[Vídeo] Vale a pena fazer um consórcio para comprar o carro?

O Boris explica para você quais são as vantagens e as desvantagens desta opção de compra

Por Boris Feldman11/12/17 às 09h06

A crise nas vendas de automóveis abriram uma janela de oportunidades para as administradoras de consórcios. Com a liberação de crédito mais restrita para outras modalidades como o financiamento, as vendas por consórcios crescem desde maio de 2016. Segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), somente nos oito primeiros meses de 2017 o crescimento foi de 14,3%, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Mas será que é uma boa aderir? O Boris conta quais são os prós e os contras do consórcio. Assista antes de contratar um.

[Transcrição]

Consórcio é uma ótima solução para quem quer comprar um carro em dezenas de prestações, mas sem enfrentar os juros ‘brabos’ daqui do Brasil. O consórcio, em vez do juro, cobra uma taxa de administração fixa.

Como é que ele funciona? Um exemplo:

Se juntam 50, 60 ou 100 participantes e todo mês saem dois carros: um em sorteio e outro para quem deu maior lance na assembleia. Então, neste caso, é um bom negócio, principalmente se você for um dos primeiros contemplados. Se você ficar para o final, pagou, pagou e custou a receber seu carro. Mas recebe.

Tem um problema no consórcio.

Alguns vendedores inescrupulosos, que se aproveitam do fato de que poucas pessoas têm conhecimento desse mecanismo do consórcio. Vendem, assim, uma cota de consórcio, prometendo aquilo que não vai acontecer. “O senhor pode comprar a cota deste grupo aqui que receberá o seu carro em, no máximo, três, quatro meses”. Mentira. Balela.

Se você tiver muita sorte poderá ser um dos primeiros contemplados. Ou se tiver grana suficiente para dar o maior lance na assembleia. Caso contrário, você corre o risco de esperar 20, 30, 40 ou até 50 meses para ter seu carro na garagem.

Boris conta quais são os prós e contras do consórcio
Ilustração AutoPapo | Fabiano Azevedo

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário