Óleo para motor: quando usar especificação diferente?

O manual do proprietário realmente indica a melhor opção de óleo para o motor? Às vezes, muitas variações confundem o motorista

Por Boris Feldman03/12/19 às 06h15

No manual do seu carro, o óleo especificado para o motor é do tipo SM. Porém o dono do carro sai em busca desse óleo e não o encontra. O vendedor sempre sugere: “pode usar o SN, que é superior ao SM, recomendado no manual”.

E o dono do carro fica grilado, é verdade ou conversa fiada de vendedor? Não, não é conversa fiada de vendedor. O que não se pode fazer é se estiver recomendado o óleo com especificação S seguido de alguma letra, por exemplo SL, usar o SJ.

Aí não pode, porque o J é uma letra abaixo do L no abecedário. Porém usar uma letra acima, não há problema nenhum. Pois trata-se de um óleo ainda mais moderno. Então pode-se usar o SN no lugar do SM.

escolher oleo carro lubrificante aditivo

Foto Shutterstock

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (1 votos, média: 5,00 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário