Por que não se fabrica carro movido a gás?

Com tantos carros com kit gás por aí, por que as fábricas não veem nesse mercado uma oportunidade para se fabricar esse tipo de automóvel?

Por BORIS FELDMAN06/08/18 às 23h30

Depois de uma corrida recente ao kit GNV,  no período de falta de combustível, gerado pela greve dos caminhoneiros, por que as fábricas não se interessaram em fabricar um carro movido a gás?

[TRANSCRIÇÃO]

Ouvinte nosso pergunta: por que as fábricas não produzem o carro a gás? Em primeiro lugar, é porque os atuais motores a combustão foram projetados para a gasolina ou diesel. Os motores a gasolina adaptados pra álcool e, daí surgiu o flex. Daí para o gás, já há uma redução de eficiência. Além disso, o seu equipamento tem um custo superior e só se compensa o investimento rodando milhares de quilômetros por mês. Só vale a pena, então, para o taxista, por exemplo.

Então, para as fábricas investirem no motor a gás elas não teriam um retorno à altura, pois o mercado é mais restrito. Também não conseguiriam grandes volumes de exportação, pois o gás é usado em outros países, mas também com mercados limitados. Aliás, não se esqueçam que a Fiat lançou o Siena Tetrafuel para ser usado com gasolina, etanol ou gás. Mas, desistiu da ideia.

a gás

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

11 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Andre 7 de agosto de 2018

    Ja que nao se fabrica carro a gás, o governo deveria deixar importar, afinal de contas o combustivel é amplamente oferecido ao consumidor brasileiro. Outra coisa, em varios paises da europa os carros sao movidos a diesel, pq aqui nao sao assim oferecidos??

  • Juarez 7 de agosto de 2018

    Boa tarde!! Tenho um Siena tetrafuel 2008, carro muito econômico, de baixa manutenção, deve ser esse o motivo de não fabricarem mais!

  • Clodoaldo Alves da Silva 7 de agosto de 2018

    No meu ponto de vista, isso é uma questão de interesses, que acabam ventando, a fabricação de de veículos a gnv, tem muita gente por trás disso, que acabam criando essa barreira… Com gasolina a quase R$ 5.00 quem não gostaria de ter um carro com gnv. A R$ 3.20 ???

    • Marcelo 7 de agosto de 2018

      Aqui em São Paulo o GNV tá 2,09.

    • Azeredo 8 de agosto de 2018

      Média de 2,50 no RJ.
      Aliás, nunca entendi esse papo de ter que rodar milhares de km para compensar o custo do kit gás. O Ecosport 2010 do meu sogro faz 14km no gás e 10 ou 11 na gasolina. Gasolina 4,80. Gás 2,50. Porra, não leva tanto tempo assim para tirar o investimento, a menos que se ande só fim de semana ou distâncias bem curtas. Fora que a sensação de pagar um preço razoável (em vez de 5,00 conto para andar 10km) é em si mesma aliviadora. Andar na gasolina o tempo todo só se for de moto 150cc.!!!

  • Diogo felix Araújo 7 de agosto de 2018

    A Fiat não fabricou carro a gnv… ela fabricou o carro tetraflu ( acha que é isso mesmo). E mando instalar o gnv por fora.. em uma fábrica atestada por eles

  • Jorge Moreira Filho 7 de agosto de 2018

    A Volkswagen já fabricou carro a gás. O rendimento é bem melhor pois não sendo um motor adaptado atende melhor as exigências do gás ou seja a taxa de compressão será única sem precisar abrir mão da eficiência para atender outro combustível com compressão diferente. O governo mandou cessar a fabricação sob pretexto de não época não haver gás para todos.

  • Edgar zagraysk 7 de agosto de 2018

    Fabricar carro a gás,e como roubar a povo com impostos da gasolina exportada e importada com subsídios, só cego não vêem esse tipo de coisa em um país de canalhas ladrões!

  • Jadilson 7 de agosto de 2018

    Isso é conversa fiada aqui no Brasil o governo proibiu o as montadoras fabricarem carros a gas

    • Haas Abul mazei 7 de agosto de 2018

      O governo não que que tenhamos carro com kit gás pra não concorrer com. A gasolina isso é óbvio PIS sério um desastre pra mercado de combustível

  • Eduardo Mei 7 de agosto de 2018

    Boris bom dia pelo que eu me lembro a Fiat já produziu veículos a GNV/ETANOL e Gasolina mas não se sabe o motivo pelo qual pararam de produzir. Existe muitos mistérios que cercam as grandes industrias de automoveis e petrolíferas. ( financeiro )

Deixe um comentário