Ponto morto não economiza combustível: comprove você mesmo

Você costuma jogar o carro na "banguela" pensando que essa prática economiza combustível? Recomendo então fazer um tira-teima

painel fiat argo computador bordo
Por Boris Feldman
Publicado em 19/07/2019 às 06h15

Nós já falamos aqui da banguela, quando se joga o câmbio em ponto morto numa descida, para economizar combustível. Tem motorista que pensa assim, mas está redondamente enganado! Isso podia ser verdade na época do carburador, que já não existe mais.

Em seu lugar entrou a injeção eletrônica, presente em todos os carros. E com ela, quando se joga banguela, gasta-se mais do que descer com o câmbio engatado, uando o consumo é zero. E tem sempre gente que me contesta quando eu digo isso.

Pois agora vai a prova dos nove: se você tem um carro com um computador de bordo, experimente, numa descida, jogar o ponto morto e ver o consumo indicado no painel. Ele é baixíssimo, 60, 70 por litro, mas existe. Engate agora uma marcha qualquer, veja o consumo no painel: é zero!

Ponto morto
Ilustração Fabiano Azevedo | AutoPapo
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
12 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marcelo Almeida 13 de setembro de 2021

Também já fiz o teste várias vezes! Economiza, sim sr! Se é recomendável ou não, é outra história! Meu carro fazia em média entre 7-8 km/litro no etano l (cidade(, numa direção sem uso de banguela! Hoje sempre uso, tanto a banguela quanto o “freio motor”… passou para 9-10 km/litro.

Avatar
Carlos Santos 19 de fevereiro de 2021

Você esquece um detalhe. Dependendo do declive, com o carro engatado, o consumo é zero, mas o carro tende a parar ou a andar muito lento, sendo necessário acelerar em plena descida, fazendo o consumo ir para 10km/l, mais ou menos.
Bem melhor fazer a banguela, pois o carro fará um consumo entre 30km/l e 60 km/l.
Se ladeira tiver alto declive, aí sim valerá a pena descer engatado.
Portanto, há situações em que é melhor o carro engatado, e há situações em que é melhor o carro correr solto.
O consumo instantâneo baseou meu relato.

Avatar
Jonatham 28 de setembro de 2021

Isso mesmo vc tá certoooo!! Parabéns!

Avatar
Manuel jose cerqueira rodrigues 20 de julho de 2019

Minha opinião profissional do volante há 50 anos e quase 11 como instrutor de trânsito , posso afirmar que o simulador de direção não fará falta, além do programa ser ruim e americanizado, para pessoas com problemas de labirintite e pressão arterial é uma adversidade muito grande, em resumo o melhor é o próprio veiculo, dependendo também de um bom profissional.

Avatar
Manuel jose cerqueira rodrigues 20 de julho de 2019

Minha opinião como profissional do volante há 50 anos e quase 11 como instrutor de trânsito , posso afirmar que o simulador de direção não fará falta, além do programa ser ruim e americanizado, para pessoas com problemas de labirintite e pressão arterial é uma adversidade muito grande, em resumo o melhor é o próprio veiculo, dependendo também de um bom profissional.

Avatar
Manuel jose cerqueira rodrigues 20 de julho de 2019

Minha opinião como profissional do volante há 50 anos e quase 11 como instrutor de trânsito , posso afirmar que o simulador de direção não fará falta, além do programa ser ruim e americanizado, para pessoas com problemas de labirintite e pressão arterial é uma adversidade muito grande, em resumo o melhor simulador é o próprio veiculo, dependendo também de um bom profissional.

Avatar
Luiz alberto 19 de julho de 2019

Pode até ser que o consumo com a marcha no ponto morto seja zero, mas experimenta ver o km por litro.
No ponto morto o computador de bordo deve reconhecer que o carro está parado por isso é zero. Deixa no ponto e o carro ligado e parado pra ver se não gasta seu tanque inteiro.

Avatar
Roberto 19 de julho de 2019

Economiza sim. Já fiz o teste muitas vezes, com todos os tipos de carro: carburado, manual, automático e automatizado. Basta usar a lógica. Quando se está acelerando o carro em alta rotação consome mais é man banguela o consumo é proporcional à aceleração. Quanto mais se lê reportagens inúteis mais idiota fica.

Avatar
Felipe 19 de julho de 2019

Matéria fraca e incorreta. Já fiz o teste e comprovei exatamente o contrário. A 100km/h em ponto morto o computador de bordo do HB20 marca consumo instantâneo de 99km/l (não mostra mais que 99), e em 5a marcha marca 25-30km/l.

Avatar
Luiz 19 de julho de 2019

Banguela economiza sim Combustivel
Já mais do que comprovei inclusive contestando vários engenheiros.
Até no automático a banguela economiza.
Proibição é outra história, mas que economiza, tenho certeza. O computador de bordo deixa de funcionar ou tem delay, por isso só a prática para comprovar.

Avatar
Luiz Cesar Nogueira 19 de julho de 2019

Porque, então, a BMW, Mercedes e outras marcas utillizam a roda livre, que nada mais é do que ” banguela”?

Avatar
MARCO ANDERS 9 de agosto de 2020

E outra, com o carro na banquela ele anda mais rápido. Ou seja mais andar mais Km em menos tempo, e andar mais km do que com a marcha engatada.

Avatar
Deixe um comentário