Protetor de cárter pode ser instalado em carros sem esse acessório?

Dúvida do ouvinte do AutoPapo: o chamado "peito de aço" pode ser instalado em automóveis que não vem com essa chapa instalada de fábrica?

Por BORIS FELDMAN11/08/18 às 19h30

Nem todo carro sai da fábrica com o protetor de cárter, o chamado “peito de aço”. E, alguns proprietários ficam na dúvida se podem instalá-lo ou não.

[TRANSCRIÇÃO]

Ouvinte do AutoPapo não diz qual é o automóvel dele, mas pergunta se pode instalar o protetor de cárter, aquela chapa que vai lá embaixo do motor. E a resposta é depende. Se a fábrica estiver homologado um protetor de cárter, nenhum problema. Caso contrário, o protetor, mesmo vendido por lojas de equipamentos, pode prejudicar e muito o automóvel. Ele pode, por exemplo, mudar o comportamento do carro no caso de um impacto frontal. Isso tornaria o automóvel menos seguro aos ocupantes.

Em segundo lugar, ele pode prejudicar o fluxo de ar que ajuda a refrigerar o motor. Outro problema é que ao passar por um trecho alagado ele pode jogar água na entrada do filtro de ar,essa água vai para dentro do motor e provoca o temido calço hidráulico. E, finalmente, colocar mais essa placa embaixo do carro pode interferir no fluxo de ar de sua parte inferior e prejudicar a aerodinâmica do automóvel.

protetor de cárter

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

2 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Francisco 11 de agosto de 2018

    O que dizem de protetor num Onix LT 1.4 18/18?
    Coloquei mas teve que tirar uma peça de plástico relativamente grande de debaixo do carro.

    • TKS 11 de agosto de 2018

      Eles não podem ver ninguém com cara de trouxa…

Deixe um comentário