Óleo do motor é tudo igual? Cuidado com a picaretagem!

Existe a alternativa de usar o óleo lubrificante do motor do carro diferente do recomendado no manual ou isso é golpe de mecânico?

Por Boris Feldman05/12/19 às 06h15

Uma leitora do AutoPapo disse que foi trocar o óleo do motor do seu carro e anotou cuidadosamente as especificações desse óleo do motor que estão no manual do proprietário.

E ela foi numa troca de óleo, onde ela ouviu do mecânico que “bobagem madame, óleo é tudo igual. Eu vou colocar o que nós temos aqui de melhor para o seu motor – e mais barato. Não acredite em propaganda só para vender o mesmo produto bem mais caro”.

Pois eu reafirmo aqui, primeiro: nem sempre o óleo recomendado no manual é o mais caro.

Segundo, se o óleo fosse mesmo tudo igual, não precisaria das especificações da fábrica e do fabricante do óleo seguir tanto a viscosidade, como a aditivação.

Bom ou ruim, os motores quanto mais modernos, mais eficientes são. Porém exigem que os donos fiquem cada vez mais atentos aos detalhes de manutenção.

oleo motor carter shutterstock 572958301
Shutterstock
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário