Por que os pneus melhores devem ficar na traseira?

Por BORIS FELDMAN23/04/18 às 20h59

Os pneus melhores devem ficar na traseira ou na dianteira? Mais importante do que fazer o rodízio é saber onde os pneus mais desgastados e os novos devem ficar.

[TRANSCRIÇÃO]

Já foi assunto aqui do nosso Auto Papo, onde colocar dois pneus novos comprados para o automóvel: se na dianteira ou na traseira? E nós já dissemos que o assunto desperta controvérsias. Mas o consenso é de que os dois pneus novos deve ficar na traseira. E, os ouvintes perguntam porque na traseira e não na dianteira? E a explicação é se acontecer um problema com um pneu dianteiro, o motorista tem o volante para controlar o carro que tende a ficar desgovernado, e mais, quase todos os automóveis hoje em dia tem a direção assistida hidráulica ou eletricamente. Se o pneu dianteiro perde a pressão, ou estoura, ou estraga, às vezes o motorista mal percebe, porque a direção assistida segura o carro em linha reta.

Já um problema num pneu que estoura, que perde a pressão subitamente numa roda traseira, o carro é praticamente incontrolável, não há o que o motorista possa fazer na direção para tentar voltar à trajetória correta. Um automóvel que está desgovernado no eixo traseiro, por causa de um pneu que estourou, ou perdeu pressão por qualquer motivo. O carro nessas condições vai para onde ele bem entender.

pneus melhores devem ficar na traseira ou na dianteira

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

2 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Francisco Santos de Oliveira 5 de agosto de 2018

    O ideal são quatro pneus em perfeito estado. Pelo tempo que dura um pneu bem cuidado (manutenção da suspensão, rodizio, calibragem, etc), por questão de segurança deveria ser obrigatório a troca dos quatro em conjunto, salvo alguma perda por defeito, ou dano. Quem se habilita em ter e conduzir um carro deve ter condições de juntar grana suficiente durante a vida útil de pneu. Caso não tiver, não tenha carro .

  • Antonio Carlos Moreira Filho 29 de julho de 2018

    Gostei das mateias dos melhores carros automáticos

Deixe um comentário