Aumentar a pressão dos pneus reduz o consumo?
Muitos palpiteiros da internet gostam de recomendar o uso de pressão nos pneus diferente da indicada no manual - mas será que isso está certo?
Muitos palpiteiros da internet gostam de recomendar o uso de pressão nos pneus diferente da indicada no manual - mas será que isso está certo?
Boris esclarece se aumentar a pressão dos pneus para economizar no combustível é, de fato, verdade ou é apenas mais uma lenda urbana. Se for verídico, pode trazer algum tipo de dor de cabeça para o condutor? Confira!
É verdade que se aumentar a pressão dos pneus acima da recomendada no manual há uma redução no consumo de combustível?
Sim, é verdade. Neste caso, por que já não se recomenda calibrar com essa pressão maior?
Porque os fabricantes do automóvel e do pneu chegam a uma conclusão da melhor calibragem para aquele pneu naquele automóvel. Pressão acima da ideal vai tornar 0 carro mais “duro”, menos confortável, forçar os componentes da suspensão e o que é pior: reduzir a durabilidade do próprio pneu.
Leia também: os pneus “de fábrica” duram mais?
Só existem duas condições em que se deve calibrar o pneu acima da pressão ideal:
Quando o carro está muito carregado, com passageiros e/ou bagagem. Ou então, quando o carro vai rodar em rodovia asfaltada em velocidades bem mais elevadas do que as praticadas no trânsito urbano.
Fique atento! Pneus também têm prazo de validade!
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Sou seu fã Bóris, gosto muito das explicações
E quando o próprio manual diz que se pode usar uma calibragem maior para se economizar combustível, devo acreditar?
Amigos. Calibro meus pneus, sempre com uma libra a mais. Primeiro, porque sempre existira a perda natural de ar, segundo porque, realmente o carro fica mais econômico. Claro que depende da marca e modelo de veículo. Uma libra não faz diferença nem na suspensão nem na durabilidade do pneu, mas por uma questão de física, menos atrito, mais economia.
Posso calibrar acima da recomendação do fabricante? Eu sempre rodei com a pressão a 51 psi, porém comprei pneus novos e eles marcam até 44 psi…
Sérgio infelizmente a direção da captur é eletro hidráulica não é 100% elétrica a direção..mas pôde ter certeza quê é um pouco melhor do quê o hidráulico apenas..em relação ao consumo do carro não será dos melhores mas Conserteza será melhor do quê um jeep Renegade flex 1.8 quê tem quê carregar os seus 1.500 kilos, aconselho na sua próxima comprá conhecê o Peugeot 2008 não sou vendedor da marca mas já tive tucson (Jeep Renegade) e duster agora estou com um Peugeot 2008 tirado recentemente zero , que posso lhe afirma sobre o Peugeot 2008 quê foi a melhor experiência quê tive sobre o carro ,ele tem a direção mais leve da categoria quê chega até à impressionar a sua posição de dirigir então é só dirigindo para avaliar é nota 1000 e tem uma ótima autonomia de combustível porque não é um carro muito pesado pôr ser um Crossover o meu está fazendo no etanol 7,5 km.l na Cidade uma ótima média comparando com os demais carros quê tive..Eu aconselho á conhecêr o carro este carro é perfeito..
Vendo o comparativo do Captur e Kiks, fiquei agora na duvida sobre conforto e consumo. comprei um Captur ainda não recebi mas estou preocupado. Sera que vou me arrepender? e para minha mulher, volante duro em manusear? Obrigado.Sergio.
Tenho um Polo Sedan ano 2011 com 192mil km; ate quantos KM’s posso rodar com ele sem precisar fazer retifica??
Enquanto o desempenho estiver adequado, a luz de óleo não acender no painel, o nivel de óleo do motor não abaixar muito na vareta, nenhum barulho estranho nem fumaça pelo escapamento, pode continuar rodando com ele.
Muito bom. Obrigado pelas dicas. Tem muito motorista necessitando conhecer um pouco mais de carro.