PSA vai mal no Brasil, mas Citroën lança Cactus…

Holding PSA, que controla Peugeot e Citroën, já teve dias gloriosos no Brasil, mas, agora, está tendo que correr atrás para se recuperar em nosso mercado

Por BORIS FELDMAN10/08/18 às 06h30

A PSA está na luta para reviver um passado mais pomposo que teve no Brasil. E uma das expectativas está no lançamento do Cactus, pela Citroën.

[TRANSCRIÇÃO]

PSA é a holding que controla Peugeot e Citroën. E, aqui no Brasil, ela já teve momentos mais gloriosos. Ela acabou perdendo mercado por ficar anos sem investir e agora está fazendo um super esforço para se recuperar. Ela anunciou, por exemplo, que esse ano teve um aumento de 14% nas vendas, mas a rigor, ela não cresceu nada porque esse foi o crescimento de todo o mercado de automóveis. E ela continua, portanto, com a mesma ínfima participação de 1% no mercado.

Entre as novidades para este ano, ela já começou a produzir e inicia as vendas em outubro, de um SUV chamado Cactus, com a mesma plataforma do C3, do Aircross, do Peugeot 208 e do 2008 com motores 1.6 aspirado e 1.6 turbo. É um projeto moderno, estiloso e que poderá contribuir para que a Citroën e a própria PSA voltem a dias mais gloriosos no Brasil.

PSA
Foto Citroën | Divulgação

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

27 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Raphael Barella 13 de agosto de 2018

    Quero deixar um convite a todos – principalmente aos não adeptos a marca Citroen: Entrem no meu Instagram (novocitroenc4cactus) e confiram algumas publicações. Como disse o colega aqui: Saiam da “caixinha”! Uma marca que iniciou suas atividades em 1912, não pode produzir carros sem qualidade. A Citroen inovou em muitos aspectos. Criou tecnologias que são utilizadas até hoje. Custo de manutenção não é o mais caro. Valor de revenda é igual aos demais. Coloquem suas ideias alem das fronteiras do nacionais. Vejam quanto vale um carro usado nos EUA, por exemplo. Infelizmente o preço dos carros por aqui e um absurdo. Mas isso não é restrito a Citroen.

  • Raphael Barella 13 de agosto de 2018

    Gostei de ler alguns comentários aqui. Antigamente só haveriam pessoas criticando as marcas francesas. Mas são aquelas pessoas que ainda falam sobre motores ‘AP’ e revenda de carro popular 1.0. O mercado mudou (graças a deus) e hoje todas as marcas produzem carros bons. Manutenção de carros de marcas populares muitas vezes são 3 vezes mais caros que marcas francesas. Fora que graças e elas, hoje temos carros muito melhores a nível de segurança, tecnologia e acabamento.

  • Evandro 12 de agosto de 2018

    Fefo, Boa noite.
    Vai custar em torno de 55.000,00

  • Roger 12 de agosto de 2018

    Os carros da PSA são muito bons. Atualmente os valores de peças estão muito próximos das outras marcas. Existe limitações igual outras marcas tem. A tropicalização dos carros faz limitar isso, ponto de vista (condições de vias, etc). O motor THp e seis marchas ficaram excelentes.
    A posicão de dirigibilidade e outros itens revive o prazer de dirigir.
    Obrigado PSA por acreditar no Brasil que ainda temos carro opções de tecnologia embarcada no País.

    • Raphael Barella 13 de agosto de 2018

      Concordo com seu comentário. Muita gente “mete o pau” nos franceses mas ainda estão com a cabeça nas décadas passadas. Hoje em dia, carros da marca VW, por exemplo, tem manutenção bem mais cara que os da Citroen. Fora valor de seguro. Podem até falar em revenda. Mas diga aí: Qual carro vale alguma coisa na hora de vender?

  • Ronaldo Marques 11 de agosto de 2018

    Gosto da PSA. Nos últimos 12 anos tive 2 PSA (1 peugeto e 1 citroen) e estou estudando possibilidade de um forgão Jumpy ou Partner para empresa.

    O que me fez adiquiri-los na época foram principalmente custo/benefício: entrega de maior recursos e valores por preços competitivos. * Infelizmente HOJE a situação é outra. PSA aqui no brasil só faz mauiagem. Esta cobrando mais preço que os concorrwntes entrgando menos recursos, principalmente com pseudo inovações: a gama PSA no Brasil vem sempre desatualizada: é perder mercado na certa.

    Cactus… Cade o conceito cactus ? Cade o painel moderno? Cade a suspensão diferenciada? O que esse produto me oferece relevantemente melhor que outros automoveis na mesma faixa de preço?

    • Raphael Barella 13 de agosto de 2018

      Oi Ronaldo. Respondendo a sua pergunta, o novo Cactus teve algumas adaptações para nosso mercado. A ideia da marca é trazer um veículo com preço competitivo. Se você considerar a versão mais completa, ela vai oferecer um motor turbo flex de 173cv, sistema se frenagem autônoma, alerta de mudança de faixa e um design bem inovador. O preço estimado dessa versão será 95 mil. Qualquer carro com esse nível de equipamento não custa menos de 130 mil reais.

  • Reginaldo 11 de agosto de 2018

    Tive um C3 Picasso 2013 e fiquei satisfeito e surpreso com sua qualidade, mas me surpreendi quando a concessionária fechou. O carro ainda estava em garantia e tinha que me deslocar para outra Cidade, perdia praticamente um dia ou dois para a revisão. Infelizmente me acidente com perda total. Se não fosse o problema de assistência, com certeza compraria outro Citroen SUV.
    Sem citar marcas comprei outro SUV e ainda sinto saudades do C3.

    • Prescritos VR 13 de agosto de 2018

      Mora numa cidade d o interior e a concessionária fechou aqui.
      Apesar de gostar muito do carro, a dificuldade de manutenção pesa muito contra eu me manter com produtos da PSA. Infelizmente no Brasil os bons produtos da PSA não são reconhecidos pelo mercado. Se paga caro por produtos inferiores.

  • Edson da Silva Goncales 11 de agosto de 2018

    Comprei um Aircross 2017, não tenho palavras para descrever o carro, maravilhos , não deve nada para Jeep, Chevrolet, Volkswagen, etc, carro maravilhoso.

  • Emilio Ferrari 11 de agosto de 2018

    Alguem me explica como uma montadora (PSA) em declinio, retira seus carros defasados da lista de PCD’s para tentar vendê-los no comercio. Ela mesmo foi fechando as portas, inclusive das Concessionarias, já que poderia ter maior visibilidade no mercado.
    Por ser alto, precisava de um entre eixos maior, então minha primeira opção era um c4, fechou, a segunda um 408, fechou, e tb o 308. Sobrou o pão de forma aircross e o c3 alem do 208 e 2008, que absolutamente não me “cabem”.
    Segue fabricando 300/500 carros de cada modelo.
    Franceses…….e seu marketing. C’est fini.

    • Raphael Barella 13 de agosto de 2018

      Oi Emilio. Uma boa notícia pra vc então. O novo Citroen C4 Cactus chegará mês que vem com isenção de IPI e ICMS. Se quiser dar uma conferida, entra lá no meu Instagram: novocitroenc4cactus

  • Washington 11 de agosto de 2018

    Confesso que tinha um certo receio nas marcas da PSA, mas depois que dois irmãos compraram carros da Peugeot, vi que o que falam é mito! Comprei ano passado um C4 Hatch At 2.0, e vi que é só preconceito, o carro é fantástico, muita tecnologia embarcada e muita segurança e conforto, vendi e comprei a poucos dias um C3 Exclusive, estou encantado! Em um futuro próximo, terei um Peugeot 3008, um sonho de consumo!

  • Alexandre 11 de agosto de 2018

    Fiquem dentro da caixinha e continuem comprando VW, GM, Fiat e Ford…….Pobres ouvintes da Cultura da” Gabriela”……Mudem o pensamento e ingressem em automóveis………….pois para mim, VW, GM, Fiat e Ford aqui no Brasil não passam de carrinhos………..

  • Matheus 10 de agosto de 2018

    Ao invés do Cactus, a Citroen poderia ter trazido o C3 Aircross, q na minha opinião é muito mais bonito, parece mais SUV! E na Europa é considerado SUV! O Cactus lá, é um Hatch aventureiro!

  • Amanda 10 de agosto de 2018

    Lindo o carro!

    Adoro esta marca, além de serem super modernos e o design mega diferenciados ! Acho um carro super forte já tive um C3, C4 e agora um DS5…
    Nunca tive problema com nenhum deles é fazem 10 anos que n troco por outra marca!!!

  • Rodrigo 10 de agosto de 2018

    Já começará. Bem com o cactus por aqui, piorando o interior e aproveitando peças daqui. O cactus daqui usará o mesmo painel do c4. Perdi o interesse nele.

    • Raphael Barella 13 de agosto de 2018

      Oi Rodrigo. Isso não é de hoje e não é restrito a Citroen. Trabalhei anos na VW e via a diferença dos carros que eles exportavam. Muito mais completos e bem acabados, O problema é a tributação. Os carros custam muito aqui no Brasil. A PSA investiu 800 milhões de reais para adequar a linha de montagem e produzir o Cactus. Apesar de ele ser um pouco diferente da versão europeia, ainda vai ser uma excelente opção. Entra lá no meu Instagram e dá uma olhada: novocitroenc4cactus. Abs!

  • GERSON 10 de agosto de 2018

    Será que as revendas Peugeot vão vender e dar assistência? A rede Citroen é quase inexistente.

    • Raphael Barella 13 de agosto de 2018

      Gerson, a PSA está unificando as marcas para dar um atendimento melhor. Espero que cheguem no nível de uma Toyota. De qualquer forma já são melhores que as marcas mais populares.

  • Armando Tanaka 10 de agosto de 2018

    Em um país que. fora está por um fio, a GM lança veículos que falham no Ncap Latin América a PSA continua a investir, manutenção cara da Citroën, onde ??? Já é o meu segundo C3 e omitem mais caro foi matrocas dos pneus que não depende da montadora, quebram, só se jogar da montanha, assistência técnica deprorável, falangista para quem comprou ou ainda tem o câmbio Power Shift da Ford ou iMotion da VW. Isto aqui está parecendo a história da Fiat nós temos do 147. Enquanto o povo não parar com preconceitos nunca sairemos do 4° mundo !!!

  • ARIPÃ MAURÍCIO 10 de agosto de 2018

    O estilo é diferente e bonito, como convém aos designers desta marca, mas as pergunta é, presta? Afinal Citroen tem a manutenção mais cara, assistência técnica deplorável, sem contar que ser carros quebram fácil.

    • Paia 10 de agosto de 2018

      Ainda existem comentários de trouxas como vc. Barata é a manutenção dos VW. Troxa

      • Fefo 11 de agosto de 2018

        Quanto custaria uma versão para deficiente visual,já que o c4 se propõe a tantas novas tecnologias?

      • Raphael Barella 13 de agosto de 2018

        Amigo, isso foi da década de 2000, quando a VW produzia ‘golzinho’ 1.6. Compra uma Tiguan pra vc ver!

    • Raphael Barella 13 de agosto de 2018

      Aripã, me desculpe, mas seu conceito está desatualizado. A manutenção da Citroen não é a mais cara. Algumas marcas “populares” tem custo de manutenção bem mais caro (ex: C4 Louge THP x Jetta TSI). Para o C3, o custo de matutenção é de 1 real por dia. Diga aí, qual marca oferece revisão por 365 reais por ano? Se quiser saber mais, entra no meu Instagram: novocitroenc4cactus

    • Raphael Barella 13 de agosto de 2018

      Aripã, o custo de manutenção da Citroen não é mais caro. No caso de alguns modelos é até mais barato (C4 Lounge THP x Jetta TSI). Em alguns modelos chega a custar 1 real por dia. Que marca cobra 365 reais de revisão por ano? Se quiser mais informações me segue lá no Instagram: novocitroenc4cactus

Deixe um comentário