[Vídeo] Fique atento: pneus têm prazo de validade
Composto de borracha vai oxidando, perdendo suas características e se deteriorando desde o dia em que foi fabricado
Composto de borracha vai oxidando, perdendo suas características e se deteriorando desde o dia em que foi fabricado
O automóvel tem muitos componentes fabricados com borracha e todos se degradam, têm prazo de validade. O composto de borracha vai oxidando e perdendo suas características desde o dia em que foi fabricado. Resseca, trinca e perde a flexibilidade. Os pneus, por exemplo, são itens que demandam atenção.
O prazo de validade dos pneus é de cinco a seis anos. E, ao contrário do que se pensa, não importa se estava rodando, no porta-malas ou no estoque da loja. Vencido este prazo, o componente representa risco à segurança e pode ser jogado no lixo. Mesmo que aparentemente “novinho” e cheio de borracha, com sulcos ainda profundos na banda de rodagem. Muitos proprietários resolvem colocar o pneu sobressalente para rodar, “pois estava novinho em folha”, sem verificar a data de fabricação. Esta fica sempre na banda lateral, depois das letras “DOT”, com quatro dígitos. Os dois primeiros indicam a semana, os outros dois, o ano em que foi produzido.
Confira no vídeo as dicas do Sérgio Melo sobre a validade dos pneus.
[Transcrição]
Pois é, tá todo feliz, né? Comprou um carrinho usado, com uns quatro anos e meio de uso. Novinho, novinho. O vendedor até disse, todo orgulhoso, que o pneu reserva nunca rodou e que, na hora de trocar, você vai comprar só os outros e aproveitá-lo. Legal, né?
Legal nada! Esse cara está te empurrando para o buraco. Pneu tem prazo de validade. Igual remédio! Só pode ser usado por uns cinco anos. Ou um pouquinho mais.
Com o tempo, o oxigênio, a luz e outros fatores vão degradando a borracha. O pneu passa a ser perigoso.
Mas você pode ficar tranquilo. Do lado do pneu tem a data de fabricação. Perto da sigla DOT, que significa Department of Transportation, esses últimos algarismos indicam a semana e o ano em que foi fabricado.
No caso desse pneu aqui, o 1314 indica que ele foi fabricado na décima-terceira semana de 2014. Isso quer dizer que foi feito entre os dias 25 e 31 de março de 2014. Pode rodar tranquilo até 2019.
Agora, se nesse último “grupinho” de dígitos aqui só tiver três números, joga fora o pneu e sai de perto. Por quê?
Significa, no caso, que o pneu foi fabricado antes do ano 2000.
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Existe um equívoco nesse artigo.. Pneus não têm validade.. 5 anos é informação de garantia do fabricante. Entretanto alguns fabricantes entendem para 8 ou até 10 anos a garantia dependendo do modelo e do composto usado na fabricação. Esse texto é uma desinformação ao público.
Pois é Claudemar. Se eu fosse o autor desse artigo, que já tem mais de SEIS ANOS, teria vergonha de continuar mantendo esse fake publicado na internet. Pneu não tem e nunca teve prazo de validade, a própria ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) confirma isso.
Prezados, alguém tem a resposta ou resolução correta sobre o assunto?
PNEU NÃO TEM VALIDADE.
ESTE CARA AI NÃO SABE NADA.
CONSULTE A ANIP (ASSOCIAÇÃO NACIONAL DA INDUSTRIA DE PNEUMATICOS).
Não procede esta informação . Pneu de prazo de GARANTIA e não de VALIDADE. Nenhum fabricante determina VALIDADE. O pneu pode se deteriorar bem antes de 5 anos dependendo de onde a circula e pode durar bem mais pelo mesmo motivo.
A informação está errada. Pneus tem prazo de garantia, e não de validade. E essa garantia varia de fabricante para fabricante, assim como a dos automóveis. Na maioria, é de 5 anos. A Continental dá 7 anos para alguns modelos de seus pneus.
De acordo com o Inmetro, em sua portaria 554 que regulamenta a reforma de pneus no Brasil, um pneu pode ser reformado com até 7 anos de fabricação, mas não há nada, nenhum texto legal que impeça seu uso após esse período. E essa limitação de 7 anos não se deve à oxidação ou envelhecimento, e sim à fadiga acumulada ao rodar, um fenômeno físico.
Estimular a troca dos pneus apenas pela data de fabricação, e não ao seu estado de conservação, é artifício para tentar vender (ou melhor, empurrar) pneus novos a quem não precisa.
Consulte os fabricantes, antes de desinformar!!!
A informação está correta. A limitação não se deve somente à fadiga física, mas principalmente à oxidação do composto de borracha. Mesmo que o pneu esteja armazenado na loja, sem uso, ele expira. Sua deterioração começa entre os cinco e seis anos, depende do composto de borracha. Mas nenhuma fábrica recomenda uso superior a sete anos.
E por que não se faz o mesmo alarde em relação a outros componentes de borracha, tais como guarnições de porta e vidros, buchas de suspensão, de motor, palhetas de limpador de para-brisas, anéis de vedação, etc.? Todos os componentes feitos de borracha envelhecem, ressecam, oxidam da mesma forma. Mas como não possuem data de fabricação impressa, como nos pneus, não se divulgam informações erradas como esta. Uma consulta aos fabricantes de pneus pode esclarecer se o prazo é de garantia ou de validade. Isso, é claro, se houver interesse em divulgar informação correta, o que não parece ser o caso