[Vídeo] Vale a pena fazer um consórcio para comprar o carro?

Boris Feldman explica para você quais são as vantagens e as desvantagens desta opção de compra para carros e motos

ilustra consorcio2
Por Boris Feldman
Publicado em 11/12/2017 às 09h06
Atualizado em 08/01/2020 às 16h58

A crise nas vendas de automóveis abriram uma janela de oportunidades para as administradoras de consórcios. Com a liberação de crédito mais restrita para outras modalidades como o financiamento, as vendas por meio do consórcio crescem desde maio de 2016.

Segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), somente nos oito primeiros meses de 2017 o crescimento foi de 14,3%, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Mas será que é uma boa aderir?

O Boris conta quais são os prós e os contras do consórcio. Assista ao vídeo antes de contratar um!

Vale a pena fazer um consórcio?

[Transcrição]

Consórcio é uma ótima solução para quem quer comprar um carro em dezenas de prestações, mas sem enfrentar os juros ‘brabos’ daqui do Brasil. O consórcio, em vez do juro, cobra uma taxa de administração fixa.

Como é que ele funciona? Um exemplo:

Se juntam 50, 60 ou 100 participantes e todo mês saem dois carros: um em sorteio e outro para quem deu maior lance na assembleia. Então, neste caso, é um bom negócio, principalmente se você for um dos primeiros contemplados. Se você ficar para o final, pagou, pagou e custou a receber seu carro. Mas recebe.

Tem um problema no consórcio.

Alguns vendedores inescrupulosos, que se aproveitam do fato de que poucas pessoas têm conhecimento desse mecanismo do consórcio. Vendem, assim, uma cota de consórcio, prometendo aquilo que não vai acontecer. “O senhor pode comprar a cota deste grupo aqui que receberá o seu carro em, no máximo, três, quatro meses”. Mentira. Balela.

Se você tiver muita sorte poderá ser um dos primeiros contemplados. Ou se tiver grana suficiente para dar o maior lance na assembleia. Caso contrário, você corre o risco de esperar 20, 30, 40 ou até 50 meses para ter seu carro na garagem.

Boris conta quais são os prós e contras do consórcio
Ilustração AutoPapo | Fabiano Azevedo
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Carlos 31 de agosto de 2018

CONSORCIO GM NÃO RECOMENDO , MUITO CUIDADO

COMPREI EM 2013 UM CONSÓRCIO AGILE , NA OCASIÃO PEGUEI UM PRISMA LT 1.0 , HOJE ESSE CARRO SE CHAMA PRISMA JOY ,VALOR DO PRISMA 1.0 2018 É DE 48.400,00 .
Verifiquei no boleto que o valor do bem que eu estava pagando era muito acima do valor do bem que eu adquiri , entrei em contato com o consórcio da GM fui informado que era isso mesmo estou pagando correção de um carro com valor maior que o meu .

ISSO É SER DESONESTO

Avatar
Deixe um comentário