Óleo do câmbio automático: afinal, preciso ou não trocar?
Óleo do câmbio automático pode durar tanto quanto o próprio carro? Caso não seja substituído,podem ocorrer problemas?
Óleo do câmbio automático pode durar tanto quanto o próprio carro? Caso não seja substituído,podem ocorrer problemas?
Agora que o carro automático deixou de ser tabu no mercado brasileiro, e privilégio dos segmentos mais caros e sofisticados, até os compactos estão vindo sem o pedal da embreagem. E também dúvidas e problemas desses automáticos. Um deles, a troca do óleo do câmbio automático, pois algumas fábricas recomendam, outras não. Assista ao vídeo!
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Já recebi reclamação do dono de carro com câmbio automático que a fábrica não recomenda a substituição do óleo, mas que teve um problema grave e que ser reparado – o que lhe custou uma nota; e o mecânico diz que a culpa é do fluido que não foi substituído.
Porém, como o dono diz que o comprou usado, pode ter acontecido um superaquecimento do motor, quando ainda era do outro proprietário, e o óleo do câmbio automático – que também passa pelo radiador – também ter sofrido um superaquecimento. O que veio a danificar os componentes do câmbio.
Mas, afinal, troca-se ou não o óleo do câmbio automático? A resposta é: depende. Do quê? Do manual do proprietário do automóvel. O cambio automático pode, sim, exigir substituição com uma elevada quilometragem, que varia entre a cada 40.000 km, 80.000 km ou até mais de 100 mil km. E existem algumas caixas automáticas que sequer exigem a troca do fluido: ele dura a vida inteira.
A lógica da troca de óleo do câmbio automático do tipo CVT é a mesma de qualquer outro tipo de caixa: tanto pode precisar de substituição quanto pode dispensar esse procedimento. Tudo vai depender da recomendação do fabricante do veículo, que consta no manual do proprietário.
Entretanto, vale destacar que o nível do óleo do câmbio automático de qualquer carro, seja ele ou não do tipo CVT, deve ser verificado periodicamente. É que pode acontecer um vazamento: nesse caso, o dono deve levar o carro imediatamente para fazer o reparo em uma oficina mecânica especializada. Em carros nos quais se faz a troca do fluido, o proprietário também deve procurar mão de obra capacitada.
Embora tenham um princípio de funcionamento muito parecido, os câmbios automatizados são muito diferentes dos automáticos sob o ponto de vista técnico. Isso porque os primeiros têm uma caixa acoplada a uma embreagem. O projeto é similar ao do sistema manual: a diferença é que, em vez de o motorista fazer as mudanças de marchas, é um sistema com atuadores elétricos, ou hidráulicos, com gerenciamento eletrônico, que realiza essas operações.
Por sua vez, o câmbio automático é composto por um mecanismo de engrenagens diferentes, do tipo planetárias. Já no sistema CVT, há duas polias de diâmetro variável, ligadas por uma corrente. Em ambos os casos, no lugar da embreagem, há um conversor de torque.
A vida útil do óleo do câmbio automatizado, portanto, também é semelhante à das caixas manuais. Assim, em ambos os sistemas, quase na totalidade, já não é recomendado trocar o fluido periodicamente. Porém, há casos nos quais o fabricante determina, sim, a substituição. Para saber se há ou não a necessidade de troca, o motorista deve consultar o manual do veículo.
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Um diz troca, outro diz não troca, na dúvida seguir o manual do carro. Tinha um cobalt 2016 vendi com 150 mil km a um colega que roda de estado pra estado vizinho, um dia desses ele me disse que o carro tava com 400 mil km. E nunca trocou o óleo até hoje. E também conheço alguns colegas que trocaram e se arrependeram muito, carro começou a passar as machas dando tranco e outras coisas. Resumindo pra vcs, por experiência própria não troquem o óleo do carros de vcs. “Se assim está no manual, alguns precisam” to com um Virtus 2020 com 100 mil e tem colegas meus taxistas do aeroporto com carro igual ao meu com mais de 500 mil km rosados que nunca trocaram também
Grato por tuas palavras….eu já estava com a cabeça entrando em parafuso por causa dessa situação…trocar ou não.
As opiniões são diversas..
senti firmeza nas tuas palavras e testemunho da realidade e confiar no que diz o manual.
Meu é um cobalt AT 2017 .
creio que se um dia der pau…pq tinha que quebrar mesmo.
Grato
tenho spin advantage 1.8 aut. 2014 com 96000km. preciso trocar o óleo da caixa de marchas??
Tenho um Cobalto 1.8 ecoflex Automático 2013 , esta com 160 mil/km e faço as revisões a cada 10 mil/km.
A troca de oleo do cambio automático fiz com 80 mil/km e agora com 160 mil/km.
O motor e cambio nunca apresentou problemas funcionais.
Creio que não existam oleos de vida eterna com as mesmas propriedades inicias. Haja visto , o atrito entre as pecas metálicas irão criar micro particulas devido ao desgaste entre elas.
Para melhor rendimento do veiculo e menor preocupação do motorista eu aconselho a troca.
bom dia eu tenho um corola antigo ano 95 e ele nao esta entrando a marcha ré será o que e . alguém poderia mim da uma luz será o oleio
É muito falatório (bla,bla,bla), pessoas dizem o que pensam e querem, sem TER algum tipo de conhecimento, o recomendado é o que diz o manual e agência. Quem já tem um carro automatico, precisa ter um pouco de dinheiro para as revisões, que não é um absurdo ao ponto de ignorar e recorrer as falam do povo.
Todo carro que eu compro sendo automático eu troco sim o óleo por último agora estou com um cruzer turb passou de 100 mil vou mandar trocar sim com o tempo o óleo perde suas propriedades ou troca e anda e espera quebrar para gastar mas é outra coisa se for mandar trocar não adianta colocar óleo sem ser o especificado pelo fabricante não
Grato por tuas palavras….eu já estava com a cabeça entrando em parafuso por causa dessa situação…trocar ou não.
As opiniões são diversas..
senti firmeza nas tuas palavras e testemunho da realidade e confiar no que diz o manual.
Meu é um cobalt AT 2017 .
creio que se um dia der pau…pq tinha que quebrar mesmo.
Grato
Bom dia: Tenho uma BMW 320I modelo Joi Ano 2010 é preciso saber se e trocado ou completado o Óleo do Câmbio Automático deste veículo como funciona e o custo.
Obrigado Milton de Curitiba.
Não se pode misturar um óleo contaminado com um óleo novo, é a mesma coisa que tomar banho e não trocar as cuecas!!!
Boa noite tem um Honda Civic 2012 lxl automático tô com ele 2 mês e ele tá com 90 km com quanto tempo é a troca?
Em casa de uso severo 60mil agora uso tranquilo estrada e cidade sem muito trânsito 100mil assim está no manual do meu
olá boa noite estão falando do câmbio automático sem resposta concreta vou falar do óleo do motor eu uso a mais de 10 anos o delvaque 1000 pra 60.000 km eu tinha uma Fiat ducato 2.8 rodei 35.000 km sem trocar e a vendi pra um professor de mecânica que passou por todos os testes nunca tive o menor problema contínuo usando até na moto Honda 150 cc e vou continuar usando em outros carros que tenho, meu filho também mesmo sabendo a experiência que tenho não concorda comigo se eu já usei por mais de 200.mil km nunca tive problema porque parar? Cada cabeça uma sentença.
Matéria horrível! Não responde a própria pergunta!
Ao final, a “brilhante” conclusão do jornalista diz que: “Uns acham de deve trocar, outros não”.
Que feio!
É que se ele falasse que sim, seria mais um dos que acham que deve trocar.
Se falar que não, é mais um dos que acha que deve trocar.
Boa tarde,
a troca parcial do óleo da transmissão do Honda CRV 2009 é recomendável?
Tenho um Chevrolet Spin, câmbio automático. Está com 138000 km.Sou um motorista cuidadoso e nunca abuso do carro.Na estrada ando cauteloso e raramente passo de 100 por hora. Peço orientação se devo ou não devo trocar o óleo do cambio. Agradeço pela orientação.
E aí troca ou não troca? Parece que a resposta é pra procurar nos comentários
Fiquei na mesma
Porque cambio automático tem peças de plástico
Preciso terminar meu comentário. Continuando com a toro flex, t em que trocar o óleo do cambio sim. Principalmente se for dotada de cambio automático. Pois bem no manual diz que não necessita trocar. Agora eu pergunto novamente: Qual o óleo que vai durar indefinidamente? Será que o cambio vai funcionar uns 15 anos e o óleo vai ficar lindo? Vermelhinho? Vamos encarar a realidade meus amigos. Vamos fazer a troca. E reafirmo
o primeiro cambio com conversor de torque que eu conheci foram adotados nas maquinas Caterpillar, Pá mecânica, cujo funcionamento era idêntico aos adotados hoje nos automóveis. Sua manutençao requeria todo cuidado e zelo, com troca do óleo determinada pelas hora trabalhadas pelo motor. A Caterpillar era tão minuciosa que proibia a limpeza da vareta de verificação de óleo com estopa, cuja prática poderia destruir o motor pela simples presença de um fiapo de estopa entre os anéis de compresso e a parede do cilindro. Estou citando essas anomalias para alertar nossos companheiros proprietários de automóveis no cuidado ao limpar a vareta de nível do óleo. Eu sempre uso um pano limpo e sem farpas ou então papel toalha e após a aplicaçao do papel eu passo a vareta entre os dedos para retirar um possível fiapo que possa ter aderido. Parece brincadeira uma estopa estragar um motor. Mas foi o que aconteceu conosco numa pá mecanica que foi necessário mandar o motor para Brasília para retífica. Na retífica Oeste. (nao sei se essa firma ainda existe). Finalizo agradecendo a vocês todos e espero ter contribuido para sanar essa dúvida que realmente nos preocupa. Infelizmente os manuais do proprietário nada informam a respeito da parte mecânica dos carros, limitando-se à dar explicações sobre manutenção e alertas sobre o uso. Gratos.
Frita vários pastéis no mesmo óleo …ve se ele fica bom…nossa q pergunta…pra mim pode não trocar…deixa cair na minha oficina pra ver…
Lixo de reportagem, a final troca ou não troca….seria mais ou menos assim, apagar fogo com gasolina…
Obrigado, por nada…
Tá. E aí?
Que lixo de reportagem, enrolaram e não disseram nada!
E aí, ficou resolvido que ninguém resolveu nada,falaram troca ou ñ troca é chegamos a conclusão que troca ou ñ troca e ninguém sabe porra nenhuma.
Boa pergunta. Troca ou não troca ?
Ninguém sabe nada é ?
Todo veículo vem com manual e nele consta uma tabela de revisões, apesar de alguns fabricantes não recomendar , a prática mostra que sim é recomendável a troca de óleo do câmbio e os respectivos filtros tem câmbio que tem mais de um , outros o filtro é dentro do câmbio, com o desgaste das peças acumula limalha nos imãs e filtros , por isso é recomendável a troca …
Aconteceu um acidente aqui na postagem. Continuando, se você for um cliente inssistente certamente será atendido e beneficiado com o concerto.
Mas voltando á questão da troca ou não troca, deve trocar sim. Não confie no manual com troca de óleo do motor com 20.000 km. Isso é um absurdo, nunca um motor aguentará incólume um trabalho de 20.000 sem troca. T
Tenho um jeep renegado diesel com 31.000 kms, já troquei o óleo 4 vezes entre 7 e 6 mil uma, estou esperando completar 50.000 kms rodados para tro
car o óleo do cambio . No manual a troca está especificada em 20.000 uma para o motor. Jamais vou rodar essa quilómetragem sem a troca.
Já para a Fiat toro Flex o manual específica que não há necessidade da troca do óleo do câmbio.
Quem tem fiat toro tem que verificar a peca trocador de calor desses carros porque com 70000.km pode essa peca ser contaminda de oleo junto com agua e ai ja viu o preujuizo e muito caro na faixa de 50000.00 Cr$.. se vcs onsultarem o sit da portoseguro eles fazem uma adtacao intressante.
Moro no Japão ;onde 99% dos carros são automáticos e cvt;as concessionárias trocam os fluidos nas km recomendavas então na minha opinião deve ser trocados porque se deixar o fluido fico numa coloração escura e danifica os componentes
Boa noite, agradeço de coração àqueles que leram meu comentario e me elogiaram. Bom, tenho 78 anos aposentado do extinto Dner. Por isso possuo alguma experiência em máquinas e motores.
Lendo esses comentários notei que a dúvida: troca ou não troca, ficou sem uma luz esclarecedora. Pois bem: pra mim que já possuí vários tipos de automóveis dos anos 70 à data presente, cheguei à conclusão que as montadoras e concessionárias estão pouco lixando se você vai ou não trocar o óleo do seu carro (motor e cambio). Caso aconteça uma pane ou danos no motor e cambio sempre vão colocar a culpa no proprietário, alegando mau uso ou combustível adulterado entre outras alegações.
O lema das montadoras e vc é dificultarem o máximo o conserto do seu veículo caso dê problemas. Se você for um cliente insistente e ” escamoso” isto é aquele cliente irritante e criador de caso dentro de sua razão
Olhei o manual do prisma automático 2017 fala que a troca do óleo de câmbio, só deve ser trocado se andar em condições severas! Como carro muito usado em estradas de chão, taxi, muito tempo parado( carro q não anda muito) carro muito usado em trânsito intenso… Na minha opinião tem q trocar o óleo de câmbio, independente das condições….
Tb acho. Melhor trocar que remediar. Ainda pra mim essa fala das montadoras que não precisa trocar e conversa fiada. Não existe lubrificante que mantém suas propriedades eternamente.
Pessoal, se os óleos lubrificantes e fluidos vencem dentro da embalagem quanto mais em funcionamento nós seus motores e transmissoes.O único fluido vitalício que eu conheço está na maquina mais perfeita que já foi projetada o corpo humano. Esse fluido e o sangue.Os outros todos trocam. E ponto final.
Para de falar besteira
Até o sangue é substituído aos poucos pelo organismo. Ele é renovado. A diferença é que essa troca é automática.
Boa noite.ate o sangue algumas vezes também se troca,esqueceu a hemodiálise?
Como não.
Nosso sangue é filtrado e renovado sempre e diariamente.
Materia ridícula! Não traz nenhuma informação, lamentável.
Nem ele sabe o que tá falando Aiai viu
Adoro escutar esse Boris Feldman
Kkkkk
Ele falou falou é não disse nada!!
Reportagem sem nenhum sentido. Faz a chamada com uma pergunta, mas NÃO responde. Perdi meu tempo.
Troca sim cada fluido tem sua validade em kilometragem, tempo de uso e embalagem,
A maioria vence com 5 anos na embalagem desde a sua data de envase,
Recomento a Automáticos Premium em Curitiba pessoal que me ensinou muito a nao perder dinheiro e ter gastos desnecessários com meu veículo
Sr Boris, tudo bem?
Lhe acompanho no YouTube e outras mídias.
E aí, troca ou não troca o fluído?
Parabéns pelas reportagens!
Abraços……
Luiz Votuporanga SP
Boa tarde.
Eu tenho um Ecosport 2007 e nunca foi trocado o oléo do câmbio automático. Más está funcionando perfeitamente, devo trocar o óleo dele ou não?
Tenho um suzuki sx4 ele 2011 ele está com 70.000 km precisa ser trocado o óleo de câmbio?
Troquem sempre.
Não há óleo para sempre. Ele vai perdendo a liga e certamente danificará algum componente que exija maior pressão.
Falou bastante mas cadê a resposta?
Troca se ou não?
Bóris, cadê a resposta? Troca-se ou não?
Hb20 2014/15 câmbio automático, comprei com 37.000km e já está com 42.000km, preciso trocar o óleo do câmbio?
Recomendaria com 40.000 km pode rodar tranquilo!
Falou,vfalou, mas não respondeu a própria pergunta!
Troque sempre o fluido do câmbio, pois não existe fluido vitalício.
Cobalt 2015 1.8 automático, troco sim o óleo da transmissão, dextron 6 mobil original GM, paguei 340 reais 9 litros de óleo e o rei do óleo perto de casa cobrou 150 reais de mão de obra, troca na máquina! Recomendado trocar a 50 mil km, câmbio da GM é muito sensível, costuma dar problemas
Tenho um cobalt automático no manual ñ fala que precisa trocar o óleo de câmbio
Tenho spin 2016 N troquei óleo ainda troco ou nao
Cadê a explicação??
Sim finalmente deve ser trocado ou não?
Todos os óleos do veículo tem que ser trocado um, o do câmbio automático é um deles porém ele dura mais que a do câmbio manual.
Eu tenho um Nissan e levei pra revisão de 50mil km e o mecânico me falou que o óleo do câmbio automático só troca a cada 100mil km.
O Boris vc não deu dica nenhuma, pelo contrário , só deixou mais dúvida sobre o assunto.
Eu troquei do meu Honda Civic ontem na agência porque o mecânico me recomendou para trocar então o fiz a substituição do óleo.
Eu entendo que todo e qualquer óleo e ou fluidos devem ser trocados para que possamos garantir sempre o bom funcionamento de todos os componentes, isso claro sempre utilizando os óleos e fluidos indicados pelo fabricante do veículo, só assim teremos uma garantia de que caso venha acontecer algo de anormal com seu veículo você poderá ter argumentos a serem discutidos junto ao fabricante de seu veículo. ESSA É A MINHA HUMILDE OPINIÃO SOBRE ESTES FATOS.
Tenho corolla 2014 com 160.000 km nunca troquei e nunca abaixou uma gota
Então deve sim ser trocado vc que tem o Corolla com 160 mil km. Se não ficar esperto vai ter que arcar com uma caixa de câmbio kkkkkk por ser ignorante desse jeito
Não irá baixar o nível mesmo. Só ficará queimado e sem viscosidade entre outras prioridades benéficas perdidas com o uso.
Cada caso é um caso, mas a média é 100.000 ou 10 anos de uso (o que ocorrer primeiro)
Agora que a maioria do veículos no brasil é automático, as montadoras estão querendo faturar em cima dos clientes.
