Pedal do freio de plástico? Tem perigo de quebrar?
Um ouvinte está com medo de quebrar o pedal do freio de plástico do carro dele durante uma freada mais forte. Mas qual é razão disso?
Um ouvinte está com medo de quebrar o pedal do freio de plástico do carro dele durante uma freada mais forte. Mas qual é razão disso?
Um ouvinte está com medo de quebrar o pedal do freio de plástico do carro dele durante uma freada mais forte. Mas, afinal, qual é razão para o uso também do plástico nos pedais?
LEIA MAIS:
[TRANSCRIÇÃO]
O ouvinte do AutoPapo reclama dos pedais do automóvel que acabou de comprar, não disse qual. Essa pra mim é novidade. O que é que ele tem contra os pedais? Ele diz que são de plástico e está preocupado de quebrar o pedal ao frear o carro.
Mas, pode ficar despreocupado, porque o revestimento externo de plástico, mas a alma, a estrutura do pedal do freio de plástico é de aço. E as fábricas vêm procurando colocar plástico no lugar de metal, em todos os lugares possíveis do automóvel, pela tendência da indústria automobilística mundial de reduzir o peso.
Quanto mais leve um carro, tanto melhor seu desempenho, consumo, emissões, freios, e até estabilidade.
O aço, que marcava presença com fartura nos automóveis antigos, está sendo substituído por chapas do próprio aço, de menor espessura, plástico fibra de carbono,alumínio e outros materiais mais leves e, às vezes, até mais resistentes.
Até a troca das lâmpadas convencionais pelos LEDs também significa redução de peso e,no final das contas, tudo isso somado significa uma redução de 10% a 20% no peso do automóvel. Nesses grandalhões sofisticados já se conseguiu uma redução de até 300 quilos.
Foto | Shutterstock
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |