Ponto morto não economiza combustível: comprove você mesmo

Você costuma jogar o carro na "banguela" pensando que essa prática economiza combustível? Recomendo então fazer um tira-teima

Por Boris Feldman19/07/19 às 06h15

Nós já falamos aqui da banguela, quando se joga o câmbio em ponto morto numa descida, para economizar combustível. Tem motorista que pensa assim, mas está redondamente enganado! Isso podia ser verdade na época do carburador, que já não existe mais.

Em seu lugar entrou a injeção eletrônica, presente em todos os carros. E com ela, quando se joga banguela, gasta-se mais do que descer com o câmbio engatado, uando o consumo é zero. E tem sempre gente que me contesta quando eu digo isso.

Pois agora vai a prova dos nove: se você tem um carro com um computador de bordo, experimente, numa descida, jogar o ponto morto e ver o consumo indicado no painel. Ele é baixíssimo, 60, 70 por litro, mas existe. Engate agora uma marcha qualquer, veja o consumo no painel: é zero!

Ponto morto
Ilustração Fabiano Azevedo | AutoPapo
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Manuel jose cerqueira rodrigues 20 de julho de 2019

    Minha opinião profissional do volante há 50 anos e quase 11 como instrutor de trânsito , posso afirmar que o simulador de direção não fará falta, além do programa ser ruim e americanizado, para pessoas com problemas de labirintite e pressão arterial é uma adversidade muito grande, em resumo o melhor é o próprio veiculo, dependendo também de um bom profissional.

  • Avatar
    Manuel jose cerqueira rodrigues 20 de julho de 2019

    Minha opinião como profissional do volante há 50 anos e quase 11 como instrutor de trânsito , posso afirmar que o simulador de direção não fará falta, além do programa ser ruim e americanizado, para pessoas com problemas de labirintite e pressão arterial é uma adversidade muito grande, em resumo o melhor é o próprio veiculo, dependendo também de um bom profissional.

  • Avatar
    Manuel jose cerqueira rodrigues 20 de julho de 2019

    Minha opinião como profissional do volante há 50 anos e quase 11 como instrutor de trânsito , posso afirmar que o simulador de direção não fará falta, além do programa ser ruim e americanizado, para pessoas com problemas de labirintite e pressão arterial é uma adversidade muito grande, em resumo o melhor simulador é o próprio veiculo, dependendo também de um bom profissional.

  • Avatar
    Luiz alberto 19 de julho de 2019

    Pode até ser que o consumo com a marcha no ponto morto seja zero, mas experimenta ver o km por litro.
    No ponto morto o computador de bordo deve reconhecer que o carro está parado por isso é zero. Deixa no ponto e o carro ligado e parado pra ver se não gasta seu tanque inteiro.

  • Avatar
    Roberto 19 de julho de 2019

    Economiza sim. Já fiz o teste muitas vezes, com todos os tipos de carro: carburado, manual, automático e automatizado. Basta usar a lógica. Quando se está acelerando o carro em alta rotação consome mais é man banguela o consumo é proporcional à aceleração. Quanto mais se lê reportagens inúteis mais idiota fica.

  • Avatar
    Felipe 19 de julho de 2019

    Matéria fraca e incorreta. Já fiz o teste e comprovei exatamente o contrário. A 100km/h em ponto morto o computador de bordo do HB20 marca consumo instantâneo de 99km/l (não mostra mais que 99), e em 5a marcha marca 25-30km/l.

  • Avatar
    Luiz 19 de julho de 2019

    Banguela economiza sim Combustivel
    Já mais do que comprovei inclusive contestando vários engenheiros.
    Até no automático a banguela economiza.
    Proibição é outra história, mas que economiza, tenho certeza. O computador de bordo deixa de funcionar ou tem delay, por isso só a prática para comprovar.

  • Avatar
    Luiz Cesar Nogueira 19 de julho de 2019

    Porque, então, a BMW, Mercedes e outras marcas utillizam a roda livre, que nada mais é do que ” banguela”?

Avatar
Deixe um comentário