Só para informar tive um Astra 2008 rodei 168 mil km, nunca troquei óleo do câmbio automático.
A Honda e Hyundai pede para trocar o óleo do câmbio automático com 40 mil km.
E a revisão de 40 mil do meu Honda Fit ficou R$ 1.800,00. Quando você compra o veículo ninguem avisa desse valor absurdo.
Vendi o carro e nunca mais quero o Honda
Detalhe , no manual pedem “Substituição”, qdo vai ver a especificação, falam em 3,4l, ou seja, a troca é parcial, e não precisa ser muito técnico pra entender que misturar oléo usado com novo vai ser a melhor escolha. A troca total são 8l.
Entendi, é pra seguir o que consta no manual de cada fabricante.
Por isso que eu prefiro um milhão de vezes carros com câmbio manual. Não tem esses problemas todos e nem precisa gastar um caminhão de dinheiro somente para trocar o óleo da caixa de câmbio. Jamais comprarei carros automáticos. São horríveis na minha opinião.
Afinal, é ou não para trocar?
A dúvida continua!
Matéria inútil, sem conteúdo. Não explicou nada!!! Horrível…
Concordo plenamente só chama a atenção pelo assunto e não fala nada.
Eu tenho um Honda Fit automático e sei que, ao menos dessa marca, deve-se trocar a cada 40 ou 50 mil km. Qdo comprei o carro (usado) ele trepidava quando iniciava a aceleração, que era uma coisa simples e muito rápida (de 1 ou 2 segundos), só quando largava o pedal do freio e começava acelerar, e daí já parava. A revenda consertou isso e disse que para resolver o problema foi só trocar o óleo da caixa.
Alguns meses depois outro familiar comprou o mesmo carro (mesmo ano e modelo) e ocorria exatamente o mesmo problema, que levou em outro mecânico e a solução foi a mesma, trocar o óleo da caixa, que acabou a trepidação.
Tenho um Honda Civic e o problema e o mesmo. Qndo acelera tripida e depois da troca fica tudo normal !
Tenho corolla 2003 com 160.000 km nunca troquei e nunca abaixou uma gota.
Deve ter virado uma gelatina
A matéria não respondeu a dúvida de ninguém. Eu tenho um Prisma 2.015 automático e no manual da montadora não recomenda a troca, mais as lojas de troca de óleo querem sempre trocar, não sei se é para vender o óleo que é super caro.
Procure na internet o manual do câmbio utilizado no teu carro e verás que o fabricante recomenda a troca. Tive um probleminha com este mesmo carro justamente por não trocar o bendito óleo.
Que matéria horrível! Coloca a questão e nem sequer responde. Muito fraquinho!
É claro q precisa substituir…45.000km é óleo sintético.. sem miséria..pq a vítima será vc mesmo..tá ok
Falou e falou e não explicou nada.Tenho um carro automático que o fabricante recomenda nunca trocar o oleo( duraria para todas vida), e os Especialistas da Marca dizem que na prática ” não é bem assim”,mas também eles recomendam que não se mexa na caixa,a não ser que ocorram ruídos anormais e trancos.
Ressaltando:
Linha PSA-Citroen/Peugeot e Renault.
Câmbio Al4 é feito um diagnóstico, muitas das trocas não é necessário “abrir o câmbio” como muitos falam. Feito o “scaner” o mecânico diz que deve ou não deve fazer.
Mas o óleo da transmissão automática, trocasse todo.
Se troca o óleo de 2 maneiras:
Com uma máquina própria ou abrindo o câmbio, fora isso, não há outra maneira como muitos fazem na garagem: “levanta o carro, abre o bujão e esvazia o cárter”.
Não seja “machenico” procure um profissional.
Comentário perfeito!
Tenho um Sandero 2012 automático AL4 e procurei um especialista que me disse exatamente o que vc comentou.Primeiro avalia-se a qualidade do óleo e dependendo do resultado,troca parcial,total ou então nem se troca por medidas de segurança.
A média de kilometragem p a troca do óleo de câmbio é de 50.000km variando de acordo c a fabricante.
Se não tivesse necessidade de trocar o óleo da caixa automática ou manual, no manual do propietario não indicaria p trocar.
O melhor é seguir o indicado pelo fabricante.
Trabalhei na Dipesul 18 anos desde 1996 já com cambio automático caixa Alisson vhoit zf e vc volvo só travamos da cx volvo mais moderna, agora tenho um Voyage automático 2019.a consegui ária dis para não trocar o óleo aí fico naquela.
Cuidado c as concessionárias eles fazem a troca somente do reservatório(carter) da caixa de câmbio automático, na realidade tem q trocar o óleo de todo o circuito da caixa.
Já passei por isso, é melhor procurar uma oficina especializada em caixas automáticas.
Que coisa, que matéria absurda. Não respondeu nada. Lamentável!
Estou no mercado automobilístico a 25 anos. E a reposta é NÃO SE TROCA OLEO DE CÂMBIO A NÃO SER QUE TENHA VAZAMENTO.
Tenho uma spin automática com 250 mil km rodados. Nunca fiz a troca de óleo, conforme recomenda o manual do carro. Nem precisei repor até agora. Permanece no nível. Está começando a saquear um pouco na redução de marcha qdo com motor aquecido. Acho que ainda vai uns 50 mil km até reformar.
Se deixar sem trocar, vai gastar uns 10.000,00 pra consertar e ainda terá que colocar óleo novo.
Realmente não baixa o nível, só perde as propriedades benéficas (viscosidade etc etc)
Discordo a 25 anos só existia carros manuais quase , estes sim não se trocava. Automático é outra coisa.
Todos ou quase todos os veículos tem escrito no manual com qual km tem q trocar o óleo da caixa de marcha, seja automática ou manual.
E também a especificações do óleo.
Tenho um vecta elite 2006 a Chevrolet não recomenda troca . Devo respeita. Ou eu troco ó oleio do câmbio
Eu tenho um vectra 2007 elegance e já travou o câmbio danificou por conta do óleo que superaqueceu e danificou os rolamento o câmbio que são 25 rolamentinhos la dentro e gasta uma.nota pra arruma e o mecânico disse que é bom.troca o óleo sempre pelo menos em.60 mil.km
Sim claro q tem q troca eses burro q dizem q nao presiza troca vc ja viu um produto dura pa sempre ainda mais trabalhando aquecido e com presao mais vale gasta 1.500 numa traca de olho daq paga 8.000 pa fase a caixa por falta de troca do olho a caixa automatica ela vai sofrendo disgaste e vai soltando limalha de metal e esas limalha vai intupindo os filtros e corpo de valvola e com iso a lubrificasao vai ficando cada x menos ai e onde comesa o super aquesimento ja vai po pau a bomba e a caixa todo masimo 60 mil km se vc quiser ter um cambio sempre bom
E a resposta sobre o tema que não teve…
Que explicação foi essa? Afinal você não disse se recomenda ou não a troca. Dê a sua opinião, mesmo que seja diferente da minha, eu respeitarei, o que não quero é a manchete com uma pergunta que não é respondida nem no texto nem no vídeo (que aliás é apenas a leitura do mesmo texto). Que lastimável.
Na vida nada é para sempre todas e todos vence e estragam.
Do Corolla BRAD,09/08 ,TROCA OU NAO,SE SIM.faz atroca parcial ou completa.???
Acredito que trocas parciais de qualquer óleo
ou trocar total o Óleo e não trocar o filtro todas as vezes, seria quase que nem tomar banho e sempre colocar a mesma cueca.
tenho uma ix35 com 200 mil km 2012 e um civic 92 com 400 mil, ambos automáticos e comprados zero km, nunca troquei e nunca tive problema. vcs que lutem
Meu carro Etios 2019, está com 39.000, devo trocar, se sim qual o óleo certo
Que matéria mais inútil. A única coisa que deveria fazer era responder a pergunta: O óleo do câmbio automático precisa ser trocado?
Não respondeu.
Sim..troque com 45.000..o tipo do óleo está no manual..tá ok
No meu caso e um cambio AL4 C4pallas, nunca foi trocado, quando comprei o carro ,o ele começou a dar tranco, e entra em modo de emergência, falei com o vendedor e ele disse que era assim mesmo, quando deu certo de falar com a pessoa que vendeu pra essa agência, aí eu disse que ia devolver o carro e por na justiça, eles compraram o carro dizendo pra antiga dona oque tinha que fazer e pagaram o preço lá em baixo, venderam pra mim a preço de tabela e não arrumaram na época,
Quando eu disse que ia acionar a justiça eles resolveram o negócio,,,
E a brincadeira ficou a bagatela de 5.500 reais, ,
O mecânico disse se tivesse trocado , gastaria no máximo 1.000 reais,
Ainda bem que eu tive a sorte de perceber antes de vencer a garantia,
Hoje estou muito feliz com o meu carro , sempre de olho nas km ,
Oi colega, toda linha de carros da PSA-(Citroen, Peugeot) e Renault, câmbio Al4 troca todo o óleo a cada 40.000-50.000km.
Meu exemplo: Tenho um Citroen Xantia, 2.000/2.0001 automático, câmbio Al4, Igual ao seu e troquei o óleo recentemente
6 litros de óleo+filtros+válvulas solenóides+mão de obra = R$900,00
Não acho cara isso você previne certos problemas no seu carro.
Aconselho você ir numa mecânica especializada em câmbio automático.
Esse Câmbio muitos falam quê é problemática, porém nunca tive, faça a manutenção correta que terá carro por muito tempo.
Com essa bela máquina francesa..é melhor vc trocar o óleo de o câmbio a cada 30.000km..tá ok
Boa tarde.
No manual do meu carro,um Captiva Ecotec Sport veio com a informação que a primeira troca é com 80.000 km e posteriormente com 160.000,mesmo assim fui buscar mais informações, tanto na concessionária e em oficinas especializadas falaram tem que seria a primeira vez com 80.000 km.
Fiquei mais tranquilo,mas mesmo com essas informações irei trocar com 75.000 km,se estiver com ele ainda,pois atualmente ele está com 62.000 km/ 2012 .
Obrigado
Boa tarde pessoal td bem, tenho cruze 2014 chegando próximo aos 70mil km, não sei se o antigo proprietário trocou ou nãoóleo de câmbio, mas na dúvida troquei, óleo e mais e mão de obra ficou $700,00 agora só rodar.
Tudo isso eu mesmo troco
Amigo, tenho um gm sonic 2013 que é mesmo motor do seu cruze. Eu sou segundo dono, peguei ele em março/20 com 33 mil km, troquei o kit correia dentada por precaução e minha surpresa a mesma ja estava ressecada, então fui trocar o óleo da transmissão, outra surpresa, o óleo da transmissão estava preto fiz a troca com a reprogramação do câmbio ficou outro carro. Troca que é melhor, um amigo meu com um cruze 2012 deu prejuízo 6k na transmissão com 86k por não trocar o óleo.
O motor do Sonic é 1.6..o do cruze..1.8..ecotec 16v..troque tudo a cada 50.000k
Fluido de transmissão automática com certeza deve ser trocado, principalmente a cada 5 anos ou 60k. Não adianta também só cuidar da troca do fluido da transmissão. O sistema de arrefecimento se não estiver em dia, com limpeza no sistema e uso do concentrado com água desmineralizada. A transmissão vai apresentar problema mesmo jeito, pois o fluido passa por um mini radiador que utiliza o arrefecimento principal. Quando contaminado ele não resfria o fluido e a mecatrônica da transmissão vai pro pau. Ai prepara o bolso. Pra quem gosta de botar água de torneira no radiador, meus sentimentos..
Olá a todos.
Na minha umilde visão:
Sim trocasse óleo de câmbio automático, conforme o Fabricante.
Hyundai Azera – óleo câmbio+filtro automático, a cada 30.000km
Linha PSA-(Peugeot,Citroen) e Renault,câmbio Al4,cada 40.000-50.000km.
Exemplo tenho um Citroen Xantia, 2.000/2.0001, câmbio Al4 e fiz a troca recentemente, 6 litros+filtros+2-solenoides ficou R$900,00 já com mão de obra.
Errado amigo. A Hyundai recomenda não trocar o óleo do Azera.
Então, tenho um colega meu que tem um Azera, 2011 e foi por recomendação do fabricante, a cada 30.000km trocar óleo do câmbio+filtro.
Linha da Toyota, Toyota Fielder a cada 30.000-40.000km
Na dúvida melhor trocar.
Prezados amigos cada vez mais estamos cercados de incompetentes e esse incompetentes podem te prejudicar muito!!
Quem não lembra dos manuais de carros que afirmavam que a primeira troca de óleo DO MOTOR deveria ser feita com 20 mil km?!?!?!?!!?!E um monte de motor foi embora graças ao manual do fabricante?os câmbios do citroen e peugeout dizem que o câmbio o óleo e vitalício e não é!!!tem que ser trocado de 30 ou 40 mil km para não ter problema na caixa!!!melhor você gastar e trocar logo o óleo nessa km do que você ter um prejuízo que pode chegar às vezes ao valor ou 50% do valor do carro!!!!carecemos de pessoas que precisam de bom senso em reportagem e de dar dicas aos motoristas e consumidores infelizmente eu já vi loja dizer que Amortecedor tem data de validade de 6 meses!!!!!ouvir isso foi de doer!!!!todo mundo deveria falar:”cambio automático e óleo que você vai gastar e precisa e trocar leve em conta isso!!!se você não puder arcar com as despesas compre um manual !!!!” Só que no fim ninguém fala essas coisas !!!! Os motores dos up e as correias que não é qualquer pessoa que troca são carros a preços populares que quem não tiver dinheiro para manutenção vai ser lascar todo!!!!então aviso precisamos de pessoas de bom senso que avisem a verdade sobre custo de manutenção e como deve ser feito !!!
Totalmente errado
É issoo mesmo..tem muito pilantra muito curioso muito palpiteiros mexendo com carro..tenha um mecânico de confiança pronto e acabou..antecipe as trocas em 5.000km..e..pronto e acabou..óleo do motor troque a cada 5.000 e do câmbio automático a cada 40.000..pronto acabou!!!
Boa tarde. Concerteza é fundamental a troca do óleo. Não dá prá correr riscos. Pois a manutenção do câmbio automático. Caríssimo. Meu conselho. Na. Duvida faça a troca
Tenho um Hyundai ix35 11/12, acho que vou ler o manual e ligar na concessionária para obter mais informações ?
Bom dia muito vaga essa reportagem.tenho um Corolla 2015 até as próprias concessionárias da Toyota há um desencontro de informações umas orienta levar para um técnico fazer uma avaliação detalhes sai por + – 550.00 R$ essa avaliação fora o serviço de troca se for necessário eu acho um absurdo detalhe esse carro não tem nem a vareta para verificação do óleo
Como alguns já falaram, é recomendável ler o manual do veículo, pois lá tem essa informação. Meu carro mesmo é um Honda fit 2016 e o manual recomenda fazer a primeira a troca do fluido da transmissão com 40 mil km ou 4 anos. Acredito que cada fabricante de carro ou modelo de câmbio tem suas especificidades.
Comprei o meu com 80.000 km, liguei na época na Ford, disseram que era com 100.000 km a troca, porém, liguei em outras duas oficinas renomadas de Curitiba, uma disse que era com 40.000 km e a outra, com 60.000 km.
Resolvi ler o manual e resolvi assumir o risco de fazer segundo o fabricante do carro, 120.000 km.
Minha opinião a vocês seria ler o manual de seus carros, do contrário, procure uma oficina de sua confiança.
São muito variado os modelos de câmbio, o meu por exemplo e dos piores, segundo as lendas.
tenho um Corolla ano 13/14 troquei o óleo do câmbio esta semana na concessionária Toyota e me orientaram quê a próxima troca será com 80km
Tenho uma Corolla 2017 cvt afinal troca ou não troca o óleo de cx
Troca sim..o cvt é o automático de pobre..o falso automático.. mas tem q trocar
Somente a ignorância justifica dizer uma bobagem dessas: “CVT é automático do pobre”.
A Caixa CVT dessa geração do Corolla é talvez a mais moderna e eficiente da atualidade. A Toyota recomenda, em condições de uso normal, verificar o nível e a condição do fluido a cada 20.000 km e, somente se necessário, efetuar a troca.
A Caixa CVT Toyota (ambas que estão à venda no Brasil) sequer têm como drenar o fluido, apenas uma ampola de verificação. Para efetuar-se a troca é necessário retirar toda a tampa inferior da caixa de câmbio, retirando vários parafusos e a junta líquida, uma operação não prevista para ser frequente.
Ficou em cima do muro… Claro,não quer contrariar as montadora pois a maioria não recomendam troca nem disponibiliza esse serviço.
Troca do oleo do Câmbio automático á cada 2 anos ou 40.000km a PRADOMATIC realiza esse serviço desde 1991 com a máquina da WINN’S, a maioria dos professores do assunto se quer haviam visto um Câmbio automático desmontado nessa época.
Esse cara está tirando dúvidas ou quer aprender? Pois deixou a pergunta sem resposta.
Que reportagem é essa? Esqueceram de publicar alguma coisa ou para confundir o leitor mesmo.
Que reportagem superficial e sem conteúdo. Poxa Boris, vc já foi melhor. Afinal, troca ou não troca? Mesmo as fabricantes que não orientam a troca, seria bom trocar?
Eu tenho um Ford Edge, 2011, o manual recomenda a cada 120.000 km.
Está quase na hora.
Não faça isso..a Ford exagera nessas km troque imediatamente..
Mesma coisa acontece com a correia dentada..não vái atrás de manual..troque a dentada com 80.000km
Seu bolso agradecerá..
Câmbio automático se troca com 40k
Reportagem ficou em cima do muro, não deu certeza de que se deve trocar ou não o óleo da cx e jogou as informações por conta dos comentários dos leitores. Conclusão: reportagem inútil.
meu carro e Ronda esta com 40 mil km guando trocar o óleo da caixa de marcha obrigado abraço Álvaro
Troco ou no o óleo do cambio automático Corolla
Carro que é usado para força, tipo está sempre com reboque, precisa trocar a cada 100 km
Assim, como um componente do carro, que após um determinado uso entra em fadiga ou cria folgas, o óleo do cambio tambem sofre os revezes do esforço do funcionamento do cambio.
