A octanagem da gasolina brasileira é alta
Devido à mistura de etanol em sua composição, a gasolina brasileira tem alta octanagem e pode ser usada em motores com taxas de compressão elevadas
Devido à mistura de etanol em sua composição, a gasolina brasileira tem alta octanagem e pode ser usada em motores com taxas de compressão elevadas
Um leitor da coluna diz ter um carro importado, e o manual recomenda usar gasolina de elevada octanagem. Mas ele roda numa cidade onde não existe esta gasolina – que seria a Podium (em alguns postos BR), ou do tipo Premium de outras marcas.
Ele pergunta se pode abastecer com gasolina comum, apenas aditivada. Ou se tem algum aditivo específico para compensar. Sua preocupação é saber se não corre o risco de ver quebrado o motor.
Este risco existiu no passado, quando automóveis importados/esportivos tinham motor com elevada taxa de compressão e a nossa gasolina era de baixa octanagem. Algumas fábricas chegavam a “tropicalizar” o motor nos carros exportados para o Brasil, ou seja, reduziam a compressão.
Hoje não existe mais este risco, pois toda a gasolina comercializada no Brasil tem uma elevada octanagem devido à mistura de 27% de etanol. Essa mistura tem o ponto negativo de aumentar o consumo, mas o positivo de elevar a octanagem.
Além disso, ao contrário do passado, os motores são gerenciados por uma central eletrônica com sensores que “percebem” a octanagem da gasolina. Quando ela é baixa, a central ajusta o ponto do motor automaticamente para receber este combustível sem provocar a tal “batida de pino”. Exatamente o que fazia quebrar o motor no passado.
Se a taxa de compressão do motor for muito elevada e realmente pedir gasolina de alta octanagem, o único problema é o carro perder um pouco de desempenho – faltar alguns cavalinhos sob o capô – devido ao ajuste do ponto de ignição para evitar a combustão irregular (autoignição).
Em relação ao aditivo: não existe nenhum que aumente a octanagem da gasolina brasileira.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
A octanagem da gasolina brasileira é tão alta que os motores mesmo com todo gerenciamento ainda assim, grilam, batem pino! Se tivéssemos uma gasolina base boa, a octanagem com 27% de Alcool nela seria muito mais alta. Quando tinhamos 20% de Etanol o IAD era 87, hoje com 27% continua 87! A gasolina americana regular, tem IAD parecido com nosso, e tem 5 a 10% de etanol! A gasolina brasileira tem de fato alta octanagem?? Nossa gasolina base tem um refino inferior a que muitas outras ao redor do mundo, não se iludam!