Potência do motor: hoje, tecnologia manda mais que cilindrada
Tipo de injeção, presença ou não de turbinas e outras tecnologias interferem muito no desempenho dos novos propulsores
Tipo de injeção, presença ou não de turbinas e outras tecnologias interferem muito no desempenho dos novos propulsores
A potência do motor atual não está presa aos valores de cilindrada ou torque. Graças às novas tecnologias, engenheiros conseguem extrair mais força, eficiência e desempenho dos propulsores.
[TRANSCRIÇÃO]
Num passado não muito distante, dois motores que tivessem cilindradas semelhantes tinham também potência e torque iguais. Hoje, isso não é mais verdade, pois estamos vivendo uma fase transitória de novas tecnologias.
O motor que recebeu várias intervenções terá uma eficiência, um consumo e um desempenho bem melhores que um outro que tenha ficado parado no tempo e no espaço.
Dois motores de mesma cilindrada, por exemplo, 1.500 centímetros cúbicos, se um tem quatro cilindros, a injeção indireta no coletor e é simplesmente aspirado, ele terá uns 30, 40 cavalos menos de um outro com os mesmos 1.500 centímetros cúbicos, porém, tri cilíndrico, injeção direta de combustível e turbinado.
E o que é pior, a potência do motor não só será menor, como terá maior consumo e nível de emissões.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |