Montadora indica gasolina comum? Aditivada não é melhor?

Aditivada é melhor para os carros, mas falta de padronização leva fabricantes a indicarem o uso da gasolina comum

iStock 811660992
Gasolina comum ou aditivada? (Foto: Shutterstocl)
Por Boris Feldman
Publicado em 22/11/2017 às 15h21
Atualizado em 27/05/2020 às 15h18

A fábrica do automóvel, ao elaborar o manual do proprietário, deve informar com que combustível abastecê-lo. Por mais óbvio que seja, esta informação deve estar presente. E, por isso, surge uma controvérsia no caso do mercado brasileiro.

Gasolina recomendada é a aditivada. Isso porque os aditivos são dispersantes, detergentes e não deixam o motor “sujar”, acumular depósitos carboníferos.

Entretanto, algumas fábricas, no manual do proprietário – a Honda inclusive  – sugerem o uso da gasolina comum, sem aditivo. A Honda ficou doida? Não!

A Honda está certa, teoricamente, porque aqui no Brasil a gasolina comum é a mesma para todos os postos, todas as marcas. A aditivada não, cada uma é de um jeito. Não existe nem controle e tampouco padronização.

Atualmente, cada distribuidora coloca o aditivo que bem entende em sua gasolina e, por isso, não existe um padrão. Pode até existir uma rede de postos que tenha uma aditivação que pode prejudicar (ao invés de beneficiar) o motor. Não há controle nem fiscalização destes aditivos.

Por isso, as fábricas são praticamente forçadas a recomendar o uso da comum: como testar a aditivada se existem dezenas de variações entre as marcas e os postos? Elas sabem a importância do aditivo, que ele evita a formação de depósitos carboníferos que acabam prejudicando a combustão e até – em casos extremos – danificando o motor.

Curiosidade: Nissan recomenda gasolina sem chumbo

Outra recomendação curiosa (da Nissan, por exemplo) é de não usar gasolina com chumbo, que já não existe há muitos anos no Brasil. Neste caso, é porque seus carros podem ser exportados para países que ainda aditivam a gasolina com chumbo tetra-etila. Ou algum cliente pode viajar com o carro para algum deles.

O problema principal do chumbo na gasolina é danificar o catalisador, que contem materiais nobres para – numa reação química – eliminar a nocividade dos gases do escapamento.

Gasolina no bico da bomba
Falta de padronização entre as gasolinas aditivadas impede recomendação (Foto: Shutterstock)
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Husk 3 de junho de 2022

Até aqui no Japão a Honda recomenda usar a gasolina comum.
No entanto percebi que com a aditivada ele anda bem mais.
Meu primeiro carro que foi um Accord, com gasolina comum no tanque de 60 litros ele fazia 450 km.
Já com aditivada, foi pra 600 km.

Avatar
Célia DA Conceição Pereira 1 de novembro de 2021

Olá pessoal! Agora fiquei em duvidas com o tipo de gasolina q a ser colocada no carro. o meu carro é Cronos Drive 1.3 FLEX 2021 4 cilindro .No manual ,vem dizendo que devo usar a gasolina tipo C. Entretanto eu sempre gostei de usar a ADITIVADA, porque achava que era melhor por desempenho do motor. Mas depois de ler esses comentário fiquei com duvida a respeito da gasolina aditivada. Alguém ai pode me esclarecer melhor qual a certa eu posso usa-lo, para que não venha causar prejuízos futuros? desde já agradeço.

Avatar
Claudenir Rodrigues dutra 26 de outubro de 2021

Tenho um versa 1.6 2014.flex 16 válvula tá com 90 mil km. Qual óleo e combustível recomendado ?

Avatar
Geraldo Otto 23 de setembro de 2021

Tenho um Volvo XC60 2014, e no manual da Volvo diz que a gasolina não pode ter mais que 10% de Etanol. Pela lógica, já que a nossa gasolina aqui no Brasil tem de 25 a 27%, simplesmente a Volvo não deveria vender seus carros aqui. Aí fica difícil. Acende uma luz no painel… os mecânicos dizem que pode ser o combustivel… mas não importa qual o combustivel você use… nenhum deles vai atender a especificação.

Avatar
francioly benejan 1 de agosto de 2021

tenho um humilde posto de gasolina a mais de 30 anos so um posto ,,e falo com toda certesa amelhor gasolina de se usar e a comum ,a amarelinha qui esse amarelo ja e um corante para indentificaçao d eproduto por que todo produto destilado do mpetroleo a cor sao praticamente as mesma qui nem querosene sao brancos ,,a anos atraz a petrpbras inventou os corantes so para identificaçao correta dos produtos paar saber o qui e gasolina o diesel o querosene o solvente etc etc etc ,, mas hoge em dia existe varios nomes de gasolina ,,exemp´lo a petrobras tem a podium qui e mais pura port ter menos etanol mas se colocar em carros com motor de cilindradas pequenas nao vao mudar nada ,,,agora essas outras bandeiras sao so apenas corantes ,,,qui nem tinta de caneta vcs ja pararao pra penssar um frasco de apenas 500 ml pintar um tamque de combustivel de 5000 mil litros o qui vai ter de boim nesse produto pra conseguir tratar 5000 mil litros de gasolina ,,mais facil dessa coloraçao esse piguimento essa super tinta dissolver da gasolina sepaparar e entupir bicos e carburadores ,bombas eletricas no tamque etcx etc etc ,,agota existe esses aditivos qui compra separados e outra ilusao tem sim alguns qui pode ate ajudar um pouco mqais uma grande minoria ,,, como limpar uma sujeira ,,e desmontando e limpando manualmente com a mao ou com quimica ,,o resto ytudo comercio e converssa fiaada ,,,outyra cois amuito seria nessa historia vcs devem prestar muito atençao ,,a gasolina por mais qui o dono do posto pede aditivada ela nao vem aditivada la da refinaria e nem da petrobras ,,sao os caminhoneiros qui coloca o aditivo antes das descargas ,,ai qui esta o perigo ,,se sao eles qui coloca o aditivo o tal corantes ,,e claro e ovio qui alguns nem todos mais uma maioria para no meio do caminho por ser a tal da gasolina aditivada entao vai colocar corante mesmo ele pegao e parao em amigos companheiros de coisa errada e tirao exemplo um certo litragem dos tamques dos caminhoes e completao com magua ou etanol ,,e colocao o corante da linda gasolina ditivada e fica linda maravilhosa ,,vermelinha kkk azulzinha roxinha ,verdinha ,,etc etc ,,e muito mais facil fazreas falcatruas ,,,agora se le e comum qui e a cor amarela ,,original ,se fazer falcatruas no meio do caminho vai chgar muito clra fora do padrao nos postos ai os donos dos posto na hora ja vao ver coiosa errada ,,etc etc etc etc ,,,resumindo porque a converssa e longa gasolina pra ter mais certesa se e a boa a oroginal tem qui ser a comum muito mais faxcil de ter certesa qui vc esta levando no seu veiculo gasolina de verdade ,,,,simplis assim ,,,* meu fixo 43 36221015 ,,auto posto jaboti ,,empresa a mais 30a nos nome empresa francioly benejan ribeiro de oliveira em jaboti parana ,,,

Avatar
Gustavo Rocha 1 de maio de 2022

Gostei de seu comentário e concordo. Só coloco a comum em postos confiáveis e mantenho a manutenção em dia, nunca tive problemas com relação a combustível.

Avatar
Rauser 31 de janeiro de 2021

A GM recomenda uso de um aditivo em frasco próprio da marca, fabricando pela empresa Tirreno. Cada fabricante deveria homologar uma marca de aditivo pro combustível, porque o mesmo é importante e colocar no manual recomendações no seu uso, como faz a GM. Não dá pra confiar na aditivação do posto, alguns postos as vezes só colocam corante na gasolina e nada mais e esse corante pode ser danoso pro sistema. Já usei bastante a aditivada de posto, hoje eu mesmo coloco aditivos de vez em quando, mesmo sendo mais caro que a aditivada.

Avatar
Antero Coelho 22 de novembro de 2017

Mas, então…se eu tomar o cuidado de sempre usar a mesma marca de gasolina, como alias procuro fazer…o melhor é usar a aditivada?

Avatar
Deixe um comentário