Pontuação na CNH não precisa ser dobrada: o problema é outro

O critério para se registrar as infrações no prontuário é cheio de aberrações: problemas que nada têm a ver com o trânsito resultam em perda de pontos

carteira de motorista cnh
Por Boris Feldman
Publicado em 18/06/2019 às 06h15

Em discussão na sociedade estão as propostas do presidente Bolsonaro para alterar algumas regras de trânsito. Entre elas, a suspensão da CNH ao completar 40 pontos, e não os 20 atuais.

O presidente ouviu o galo cantar sem saber aonde, pois o problema não são os 20 pontos. Mas sim o critério para se registrar as infrações no prontuário, cheio de aberrações. Como, por exemplo, um problema meramente administrativo, como o dono de um carro que não cumpre o prazo de 30 dias para transferir o documento do veículo para o seu nome, receber cinco pontos no prontuário. O que tem isso a ver com o trânsito?

Em outros países existe também o sistema de pontos, que só vão para o prontuário se o motorista cometer infrações graves ou gravíssimas. Como desrespeitar o sinal vermelho, exceder a velocidade máxima, ultrapassar em local proibido e outras do gênero.

carteira nacional de habilitacao cnh foto tjmg
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Maria Dalva 18 de agosto de 2019

Na minha opinião uma das coisas piores no trânsito é esse troca troca de velocidade nas BA e BR, onde a velocidade é trocada a todo instante deixando o motorista tenso e ansioso podendo de fato cometer imprudência pois ele não consegue relaxar nem por um segundo. Uma viagem com a família que poderia ser prazerosa se torno um verdadeiro stress. Para a minha família viajar de carro era uma verdadeira terapia agora só viajamos de carro em caso de muita necessidade pois decidimos que nossa saúde vem em primeiro lugar.

Avatar
Pablo taxista 22 de junho de 2019

Engraçado o falso moralismo está impetrado e imperar com pessoas que são intelectuais, e as vezes por se acharem sabichões falam a reveria sem saber o contexto e entrelinhas que acontece com a máfia das multas em especial na metrópole de são Paulo, a coisa mais comum é cumprir o prazo de suspensão e ser flagrado e ficar com a carta suspensa, daí você contrata uma advogado e gira a economia, e em 15 dias você estará apto a dirigir. Se eu falar demais aqui, terá muito gente que oferece esses serviços que não vão gostar, não e verdade? Não alimente a corrupção, não sou fã de Bolsonaro, mas tenho que admitir, ele está sinalizado coisas boas.

Avatar
Valter 19 de junho de 2019

Um absurdo não e dobrar a pontuação e sim você andar em uma rodovia que fica mudando de de velocidade e com radares escondidos no mato. Absurdo é o governo enriquecer a custa da indústria de multas.

Avatar
Wanderley 18 de junho de 2019

Verdade! Um absurdo lançar pontuação no prontuário por falta de transferência. Neste caso cidadão é punido duas vezes ou não? E não tem nada a ver com infração de trânsito. Invenção de quem não tem nada para fazer.

Avatar
Adriano 18 de junho de 2019

Acho bonito a pessoa dizer que é erro dobrar para 40 pontos, porém essa nem dirigir dirige vai de uber, táxi ou ônibus pro trabalho. Tem que acabar com a máfia da multa no Brasil.

Avatar
Deixe um comentário