Óleo do motor indicado pelo manual pode causar algum problema?

Usar o óleo para o motor indicado pelo manual do proprietário é o mais recomendável; Já a mistura de tipos de óleos diferentes, pode ser prejudicial

Por Boris Feldman02/04/19 às 06h15

Ao compra um carro usado, na hora de trocar o óleo do motor, você decide utilizar o mesmo fluido recomendado no manual do automóvel. Porém, o antigo dono sempre usou uma outra especificação de óleo. E aí, isso pode causar algum problemas?

[TRANSCRIÇÃO]

Voltar a colocar o óleo correto no motor pode prejudicá-lo? Em algumas circunstâncias, sim. Mas vamos supor que você tenha comprado um carro e o dono anterior jamais tenha utilizado o óleo recomendado pelo fabricante do automóvel. Você resolve então seguir a recomendação do manual e usar o óleo prescrito, mas vamos supor que ele tenha uma detergência maior que o óleo usado pelo dono anterior do carro.

Esse maior poder detergente pode remover resíduos grudados no cárter. Por exemplo: ao se soltarem e passarem a circular junto com o novo óleo, eles poderão entupir o filtro da bomba ou pequenos canais de lubrificação. Essa troca de óleo, então, só deve ser feita depois de se levar o carro a oficina para se fazer uma boa limpeza do motor com o motor flush, ou engine flush.

óleo do motor
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (3 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Gabriel 2 de abril de 2019

    Se eu ver que o dono do carro usa um óleo inferior ou de especificação de viscosidade diferente da indicada eu nem compro o carro.
    As pessoas colocam óleo mais grosso (mais viscoso) para esconder ruidos e queima excessiva de óleo… ou seja que o motor precisa de retífica. Cuidado com o conto do vigário.

Avatar
Deixe um comentário