerâncias existem….
Dá pra instalar pós-venda?
Nossa seria a salvacao da patria, pois o qui mais se ve sao os apressadinhos ,querendo levar uma vantagem sobre os outros colocando a vida deles e de treceiros em risco ,ou seja falta conciencia ,por outro lado ,os veiculos tb nao fazem milacre, quando a colisao e inevitavel ok
Num país em que infelizmente os motoristas teimam em dirigir alcoolizados, sob efeito de narcóticos, usando celular e desrespeitando as leis de trânsito, esse tipo de freio salvaria a vida dos próprios condutores e principalmente dos que o cercam também.