Como exemplo podemos citar a saturação do óleo, quer pelo calor;quer pelo uso intensivo.
Atualmente os cambios automáticos estão presentes numa grande gama de automóveis, ônibus, caminhões, vans e suvs diversos. Os carros cujos câmbios são dotados de conversores de torque então, são os que mais exigem do óleo da transmissão. O conversor de torque, podemos assimilar este mecanismo entre outros componentes como um substituto da embreagem, e seu funcionamento se dá pela rotação de uma bomba e uma turbina dentro de um invólucrode aço no formato de um ioiô metálico vedado, cheio de óleo, de aproximadamente de 30 a 25 cm de diâmetro.
O seu funcionamento se assemelha à um ventilador ligado, funcionando na frente de outro ventilador desligado. O ventilador desligado também vai girar assim que receber a ação do ar produzido pelo ventilador ligado, embora não haja nenhum componente metálico ou engrenagem interligando os dois ventiladores.
Dentro do conversor existem uma bomba e uma turbina, ambas dotadas de aletas , e no centro entre as duas um rotor também aletado. Quando o motor do carro começa a girar, a bomba acoplada ao eixo do motor também começa a girar, fazendo uma circunvolaçao do óleo, que por sua vez vai acionar a turbina , fornecendo torque às rodas. O óleo no interior do conversor de torque sofre uma agitação semelhante à um líquido dentro de um liquidificador em funcionamento. Quanto mais rotação do motor maior força para as rodas.
Por aí pode se concluir o tamanho da contribuição do óleo dentro da transmissão. Embora pareça estranho, seu carro é tracionado pela ação do óleo da cambio. Daí a importância e a necessidade vital da sua inspeção ou uma provável troca após 50.000 rodados.
Devemos considerar que ante à dúvida, o melhor é fazer a troca do óleo do cambio. Isso vai precaver e evitar um barato que pode sair caro.
Importante esclarecer que na drenagem do óleo da transmissão, só vai esgotar uma parte do óleo, restando o óleo dentro do conversor que não sai pelo bujão de esgotamento. O correto é procurar um local que dispõe de uma maquina de diálise de troca de óleo, caso contrário você corre o risco de não sair com seu carro dirigindo. E extremamente melindrosa a troca de óleo do cambio automático. Só um técnico preparado fará a troca segura.
Um dos melhores comentários. Parabéns Lourival
Melhor comentário.
Nossa…
Parabéns. Deus te abençoe.
Olá pessoal.
O Lourival deve ser um mecânico, ele falou a linguagem correta e tecnica.
É óbvio que qualquer óleo submetido a altas temperaturas e atrito de peças imersa, em um determinado momento ele vai ter a sua validade comprometida e deixando o conjunto de peças vulneráveis a danos.
Eu troco o óleo do câmbio do meu carro a cada 50.000 km. Acho melhor perder 400,00 numa troca de óleo do que trocar o câmbio parcial ou total. Sem contar que o problema pode acontecer na estrada, o que é bem pior.
Câmbio Manual de carros ano 2000 pra frente n precisa trocar..apenas cheque o nivel e se preciso complete..se tiver vazando ..complete o nivel e faça o reparo.
Pois é tbm gostaria de saber qual é a resposta do Bores.
Boa noite. Tenho um versa 1.6 cvt automático. Começou a dá tranque na ré e quando volta pro neutro. O consultou da Nissan falou que era o câmbio com 82 mil.troquei o óleo voltou o normal. Acho que nem eles sabe o que deve saber. Quando trava por falta de trocar o óleo. Do meu amigo travou com 40.000 mil.fui três vezes na Nissan. E fiquei sem resposta ano e modelo 2018
boa noite, meu nome e Henrique trabalho com cambio automático, e sim o certo e trocar a cada 50 mil km o óleo do câmbio, o óleo e a vida do câmbio
Uma orientação, como advogado, aos proprietários que têm veículos com câmbio automático e que as concessionárias não recomendam a troca do óleo:
No manual deve constar a quilometragem orientando que seja feita uma inspeção da situação do fluído lubrificante desse tipo de câmbio.
Para assegurar seus direitos em ação indenizatória, no caso de algum dano efetivamente comprovado pela não troca do fluído, leve à concessionária para inspeção no período indicado e peça um registro dessa avaliação, constando de preferência naquele manual de revisões.
Aí sim você terá prova documental para pleitear a devida reparação dos prejuízos sofridos.
Aí você faz tudo certinho, gasta uma nota e quando quebrar vem aquela velha história “uso severo, desgaste natural e etc”
Falou, falou do câmbio automático e acabou não respondendo, afinal,troca ou não troca o óleo?
Esperimenta anda com carro sem óleo! E parecido! Tem trocar sim!50.000 km
Falou, falou e não respondeu…
Boa noite.gostaria de saber,se Frontie LE Aut 2011. Deve ser trocado o óleo do câmbio automático,a temperatura, trabalhando sempre abaixo do meio! Está com 116800 km. Tudo nela é original.
Todos câmbios automáticos necessitam troca de óleo na especificação correta, as vezes caro e difícil de conseguir, mas necessário, alguns precisam da troca de filtro também…
Boa noite
Tenho um New fit LXL Automático.
Sempre faço a revisão preventiva.
Trocar o óleo de câmbio é essencial.
Faço a troca parcial sempre.
A não troca pode custar caro…
Amigo troca parcial é jogar dinheiro no lixo, o que adianta misturar óleo novo com o óleo velho, escuro e grosso que está dentro da caixa? Tem que trocar todo o óleo, para trocar todo o óleo precisa ter a máquina específica para a troca. Trocar parcial e não trocar da na mesma.
Galera vários vendedores ditos técnicos estão orientando os clientes a não trocarem o óleo e seguirem o manual. Tá certo que os carros de hj não conseguem nem puxar um trailer,mas a troca pode variar perante ao uso. Portanto se vc nunca teve um automático consulte um especialista.
É recomendado independentemente de marca, a troca do óleo com 40.000 ou quatro anos de uso. Dependendo da região ( zona rural ) até com kilometragem inferior.
Pior é a peça o módulo de transmissão mais barata 5 mil aki em manaus
Carro prisma ltz
Gente que dor de cabeça
A matéria do título é para chamar a atenção apenas, pois a dúvida em questão não foi sanada, ao contrário colocou o leitor em mais dúvidas ainda. Acho que teria que ter ao menos a opinião própria do Boris pois a chamada foi dele.
A minha opinião é: siga o manual do fabricante do veículo.
Concordo com vc! Ficou uma lacuna aberta ,não vi uma resposta concreta e sensata sobre qual decisão tomar em câmbios diferentes .
Não gostei da conclusão.
Tem que trocar o óleo de câmbio automático no mínimo de 100 em 100 mil ,todos os óleos de motor de câmbio, e diferencial, se for trocado eles perdem propriedades e danificam ,então tem que ser trocados
Tenho um BMW328 iam51 e no manual não recomenda a troca do automático . Entretanto depois de 20 anos , o carro é 1999 , resolvi trocar o óleo o filtro e as pastilhas de imantação.
possui um HB20 automático com 60 mil rodados, gostaria de saber quando faço a troca de óleo do carro automático?
Nem assistir o vídeo☝?☝? vim direto para os comentários é muito melhor????????
Boa tarde meu nome e Luciano sou de Itaperuna RJ Tenho uma jeep grand Cherokee Laredo 4.0 6cc 4×4 98 gasolina Preciso revisar o câmbio aqui na minha cidade não tem ninguém que entende desse carro pode me indicar um mecânico.
No caso o correto é seguir o que o manual de cada carro diz!
Ola tenho um corola 2001 esta fasendo fasendo barulho quando vira o volante alguem pode mi diser oque faser isso acomtesse de manha quando liga fas muito barulho para quando esquenta .sera qui e oleo .
A princípio me parece ser problema de homocinética, o melhor mesmo é procurar um mecânico de confiança.
“fasendo fasendo, mi diser oque faser, acomtesse, fas, qui e”. Que linguagem você está tentando escrever? Ter cuidado com a Língua Portuguesa faz bem a saúde.
Nessa hora eu pesquiso como é a mecânica nos Estados Unidos os especialistas dizem q a troca é a cada 40 mil milhas ou 2 anos . Se observar o fluido na embalagem tem validade de 5 anos. Então a lógica é q perde a característica original em 2 anos em uso.
O do meu carro troquei e voltou a ser econômico. Via de regra a cada 2 anos troca.
O Boris não responde com sua opinião pessoal porque depende do mercado automobilístico para trabalhar ,porém eu não preciso sou consumidor então vai minha opinião quanto a troca do fluído do câmbio automático,não tenho dúvida quanto a necessidade de sua troca pois o movimento constantes das peças internas da caixa mecânica por si só já acarretará desgastes e produzirá partículas de ferro que irá aglomera ao fluído tornando esquecido e pouco eficiente quanto a sua capacidade de lubrificação. Afinal é só fluído e como tudo que construímos tem data prevista para perder seu efeito .não é sangue.
Concordo. Deve trocar sim a cada 50.000 km aprox. No meu carro fiz a troca pelo bujao somente , por onde saem aprox 60 % do total. Troquei com 60.000 e 70.000 km . Desta forma devo ter trocado 95 % do total sem abrir o cambio e sem trocar os filtros
O câmbio tem 6 litros. Na hora da troca só sai 4.
Aí vc coloca os 4 novos q tirou.
Coloca o carro pra funcionar.
E logo depois tira mais 2 litros, q misturou com o velho.
E recoloca 2 novos.
Isso se chama retrolavagem. Eh faço isso.
Minha primeira troca e com 100mil e as demais com 50mil
Ficou em cima do muro rsrs, mas gosto do Boris assim mesmo!
Se o engenheiro colocou que precisava e documentou no manual do veículo, não tem discussão.
No manual do 308 diz que só precisa trocar em uso severo. Lá diz que uso severo é utilizar o veículo em trajetos curtos onde o motor não chega atingir a temperatura normal de trabalho, ou seja, a maioria dos casos. Resumo da ópera, todo mundo acreditou que era lifetime, ninguém trocou e o cambio dos franceses que já tem um projeto-digamos- fraco, ficou com ganha de ruim.
???
Não é óleo, é fluido, velho gagá. Ainda se diz jornalista e engenheiro.
Respeite os mais velhos!
fluido
adjetivo
1.
que corre ou se expande como líquido.
“um óleo f.”
2.
FIGURADO (SENTIDO)•FIGURADAMENTE
macio, mole, flácido.
Educação e respeito são fundamentais ao cidadão. Respeite para ser respeitado.
Com certeza, inclusive “velho-gagá” é falta de respeito para uma pessoa que têm idade para ser nossos pais.
Respeito é bom gente.
Taquiopariu kd o resto?
Kkkkkkk
Falou, falou e não disse nada.
Tem que trocar sim tenho Hyundai elantra 2015 troquei o óleo do câmbio tava muito escuro
Não explicou nada
Deve ser trocado sim. De preferência a troca total, e não parcial como algumas marcas recomendam, principalmente a Toyota.
Mas, e dai ? Não respondeu se troca ou não troca.
Tenho uma Spin 2015 e troquei com 60.000km estava preto que ele é vermelho o mesmo é o da direção hidráulica e vou trocar novamente as 100.000km
PENSO O SEGUINTE: TODOS OS QUE COMENTARAM QUE DEVE TROCAR O ÓLEO SEJA LÁ O DE FOR (QUE FUNCIONA COM ÓLEO) É CLARO QUE DEVE SER TROCADO COMO O “FILTRO” TAMBÉM, POIS O ATRITO FERRO COM FERRO SOUTA RESÍDUOS OU LIMAGE É COM O ÓLEO NOVO ACONTECE IMAGINE COM ÓLEO VELHO SEM LIGA ALGUMA.
Cara o carro e seu vai na loja q vc comprou e faz revisão se todo mundo fala que não e pra trocar vc não troca