Mudanças propostas por Bolsonaro para lei de trânsito não agradam a população

Destrinchamos o PL apresentado pelo presidente que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB); especialistas também não veem alterações com bons olhos

Por Laurie Andrade 15/07/19 às 15h38
Com Agência Câmara

A Câmara dos Deputados analisa, por meio de uma comissão especial, a proposta do governo que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Entre as mudanças na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), estão o aumento do número de pontos para sua suspensão a ampliação de sua validade.

O texto também pretende dar fim às multas para quem transporta criança de até 7 anos sem cadeirinha e ao exame toxicológico para motoristas profissionais. O Projeto de Lei 3267/19, apresentado pessoalmente pelo presidente Jair Bolsonaro, tem ainda a pretensão de mudar as regras para renovação de carteira, uso de faróis durante o dia e emissão do documento do carro.

O afrouxamento não foi bem visto pelos especialistas e nem pela população brasileira. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha nesta segunda-feira (15), 56% das 2.006 pessoas ouvidas afirmam ser contrárias às medidas.

As questões mais refutadas foram a desativação dos radares nas rodovias (67% dos entrevistados se pronunciaram contrários) e a não punição para os motoristas que transportarem crianças fora dos dispositivos de retenção (reprovação de 68%).

As mudanças na CNH não apresentaram tanta resistência. Aproximadamente 41% dos brasileiros ouvidos são a favor do aumento da tolerância de 20 para 40 pontos.

Ainda segundo o estudo, 41% dos entrevistados acreditam que as alterações apresentadas por Bolsonaro farão com que o trânsito fique mais violento. Apenas 20% acredita que elas serão benéficas para a segurança.

Em pronunciamento, o ministro da infraestrutura, Tarcísio Freitas, afirmou que não há nenhum problema na resposta negativa.

“Se for essa a percepção de momento, a percepção histórica, ótimo, isso não vai passar no Congresso. Porque o projeto foi submetido ao Congresso”, finalizou.

principais mudancas do codigo de transito propostas por bolsonaro

Imagem Agência Câmara | Divulgação

Entenda as mudanças na CNH

Limite para suspensão

Em um de seus dispositivos, o documento dobra a pontuação limite para suspensão da CNH. Atualmente, o motorista que acumula 20 pontos em um ano perde temporariamente o direito de dirigir. O projeto eleva esse limite para 40 pontos.

Já o motorista profissional terá que participar de curso de reciclagem sempre que, no período de um ano, atingir 30 pontos e não mais 14, como é hoje.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, explica que a mudança no limite de pontos da CNH decorre da necessidade de observar a realidade nacional. “Alcançar 20 pontos está cada dia mais comum. No caso de motoristas profissionais, o problema é ainda mais grave, já que a carteira de habilitação é o seu instrumento de trabalho”, observou.

Validade da carteira

Em outro ponto, o texto amplia de cinco para dez anos a validade da CNH. No caso de motoristas com mais de 65 anos, o intervalo de tempo sobe dos atuais três para cinco anos. A justificativa do governo é o aumento da expectativa de vida do brasileiro e a decisão de não impor ao cidadão habilitado uma exigência que não seja imprescindível para sua capacidade de dirigir.

Em entrevista para o AutoPapo, a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) se mostrou contrária à mudança na validade da CNH para idosos. Na ocasião, o médico e diretor de comunicação da instituição, Dirceu Alves, explicou: “quanto mais idade, mais processos degenerativos acontecem nos sistemas do homem. As funções necessárias para dirigir vão sendo comprometidas”.

A Abramet já considerava errôneo o prazo de três anos entre as renovações da CNH, já que os processos degenerativos são mais rápidos do que esse intervalo e variam muito em cada indivíduo. Para a instituição, os exames deveriam ser realizados, no máximo, a cada ano.

carteira nacional de habilitacao cnh foto tjmg
Mudanças na CNH afetarão motoristas de todo o país Foto TJMG | Divulgação

Intervalo para realização de exames para obtenção de CNH

O projeto também acaba com o prazo de 15 dias para que o candidato reprovado, no exame escrito ou prático, possa refazer a prova. “A exigência é desarrazoada. Nem sempre a reprovação se dá por desconhecimento ou despreparo, pode ser algum problema momentâneo, como estresse”, ponderou Tarcísio Freitas.

Exame toxicológico para motoristas profissionais

A proposição exclui ainda a exigência de exame toxicológico para motoristas profissionais de ônibus, caminhões e veículos semelhantes na habilitação ou na renovação da carteira. O governo argumenta que o procedimento é “caríssimo” e nem sempre é exato.

Questionado pelo AutoPapo, o diretor da empresa especialista em diagnóstico humano e forense Orbitae, Rodrigo Silveira, afirmou que os exames toxicológicos têm precisão de mais de 99%. O profissional lembrou, ainda, que todos os laboratórios responsáveis pelos diagnósticos são credenciados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Cassação da CNH

Outro item revogado no código é o que prevê a cassação da habilitação do condutor condenado judicialmente por delito de trânsito. A explicação para essa mudança na CNH é de que a determinação tem gerado distorções na interpretação das sanções.

“Entre as sanções aplicáveis por decisão judicial, a cassação não está inserida. Logo, a transformação de uma suspensão da CNH por decisão judicial, que pode ir de dois meses a cinco anos, não pode ser transformada em cassação por decisão administrativa”, diz a justificativa do projeto.

Leis de trânsito

Cadeirinha infantil

As mudanças propostas pelo PL não se atém apenas à CNH. O texto apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro mantém a obrigatoriedade da cadeirinha para crianças pequenas, mas acaba com a multa para quem desobedecê-la, por exemplo.

Se aprovada, a proposta preverá penas uma advertência por escrito para quem descumprir a regra. Hoje, não utilizar cadeirinha é considerado infração gravíssima punida com multa.

A medida não é bem vista pelas autoridades. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as cadeirinhas e dispositivos de segurança reduzem em 70% as mortes em bebês e entre 54% e 80% as mortes de crianças.

Deixar de punir os motoristas que não utilizam o equipamento obrigatório é colocar em risco a vida dos pequenos. Para quem discorda, estatísticas: a cada dia, quatro crianças perdem a vida no trânsito brasileiro.

cadeirinha infantil bebe conforto asseto elevado shutterstock
Foto Shutterstock | Reprodução

Faróis

A proposta acaba ainda com a multa para quem trafegar em rodovias durante o dia com os faróis desligados. O texto prevê o uso do farol apenas nas rodovias de faixas simples, não duplicadas, e apenas nos casos em que os veículos não possuam a luz de rodagem diurna (luz diurna de LED).

No caso das rodovias de faixas simples, quem não mantiver a luz acesa cometerá infração leve, mas só haverá multa se o proprietário for empresa e não houver identificação do condutor.

Tarcísio Gomes de Freitas afirma que a obrigação de manter os faróis ligados nas rodovias federais não levou em consideração as altas temperaturas brasileiras que diminuem a vida útil das lâmpadas dos veículos atualmente em circulação, uma vez que elas não foram produzidas para permanecerem acesas durante todo o tempo.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), é complexo afirmar que a redução de acidentes diurnos ao longo dos últimos dois anos pode ser atribuída apenas a uma legislação específica, uma vez que a PRF vem se esforçando para atingir a meta de redução de mortes no trânsito sugerida pela ONU.

Mas é fato que os acidentes, durante o dia, diminuíram consideravelmente desde que a lei do farol baixo foi sancionada. Foram 51.480 acidentes, em 2016, diante de 32.060, em 2018.

O governo aproveita para inserir na lei a exigência de que os veículos futuros sejam fabricados com as luzes de rodagem diurna, conforme requisitos já estabelecidos pelo Contran. Aí sim uma boa notícia, apesar de atrasada. Geni Bahar, engenheira civil especialista em tráfego e desenho de estradas, explica que há 25 anos o Canadá instituiu a obrigação às fabricantes.

Para virarem lei, essas mudanças na CNH e nas multas de trânsito devem ser aprovadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

A abramet e a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizadoa (SBAIT) tornaram pública a preocupação com as mudanças das leis de trânsito propostas pelo Governo Federal, sem estudos técnicos que comprovem seus benefícios.

Essas alterações podem colocar a população em perigo e causar um retrocesso dos avanços obtidos nos últimos anos, quando houve uma maior rigidez na legislação e uma redução do número de acidentes e mortes no trânsito do nosso País.

*Matéria atualizada. Publicada originalmente em 7 de junho de 2019 

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73 Comentários
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    Vera Silva 8 de outubro de 2019

    Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

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    Leonardo f. Afonson 24 de setembro de 2019

    Sobre o exame toxicologico eu concordo q acabe,não que eu use,jamais usarei,é porque não é sério o exame se foce sério noventa por centos dos caminhoneiro estavam tudo desempregado .

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    Maurício 16 de setembro de 2019

    Concordo com o Projeto do Presidente , acho que deveria ser através de MP , projeto de Lei vai mofar no Congresso !

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    Marcello 9 de setembro de 2019

    Gostaria de saber a que população esse combate à indústria nojenta de multas desagradou ??? Deve ser aquela população que fica fumando maconha no diretório do PSOL.

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    Jessika Brenda 5 de setembro de 2019

    São ótimas as mudanças, mas a ideia principal é adquirir com facilidade a habilitação coisa que é extremamente difícil pois o custo está duas ou mais vezes mais caro do que o salário mínimo, o óbvio é … querem que as pessoas não infrijam a lei , facilitem para elas.

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    ARIEL 3 de setembro de 2019

    hahahahahahaha Parece que todos os comentários são a favor das mudanças na lei de trânsito. MAS, NA PESQUISA DO DATA FOLHA DEU QUE AS PESSOAS SÃO CONTRA. CURIONA NÃO?????

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    Milton Santos 27 de agosto de 2019

    concordo com o Bolsonaro, infelizmente tenho acompanhado uma manipulação da mídia que tem tomado partido em desfavor do povo.
    Exemplo disso é que se você olhar para o trecho que fala da cadeirinha infantil, você lendo, parece que não é mais obrigatória a cadeirinha infantil (que continua sendo obrigatória) apenas não será multado, porem, será advertido o condutor que assim estiver.

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    geraldo elísio milagres 23 de agosto de 2019

    quando o projeto lei alterações na legislação do transito vão entrar em vigor

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    enildo amorim 21 de agosto de 2019

    O cidadão que respeita as leis,não precisa que alguém o vigie.Concordo que nos idosos deveríamos fazer exame anualmente, mas que a consulta do seu oftalmologista tenha valor junto ao Detram,uma vez que a consulta é muito mais completa e acabaria com a farra das Clínicas “Especializada e credenciadas “

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      Wagner 24 de setembro de 2019

      Eu acho que exames devem ser feitos em todos os motoristas e não só nos profissionais, pois as drogas e o álcool estão aí pra todos. Porque não verificar se o jovens motoristas são usuários de drogas.porque tem de ser somente nos profissionais.

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    Danielle 18 de agosto de 2019

    Olá, o exame psicotécnico será feito pelo SUS a partir de setembro deste ano?

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    PAULO 16 de agosto de 2019

    Eu acho que e no mo aumento no prazo da habilitação ótimo pois só quem trabalha com habilitação sabe o transtorno quanto ao radar móvel perfeito sacanagem vc ser multado por radar escondido no mato quem fala que e bom e por que não chegou uma multa em momento inoportuno com valor alto pra pagar quanto a cadeirinha usa quem quer vai dá consciência eu uso por opinião própria pois se um carro bater a mais de 80 na traseira do carro ou um caminhão dificilmente a criança não vai se machucar tanto os ocupantes e vamos ser sinceros as pessoas que tudo sabem de direcção são as que mais fazem errado devido a grande experiência no volante temos que ser mais brandos e cuidar uns dos outros no trânsito não pensar só em si

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    José Everson Nogueira Reis 16 de agosto de 2019

    Com relação ao exame toxicológicos, ele realmente não é preciso. Fizemos o teste com uma pessoa assumidamente usuária de canabis sativa (maconha) e o exame não deu nada. E para os desavisados, ele topou o exame conscientemente, usa a vários anos o entorpecente, e não parou de usar para fazer o exame

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    Cirilo 15 de agosto de 2019

    Particularmente eu sou contra essa pontuação, já tem multas suficiente o que dói no bolço. Sou contra a cobrança de IPVA anualmente, o que é uma bitributação. Deveria pagar uma única vez quando comprasse o automóvel zero. Os pedágios são caríssimos e as estradas deixam a desejar. Outra coisa cancelamento da CNH é uma estupidez em relação a pontos. Outra coisa absurda é a tal famigerada lei seca de autoria desse deputado idiota Hugo Leal, que fere o direito de ir e vir sem ser importunado. Parece Alemanha nazista, você sofre constrangimento perante sua família soprar o bafômetro. Fez besteira cadeia trinta anos, ai eu quero ver se a pessoa vai dirigir embriagado. Simples assim.

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    rosilene 14 de agosto de 2019

    Concordo absolutamente,pensem bem nosso Brasil está cada vez mais difícil de morar pq nossos carros kkk nosso…mentira não é nosso se deixarmos de pagar o ipva licenciamento e seguro os juros vão acumulando você perde o carro pq os juros vão nas alturas.A CNH vence a pessoa está desempregada não tem dinheiro pra renovar,falo isto pq meu filho estava desempregado teve que renovar e não tinha o valor total pois a CNH dele era remunerada,e sim tirou a remuneração.Fez a normal olha como são as coisas. Você acha que tem uma casa mentira não tem,pare de pagar o IPTU PRA VER OQUE ACONTECE.
    CONCORDO SIM COM NOSSO PRESIDENTE CHEGA DE SACRIFICAR NOSSOS TRABALHADORES,ESTAMOS CADA VEZ MAIS ENCURRALADOS É TAXA DAQUI DALI,BASTA,NOSSAS ESTRADAS CADA VEZ MAIS CHEIAS DE TREPIDAÇÃO FICAM ARREMATANDO ASFALTO,EMBOLSAM O DINHEIRO DO IPVA E NADA FAZEM.É ATÉ ENGRAÇADO O DATA FOLHA FALAR EM DIMINUIÇÃO DE ACIDENTES POR FARÓIS ACESOS,PRA MIM NÃO RESOLVEU NADA POIS A QUANTIDADE DE VEÍCULOS SÓ AUMENTARAM ALÉM DISTO NOSSAS LAMPADAS NÃO AGUENTAM . CADEIRINHA SIM CONCORDO NA UTILIDADE.BRASIL O POPULAÇÃO NÃO AGUENTA MAIS TANTO PAGAR PAGAR…

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    Geraldo 14 de agosto de 2019

    Na minha opinião as mudanças são válidas! Mesmo porque, nada altera os índices da burrice estatal e da máquina das renovações e cursos. Desde quando multa e pontos tira o péssimo motorista das ruas? Matar no trânsito nem é crime! Me recordo de um acidente envolvendo uma Ferrari na Rua Tabapua que matou uma advogada, estava a mais de 120 p/h, passou uma semana e o motorista já estava com outra Ferrari passeando pela cidade.

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    Gilberto Teixeira 14 de agosto de 2019

    Só podia ser o data folha para fazer mais uma pesquisa furada!!
    A maioria do povo é a favor.das mudanças propostas pelo governo, de 5 para 10 anos a validade da carteira,e o número de pontos subir de 20 para 40, afinal,tá mais que provado nesses ultimos 30anos o índice de acidentes de carros aumentou c todo essa série de restrições absurdas que só enrriqueceram os governos anteriores,um roubo ao bolso do brasileiro!!

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    Gilvandro 14 de agosto de 2019

    Muito bom projeto do presidente,sou motorista e assim acaba com essa extorsão , motoristas tem que ter bom senso e respeita o próximo, muito bom ao excelentíssimo Jair Bolsonaro!!

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    Marlene 14 de agosto de 2019

    Eu acho isso muito engraçado, é tanta mudança de leis para a CNH, mas para quem pagou caro e não conseguiu a CNH com 12 meses não muda nada. Antes era 5 anos. Porque não mudar isso também?

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    Wagner 13 de agosto de 2019

    A prefeitura de BH mudou a numeração das casas na minha rua, com isso não recebi as comunicação de infração para identificação do condutor.sou motorista profissional e as multas são do carro do meu filho(O carro está em.meu nome). Sei que a responsabilidade pelo carro e minha mas não tive a chance de me defender.paguei as multas somam um total.de 23 pontos. Agora eu tenho que ser punido pelo erro dele(meu filho)?

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    MARIA DAS MERCES SOUZA 9 de agosto de 2019

    Eu concordo, com o presidente, pois muitas leis, é apenas, comércio, por exemplo: cadeirinha, a cadeirinha, é muito cara, e qual pais, q estiver dirigindo, não vai proteger seus, filhos, se a cadeirinha é para proteger , pq nos onibus escolares, vans, e outros mais, as crianças não têm, nenhuma proteção. Auto escola, nossa! 80% é para comer dinheiro, e as vezes se pega muito dinheiro, do candidato, e ele as vezes, nem consegue, tirar a cnh.

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    Fernando 5 de agosto de 2019

    Excelente proposta! O exame médico é uma máfia! Precisa acabar isso imediatamente! Boa presidente!!!!

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    Deusdete Muniz Soares 4 de agosto de 2019

    Gostei e muito das novas lei da CNH porque aqui no DETRAN de Fortaleza Ceará é um roubo , ex, aminha CNH vence sempre no mês 04/09/2014 e sempre eles tiram um ano 04/09/2018 encluzive está presa devido uma moto que vendi u cara não passou para u nome dele ela foi roubada em 2011,u DETRAN leiluo mesmo eu com B.O fui punido, perdi dois empregos, nem mim orientará como eu mim defender, apenas falaram , quando for leiluada limpa tudo, porém está presa, sou tec.de enfermagem e socorrista, eles quebra até u lacre quando você não está vendo, obg

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    Leandro 3 de agosto de 2019

    Sobe a cadeirinha gostaria de levar uma advertência ,se pego pela segunda vez pelo agente de trânsito da levar a Murta,farol de dia apagado Murta mas se estiver ligado ,e a lapada queimada uma advertência,e reter o documento até que o proprietário solucione o problema das lâmpadas queimadas

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    Carlos Luiz de Souza 3 de agosto de 2019

    Datafolha pesquisa mentirosa tinha que fechar essa pesquisa *…. Quem quer perder a habilitação nesse país…as muitas das vezes somos injustiçados, somos bonzinhos com parentes amigos que precisa do nosso carro emprestado e faz maltas muitas vezes sem querer ou te mesmo por não ter responsabilidade ….e quem sofre e nos que temos o carro no nome perdemos sem ao menos ter culpa .por isso que eu digo leis são feitas pra pessoas de bem pois que anda na ilegalidade não da a mínima para eles quero parabenizar o Presidente Bolsonaro por essa iniciativa e espero ansiosamente que entre em vigor os 40 pontos…. que venha os 40 uhhhh

    *EDITADO

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      Brunna 14 de agosto de 2019

      Seu gado, então não empreste seu carro, a lei não vai olhar se é vc ou seu parente quem está dirigindo sei coarto leis são feitas para serem cumpridas, isso é desculpas de quem é imprudente no trânsito, igual seu presidente que tem varias multas pós imprudência no trânsito e pontos na carteira, não quer ser prejudicado? Seja direito ! O ser humano está sempre procurando maneiras e saídas para se beneficiar, queria ver se um parente teu morresse por causa se impediência dos outros no trânsito se teu discurso seria o mesmo.

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    José Lafaete dos Santos 3 de agosto de 2019

    Sinceramente falando, vejo pontos positivos nas mudanças da CNH propostas pelo o excelentíssimo senhor presidente da república, Jair Messias Bolsonaro. Dentro os pontos positivos, cito o aumento da pontuação de (20) vinte pontos para (40) quarenta e, o aumento da renovação aumentado para (10) dez anos. Outros detalhes importantes, é o fim da obrigatoriedade de manter os farois acesos durante o dia, principalmente em dias ensolarados. Na minha opinião, isso deve sim, ser observado em dias chuvosos e sem a presença da luz solar e, também ao amanhecer e ao entardecer, quando então a luz se torna fosca.
    PONTOS NEGATIVOS
    Vejo com pessimismo a retirada dos radares, pois, nossos motoristas não estão acostumados a respeitarem as leis de trânsito. Se isto acontecer, provavelmente, teremos o aumento de acidentes nas rodovias e, o aumento de pessoas deficientes e mortas em razão do trânsito. Na minha opiniao, deve se conservar as sinalizações e as melhorias das estradas em geral. Então, neste caso, pode-se também ter radares fixos e móveis e o aumento da penalidade para quem infligir as leis, abusando da velocidade nas principais vias do País.

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    Marcos 2 de agosto de 2019

    Gostaria de saber onde está a prova de que a população não é a favor do aumento da mudança da regras de pontuação ?? Por favor Laurie Andrade faça uma varredura nos comentários e veja quantos são a favor ou contra. Acho estupidez você fazer tal afirmação pois até a rede bobo fez uma pesquisa (https://g1.globo.com/google/amp/carros/noticia/2019/07/15/56percent-sao-contra-e-41percent-sao-a-favor-de-aumento-do-limite-da-pontuacao-da-cnh-proposto-por-bolsonaro-diz-datafolha.ghtml) e deu que a população é a favor. Se vc ñ gosta é seu direito mas ñ faça sua reportagem com inverdades

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    Erodete Della vechia 1 de agosto de 2019

    O que ele fez tá certo mas tem que mudar as meias embreagens no teste final da CNH eu tô dizendo é já reprovei várias vezes no testes é 100 reais cada vez que vc reproa vamo fazer mudanças para melhorar

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    Rosana pires 31 de julho de 2019

    Este negócio de pontos na habilitação acho comércio, pq tudo que vai fazer tem q pagar, e com tantas armadilhas de radares eh pura safadeza. Não seria para punir tá na cara que eh para pegar dinheiro do povo. Quando tirei minha primeira habilitação teve validade de 22 anos e hoje a cada cinco e ter que pagar os exames médicos em clínicas credenciadas, pq não poderia ser feito em um posto de saúde gratuitamente.
    Não entendo quem está sendo contra estas mudanças, deve ter algo credenciado.#prontofalei

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    Rosana 31 de julho de 2019

    Este negócio de pontos na habilitação acho comércio, pq tudo que vai fazer tem q pagar, e com tantas armadilhas de radares eh pura safadeza. Não seria para punir tá na cara que eh para pegar dinheiro do povo. Quando tirei minha primeira habilitação teve validade de 22 anos e hoje a cada cinco e ter que pagar os exames médicos em clínicas credenciadas, pq não poderia ser feito em um posto de saúde gratuitamente.
    Não entendo quem está sendo contra estas mudanças, deve ter algo credenciado.#prontofalei

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    FLÁVIO DA ROSA GARCIA 31 de julho de 2019

    BOA TARDE POVO BRASILEIRO EU SOU CONTRA A ESTA LEI OS DEPUTADOS E SENADORES TEM QUE TIRA ESTE EXAME TÓXICO PORQUE ESTA LEI NUNCA TEVE FOI UM BOBO Q INVENTOU PRA COMER MAIS DINHEIRO DO MOTORISTA PORQUE ESTA LEI FOI ENVETADA EM 2016 SE ELES NAO ACABAREM COM ESTA LEI NÃO VAI TER MOTORISTA PRA CARREGAR NOSSO BRASIL

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    FAUSTO SOUZA 31 de julho de 2019

    O povo é igual gado, quer ser sempre conduzido. As leis são humanas e estão sempre sendo alteradas. Não se preocupe com elas, mude a sua consciência. Continue agindo com responsabilidade e nada de afetará. Quem muda o mundo não são as leis e nem o governo, quem muda o mundo é a sua mudança interior.

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    FLÁVIO DA ROSA GARCIA 31 de julho de 2019

    PORQUE SO MOTORISTA DE COM A CNH C D E TEM QUECFAZER EXAME TÓXICO O CERTO VE TODOS BRASILEIRO QUE DIRIGE MOTO CARRO ETC TEM Q FAZER I EXAME TÓXICO. PORQUE O PRESIDENTE SO FALA Q VAI TIRA MAIS DESTE DE JUNHO NAO TIROU O EXAME TÓXICO QUE PRETENDE ESTE QUE NAO DECIDIR NADA

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    Rogério Paulo de Lemos Cardoso 31 de julho de 2019

    Tem que acabar é com a máfia dos centros de formação de condutores, pois antigamente não se tinha essa exigência e os condutores eram muito melhores.
    É um assalto, quase 3.000,00 a ser pago para essa máfia.

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      Jussara Lombardi 28 de agosto de 2019

      Também acho um abuso esses centro de formação e também essas provas práticas que deixam os alunos nervoso só pra reprovar e tirar mais dinheiro do povo…

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    Bob 27 de julho de 2019

    Afinal acima de um poder,existe outro poder
    O poder não gosta da espiritualidade, por que lidar com a matéria
    ????????

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    ANDRE 25 de julho de 2019

    Bem suspeita essa pesquisa viu, a não ser que tenha sido feita com o pessoal do Detran ! As ideias são ótimas e a maioria das pessoas são a favor !

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    Daniele de Oliveira Damasceno da Silva 23 de julho de 2019

    A mim agradou e muito.

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    Thiago 16 de julho de 2019

    Concordo plenamente, muitos ficam aí querendo enfatizar os problemas, para tirar proveito dos erros dos outros. Agora quem comete uma infração gravíssima não precisa de pontos para ser tirados, tem é que cancelar o direito de dirigir, se não respeita a vida não está apto a dirigir.

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    Thiago 15 de julho de 2019

    TEM UM PROJETO QUE ESTAR TRAMITANDO NA CAMARA FEDERAL, O AUMENTO DE PONTOS NAS CNHS, 40 PONTOS NA CATEGORIAS A E B, CATEGORIAS C, D e E 50 PONTOS NESSAS CATEGORIAS, NA MINHA COLOCAÇÃO, 50 PONTOS PARA MOTORISTAS PROFISSIONAL,O MOTORISTAS PROFISSIONAL ESTAR NO DIA NO TRECHO, ESTAR PASSÍVEL COMETER INFRAÇÃO DE TRANSITO, A VALIDADE DA CNH TEM QUE SER 10 ANOS, POR QUE 5 ANOS PASSA MUITO RÁPIDO, O PROBLEMA DO BRASIL, NÃO SE INVESTE NA EDUCAÇÃO NO TRANSITO, NO TRANSITO DO BRASIL, NÃO TEM GENTILEZA, MOTORISTAS NÃO FACILITAR A ENTRADA DE OUTRO VEICULO, NO TRANSITO, É CADA UM POR SI, PARA UM MOTORISTA PROFISSIONAL, NA RENOVAÇÃO DA CNH PROFISSIONAL, PESA, PARA RENOVAR A CNH EM MINAS GERAIS, OS PREÇOS SÃO Renovação do Documento de Habilitação: R$ 86,24,Exame médico: R$169,28,Exame psicotécnico R$169,28, FORA O EXAME TOXICOLÓGICO FICA QUASE EM TORNO DE R$ 200,00, SOMANDO TUDO FICA QUASE R$ 623,80,PARA O MOTORISTA FICA PUXADO, QUASE UM TERÇO DO SALÁRIO DO MOTORISTA, TEM MUITOS MOTORISTAS PROFISSIONAIS GANHA ABAIXO DO MÍNIMO DO SALÁRIO, AS AUTOS ESCOLAS, TINHA MELHORAR MAIS O ENSINO, COM 50 MINUTOS NÃO APRENDE NADA, QUANDO, MUDEI DE CATEGORIA PARA D, O INSTRUTOR DA AUTO ESCOLA, NÃO ENSINOU USAR OS CONTA GIROS, NEM OS SIGNIFICADOS DE CADA COR, NA COR VERDE, FAIXA ECONOMIA, AMARELO FREIO MOTOR OU SUBIR UM MORRO FORTE, VERMELHO, ZONA DE PERIGO, PODE TER AVARIAS NO MOTOR, NEM ENSINOU, USAR O BOTÃO DO FREIO MOTOR OU DESCER COM UMA MARCHAR FORTE, EU APRENDI MAIS FAZER CONTROLE DE EMBREAGEM NO MEU CARRO DO QUE O CARRO PESADO NA ESCOLA, EU TREINEI MAIS DO MEU CARRO E FIQUEI MAIS AFIADO DO QUE OS CARROS DA AUTO ESCOLA, OS VEÍCULOS PESADOS DAS AUTOS ESCOLAS EM 50 MINUTOS NÃO APRENDE NADA,SE VOCÊ FALAR É HONESTO, CAPAZ A PESSOA FICAR ASSUSTADA, NESSE PAÍS,É INVESTIR EDUCAÇÃO E CIDADANIA.

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    Victor Hugo 15 de julho de 2019

    Concordo com a maioria das mudanças, exceto a suspensão do exame toxicologico para profissionais.
    Mas de resto, Deus abençoe que sejam aprovadas e logo mais acabem também com o IPVA anual, absurdo pagarmos tão caro em nossos veiculos e ainda ter quer pagar mais anualmente parar continuar rodando.

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      Rosana pires 31 de julho de 2019

      Concordo com todo e qualquer exame desde q seja feito gratuitamente

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        Pedro Malaquias 11 de setembro de 2019

        Vc pode trabalhar de graça para mim?

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    Ceuton 14 de julho de 2019

    Boa tarde minha CNH vence em 2023 caso a nova lei seja aprovada como fica minha situação eu já entro com esse direito da nova lei ou preciso renovar alguém pode me responder?

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      Eunice Maria Hirt Costamilan 15 de agosto de 2019

      A renovação será automática, segundo o que eu li na proposta.

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    Daniel 10 de julho de 2019

    Fiz toxicologico deu positivo pra cocaína sendo que nunca usei agora tô empedido de renovar …..esse exame e uma fralde

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      Leandro 9 de agosto de 2019

      Ué se não uso pq não pede contra prova que é um direito seu? Quando fez a coleta não foi colhida duas amostras? Tá mal contada essa história sua.

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        Pedro Malaquias 11 de setembro de 2019

        Bem mau contada

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    Jonatas Eduardo 5 de julho de 2019

    Bolsaonario está de parabéns esse
    Vários profissionais desempregado por conta desse exame toxicolo larga janela. Poxa tem que fazer como uso de bebida alcoólica com o bafômetro.
    O mesmo teria que ser feito com substâncias ilícitas..

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    Jonatas 5 de julho de 2019

    Bolsaonario está de parabéns esse
    Vários profissionais desempregado por conta desse exame toxicolo larga janela. Poxa tem que fazer como uso de bebida alcoólica com o bafômetro.
    O mesmo teria que ser feito com substâncias ilícitas..

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    ana 2 de julho de 2019

    Hoje temos um dos transitos mais violentos do mundo mesmo com as restriçoes atuais…. ou seja, indica que o nosso CTB nao serve pra nada, so pra arrecadar dinheiro….. enfim, de “especialistas” o brasil ta cheio, e olha a porcaria que está

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    Marcelo 27 de junho de 2019

    A suspensão e cancelamento da CNH pir limites de pontos é uma verdadeira estupidez.
    Pune o infrator que passa 7 ou 8 km acima do limite, que por distração passa por um radar nessa condição. Porem ignora o sujeito que vôa baixo e reduz ao se aproximar dos radares.
    Além de ser ilegal, pois pune duas vezes um infrator, é absolutamente ineficiente e ineficaz.
    É uma lei demagógica, uma farsa.

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    Wlademir de Oliveira Pinto 17 de junho de 2019

    Gostaria que fosse revisto a becnecessid de habilitação para as motos cinquentinhas e esooter elétricas nas áreas urbanas.

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    Roberto de Oliveira Ferreira 15 de junho de 2019

    Este CBT foi feito por um governo sem princípios, líder dos tucanos, que mais parece uma organização terrorista que um partido. O CBT tem que ser revisto e deixar de ser um instrumento de opressão e arrecadação.

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    Alexandre Meirelles 14 de junho de 2019

    Tenho q entregar minha cnh p o Detran e ficar sem dirigir por 8 meses devido não ter tranferido alguns veículos p meu nome no prazo de 30 dias mas ainda não entreguei o que devo fazer agora q a lei mudou como fica a minha situação alguém ai pode informar

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    sergio botelho de souza cordeiro 14 de junho de 2019

    quem tem direito ao aumento, todos ou só a partir da lei, e como fica na cassação da cnh, ex quem esta cumprindo por 30 dias.

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    sergio botelho de souza cordeiro 14 de junho de 2019

    Bom dia, quem tem direito, a minha cnh venceu em abril eu teria direito a nova lei de 10 anos e como fica no caso de suspensão de um mes sem poder dirigir.

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    Edmilson da cruz Maciel 11 de junho de 2019

    O governo Bolsonaro está certo principalmente alimentando o Prazo de validade 5 pra dez anos e o almento de 20 pra 40 pontos porque fica muito fácil pra perder a CNH sou a favor sim de Leis pra redução de acidente mais tudo é o brasileiro que tem que pagar é muito radares

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      Pedro Malaquias 11 de setembro de 2019

      Só perde a CNH se vc estiver errado no trânsito espertos, quer fazer cagada e não ser punido?

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    Alvino Andrade 10 de junho de 2019

    É preciso passar as informações corretas. O projeto não extingue o exame toxicológico, apenas acaba com a exclusividade do Detran nas indicações das clínicas.

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      Ronaldo 17 de agosto de 2019

      No ponto de vista deveria aumenta a pontuação só para carteira profissional o resto devi fica como está por ser um estrumento de trabalho

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    Francisco Pineda 9 de junho de 2019

    Isso não resolve, pois o Detran não possui comunicação com a Secretaria da Fazenda ou procuradorias municipais. Se você vender e a pessoa não passar o veículo ao nome dela, mesmo que notifique o Detran ou faça bloqueio por falta de transferência, todas as multas virão para o seu nome e depois você será inscrito na dívida ativa do Estado ou um dos mais de 6 mil municípios. Para o governo, computador ainda não existe.

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      George Mariz 26 de julho de 2019

      Oh senhor presidente Bolsonaro ajuda nois camioneiros nessa questão ai do aumento de pontos na CNH, pois nois motoristas estamos perecendo, toda vez que um guarda PRF nos para eles agem sem dó e nenhuma piedade, eles não querem nem saber se vamos perder a nossa CNH ou não, para eles pouco importa saber que a nossa CNH e o nosso unico diploma que temos, que é a nossa enxada para irmos enfrentar a roça que é a nossa unica ferramenta que temos para levarmos comida e o sustento para nossa familia.

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    Francisco Pineda 9 de junho de 2019

    Essa obrigatoriedade de manter faróis ligados de dia é um pé no saco, pois muitos motoristas usam lâmpadas de xenon e por incrível que pareça, justamente estes também possuem faróis de milha ou auxiliares também com xenon, ficando todos ligados cegando todo mundo no sentido contrário.

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    Damaceno 9 de junho de 2019

    Sou de acordo com os 40 pontos para o profissional do volante pois é grande a chance de atingir o limite.
    Quanto a validade não sou de acordo a aumentar pois dentro de cinco anos muitas coisas podem acontecer. Sou Instrutor de trânsito numa Empresa, e apareceu um candidato a motorista com boa qualificação, porém, à uns 15 meses ele sofreu um AVC e nesse intervalo a Habilitação está na validade, mas ele perdeu parte da sua habilidade como motorista, e numa situação dessa o que dizer?
    Quanto a cadeirinha infantil, eu vejo que quem tem que cuidar primeiro dos seu filho é os pais e não deixar para as autoridades, ele tem que lembrar que se ele perder um filho numa situação dessa, ele está sendo punido da pior forma, podemos chamar isso; pena de morte

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      Marcelo 27 de junho de 2019

      O motorista prifissional é tão sujeito a falhas quanto o motorista amador

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    ELias borges 8 de junho de 2019

    Eu acho que o governo devia retirar pontuação de veículo que você vendeu e a pessoa não transferiu e eu tenho eu estourei a minha pontuação por causa de um carro que eu vendia 20 anos atrás e reconheci o recibo e o cara não transferiu eu acho injusto eu perder minha carta por uma culpa de outra pessoa,também aumentar a pontuação na carteira eu acho correto porque hoje em feira e cidade de radar radares até 4030 por hora quando qualquer distração que você tem você já leva muito aí eu acho que isso é válido porque você é punido pelo pagamento da multa não é punido pela pontuação

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      Felipe 9 de junho de 2019

      É só comunicar a transferência do veiculo no cartório.

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        Wagner 13 de agosto de 2019

        Vendi meu carro reconheci firma no cartorio e pedi pra comunicar ao detran/MG, porém fui informado que o cartório não comunica mais pois estão ocorrendo muitos erros e depois que cai no Detran e muito difícil consertar.
        Aí tem que enfrentar imensas filas no Detran mesmo.

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      Richard 10 de junho de 2019

      Pode dar baixa,leve a cópia do dut ou vá até a coordenadoria do Detran e peça a apreensão do veículo e dê baixa até que provém ao contrário está no seu nome é seu.

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      Marcelo 27 de junho de 2019

      A suspensão e cancelamento da CNH pir limites de pontos é uma verdadeira estupidez.
      Pune o infrator que passa 7 ou 8 km acima do limite, que por distração passa por um radar nessa condição. Porem ignora o sujeito que vôa baixo e reduz ao se aproximar dos radares.
      Além de ser ilegal, pois pune duas vezes um infrator, é absolutamente ineficiente e ineficaz.
      É uma lei demagógica, uma farsa

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        Leo 30 de julho de 2019

        Concordo

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