Ponto morto não economiza combustível: comprove você mesmo
Você costuma jogar o carro na "banguela" pensando que essa prática economiza combustível? Recomendo então fazer um tira-teima
Você costuma jogar o carro na "banguela" pensando que essa prática economiza combustível? Recomendo então fazer um tira-teima
Nós já falamos aqui da banguela, quando se joga o câmbio em ponto morto numa descida, para economizar combustível. Tem motorista que pensa assim, mas está redondamente enganado! Isso podia ser verdade na época do carburador, que já não existe mais.
Em seu lugar entrou a injeção eletrônica, presente em todos os carros. E com ela, quando se joga banguela, gasta-se mais do que descer com o câmbio engatado, uando o consumo é zero. E tem sempre gente que me contesta quando eu digo isso.
Pois agora vai a prova dos nove: se você tem um carro com um computador de bordo, experimente, numa descida, jogar o ponto morto e ver o consumo indicado no painel. Ele é baixíssimo, 60, 70 por litro, mas existe. Engate agora uma marcha qualquer, veja o consumo no painel: é zero!
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Também já fiz o teste várias vezes! Economiza, sim sr! Se é recomendável ou não, é outra história! Meu carro fazia em média entre 7-8 km/litro no etano l (cidade(, numa direção sem uso de banguela! Hoje sempre uso, tanto a banguela quanto o “freio motor”… passou para 9-10 km/litro.
Você esquece um detalhe. Dependendo do declive, com o carro engatado, o consumo é zero, mas o carro tende a parar ou a andar muito lento, sendo necessário acelerar em plena descida, fazendo o consumo ir para 10km/l, mais ou menos.
Bem melhor fazer a banguela, pois o carro fará um consumo entre 30km/l e 60 km/l.
Se ladeira tiver alto declive, aí sim valerá a pena descer engatado.
Portanto, há situações em que é melhor o carro engatado, e há situações em que é melhor o carro correr solto.
O consumo instantâneo baseou meu relato.
Isso mesmo vc tá certoooo!! Parabéns!
Minha opinião profissional do volante há 50 anos e quase 11 como instrutor de trânsito , posso afirmar que o simulador de direção não fará falta, além do programa ser ruim e americanizado, para pessoas com problemas de labirintite e pressão arterial é uma adversidade muito grande, em resumo o melhor é o próprio veiculo, dependendo também de um bom profissional.
Minha opinião como profissional do volante há 50 anos e quase 11 como instrutor de trânsito , posso afirmar que o simulador de direção não fará falta, além do programa ser ruim e americanizado, para pessoas com problemas de labirintite e pressão arterial é uma adversidade muito grande, em resumo o melhor é o próprio veiculo, dependendo também de um bom profissional.
Minha opinião como profissional do volante há 50 anos e quase 11 como instrutor de trânsito , posso afirmar que o simulador de direção não fará falta, além do programa ser ruim e americanizado, para pessoas com problemas de labirintite e pressão arterial é uma adversidade muito grande, em resumo o melhor simulador é o próprio veiculo, dependendo também de um bom profissional.
Pode até ser que o consumo com a marcha no ponto morto seja zero, mas experimenta ver o km por litro.
No ponto morto o computador de bordo deve reconhecer que o carro está parado por isso é zero. Deixa no ponto e o carro ligado e parado pra ver se não gasta seu tanque inteiro.
Economiza sim. Já fiz o teste muitas vezes, com todos os tipos de carro: carburado, manual, automático e automatizado. Basta usar a lógica. Quando se está acelerando o carro em alta rotação consome mais é man banguela o consumo é proporcional à aceleração. Quanto mais se lê reportagens inúteis mais idiota fica.
Matéria fraca e incorreta. Já fiz o teste e comprovei exatamente o contrário. A 100km/h em ponto morto o computador de bordo do HB20 marca consumo instantâneo de 99km/l (não mostra mais que 99), e em 5a marcha marca 25-30km/l.
Banguela economiza sim Combustivel
Já mais do que comprovei inclusive contestando vários engenheiros.
Até no automático a banguela economiza.
Proibição é outra história, mas que economiza, tenho certeza. O computador de bordo deixa de funcionar ou tem delay, por isso só a prática para comprovar.
Porque, então, a BMW, Mercedes e outras marcas utillizam a roda livre, que nada mais é do que ” banguela”?
E outra, com o carro na banquela ele anda mais rápido. Ou seja mais andar mais Km em menos tempo, e andar mais km do que com a marcha engatada.