Posso misturar óleos de marcas diferentes no motor?

Ouvinte questionou se na hora da troca do óleo do motor, ele pode usar produtos de marcas diferentes. E aí, tem algum problema nisso?

iStock 38130406 XLARGE 1
Por Boris Feldman
Publicado em 07/08/2018 às 06h30

Misturar óleos de marcas diferentes no motor deixa muita gente confusa e apreensiva. Principalmente para as pessoas que estão sempre efetuando essa troca em estabelecimentos diferentes.

[TRANSCRIÇÃO]

Ouvinte do nosso AutoPapo diz que seu carro é uma ferramenta de trabalho. Ele viaja milhares de quilômetros por mês e, quando chega a hora da troca do óleo do motor, cada vez ele está numa cidade diferente, num posto diferente. Ele quer saber se mantendo as características originais de viscosidade e aditivação, que vem na embalagem do óleo, como SAE ou API, se ele pode mudar a marca toda vez que faz essa troca.

A recomendação é de se manter a marca. Até porque os aditivos mais agressivos de uma podem remover os resíduos que ficaram no cárter. E, além disso, troca de óleo não se faz toda semana e não são tantos litros assim de cada vez. De modo que ao sair para uma longa viagem, não custa nada levar no porta-malas o óleo necessário para a próxima troca. Lembre-se: a melhor marca de óleo é aquela que já vinha sendo utilizado no motor.

Misturar óleos de marcas diferentes
Foto | Shutterstock
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
13 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
JOSE LUIZ BOLORINI 22 de agosto de 2024

Tenho uma brava,o óleo e 15,40 da Selena ,passo mistura um 15,40 de outra marca havoline

Avatar
Fabrício Carvalho 28 de novembro de 2020

Tenho um Renault Duster Dynamique 1.6 Hi-flex, Transmissão manual, 4×2, 2013/2014. Hoje com 70.000 km’s.
Excelente SUV, não tenho o que reclamar, até porque sou cuidadoso em manter as manutenções preventivas em dia.
Porém surgiram dúvidas referentes as recomendações no manual do proprietário:
? Posso trocar a marca de óleo do motor Elf 5W40 pela marca Castrol também com especificação 5W40?
? Posso trocar a marca de óleo da transmissão manual Elf 75W80 pela marca Castrol também com especificação 75W80?
Importante mencionar que a marca Castrol é encontrada em diversas lojas de auto peças. Já a marca Elf não, ou seja, aqui em Sorocaba só na concessionária Vale Renault.
Um grande abraço.

Avatar
Fabio 27 de agosto de 2021

Amigo o que importa são as especificações do fabricante não compre marca e sim qualidade mantenha o tipo de óleo e seja feliz.

Avatar
john 25 de novembro de 2023

pode completar com oleo de soja mesmo.

Avatar
silvio 22 de outubro de 2020

tenho uma ipanema 1991 fiz o motor pela primeira vez era original qual óleo devo usar aqueles pra motor com alta quilometragem
qual ideal ?
por favor me tire essa duvida

Avatar
Geraldo 4 de junho de 2019

O óleo do meu carro está marcando no mínimo, mas ainda falta um pouquinho para a próxima troca. Posso completar com uma marca diferente mas com as mesmas especificações. Eu imagino que o ideal é manter a marca e as especificações, mas como é só para aguentar mais um mês ou dois será que tem problema? Pq eu conseguir um litro de graça com meu velho daí já evitava gasto este mês kkk

Avatar
Xandão 25 de abril de 2019

Só se aumenta a viscosidade do óleo caso o carro comece a baixar óleo . Exemplo : seu carro está muito rodado e esta baixando muito óleo , então você pode sair de um 5w30 para um 10w40.( É necessário, no entento, que o 10 w40 ou outro mais viscoso a ser utilizado esteja constando no manual do veículo.Não use óleo que não esteja no manual) . Não se muda só porque o carro está muito rodado, só se começar a baixar .

Avatar
Vanderley 8 de fevereiro de 2019

Meu carro é um volwague 1.6
2015 que óleo devo usar não sei qual óleo foi usado anteriormente

Avatar
JORGE LUIZ DOS SANTOS 4 de maio de 2020

5w40

Avatar
Thiago de Castro Gomes 23 de novembro de 2018

O recomendado do meu carro é o óleo 5w30 porém na última troca, o mecânico disse que teria que colocar o 15w40 pq o carro ja estava com uma alta quilometragem (fiesta rocam 1.0 2004 176milkm) isso esta correto? Obrigado

Avatar
Adão 11 de dezembro de 2018

Esse Mecânico está errado os carros tem que rodar com o oleó especificado pelo manual até o final da vida do motor,pois para cada tipo óleo as galerias de condução do oleó sao de diferentes larguras.

Avatar
Xandão 25 de abril de 2019

Só se aumenta a viscosidade do óleo caso o carro comece a baixar óleo . Exemplo : seu carro está muito rodado e esta baixando muito óleo , então você pode sair de um 5w30 para um 10w40.( É necessário, no entento, que o 10 w40 ou outro mais viscoso a ser utilizado esteja constando no manual do veículo.Não use óleo que não esteja no manual) . Não se muda só porque o carro está muito rodado, só se começar a baixar .

Avatar
Naldo 19 de agosto de 2018

Gostaria de saber sobre a injeção do pegoult 206 1.4

Avatar
Deixe um comentário