Pneus com poucos frisos são um perigo na pista molhada
Dirigir com pneus quase carecas ou totalmente lisos é assumir o risco de uma acidente grave, principalmente em pistas molhadas
Dirigir com pneus quase carecas ou totalmente lisos é assumir o risco de uma acidente grave, principalmente em pistas molhadas
Têm muitos motoristas que aproveitam o tempo seco para continuarem a rodar com pneus com poucos frisos ou até “carecas”. Mas, quando vier as chuvas, esse quebra-galho pode ser fatal.
[TRANSCRIÇÃO]
Nas corridas de Fórmula 1, ou em outras categorias, na pista seca os pneus são absolutamente liso, os chamados slick. Mas, no asfalto molhado as equipes correm é para trocar os pneus pelos frisados ou biscoitinhos. Entretanto, como eu presumo que você não tenha um Fórmula 1 na garagem, saiba que no seco ou no molhado os seus pneus devem sempre ter um friso mínimo com espessura de 1,6 milímetro.
E saiba também que se o seu pneu já estiver chegando nesse limite mínimo, quase careca, e ainda quebra o galho no asfalto seco, num dia de chuva o risco de um acidente é muito grande. Isso porque são exatamente esses frisos que tiram a água que fica entre o pneu e o asfalto. Sem eles a aderência fica comprometida e, na hora de uma freada ou de uma curva mais apertada, quem vai passar aperto é o motorista.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |