Protetor de cárter pode ser instalado em carros sem esse acessório?
Dúvida do ouvinte do AutoPapo: o chamado "peito de aço" pode ser instalado em automóveis que não vem com essa chapa instalada de fábrica?
Dúvida do ouvinte do AutoPapo: o chamado "peito de aço" pode ser instalado em automóveis que não vem com essa chapa instalada de fábrica?
Nem todo carro sai da fábrica com o protetor de cárter, o chamado “peito de aço”. E, alguns proprietários ficam na dúvida se podem instalá-lo ou não.
[TRANSCRIÇÃO]
Ouvinte do AutoPapo não diz qual é o automóvel dele, mas pergunta se pode instalar o protetor de cárter, aquela chapa que vai lá embaixo do motor. E a resposta é depende. Se a fábrica estiver homologado um protetor de cárter, nenhum problema. Caso contrário, o protetor, mesmo vendido por lojas de equipamentos, pode prejudicar e muito o automóvel. Ele pode, por exemplo, mudar o comportamento do carro no caso de um impacto frontal. Isso tornaria o automóvel menos seguro aos ocupantes.
Em segundo lugar, ele pode prejudicar o fluxo de ar que ajuda a refrigerar o motor. Outro problema é que ao passar por um trecho alagado ele pode jogar água na entrada do filtro de ar,essa água vai para dentro do motor e provoca o temido calço hidráulico. E, finalmente, colocar mais essa placa embaixo do carro pode interferir no fluxo de ar de sua parte inferior e prejudicar a aerodinâmica do automóvel.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
O que dizem de protetor num Onix LT 1.4 18/18?
Coloquei mas teve que tirar uma peça de plástico relativamente grande de debaixo do carro.
Eles não podem ver ninguém com cara de trouxa…