Etanol aditivado traz algum benefício a mais para o veículo?

Ouvinte ficou curioso ao parar no posto e ver uma bomba com etanol aditivado. Na dúvida ele questiona se compensa pagar um pouco mais caro pelo aditivado

Por Boris Feldman11/08/18 às 07h30

Ao abastecer, um motorista encontrou uma bomba com etanol aditivado. Mas, não é só gasolina que precisa de aditivos? Será que vale mais a pena abastecer com o etanol aditivado do que com o comum?

[TRANSCRIÇÃO]

Outro ouvinte nos perguntou sobre o etanol aditivado. Ele disse que ao parar no posto, com seu carro flex, em alguns deles existe o etanol aditivado e em outros só a gasolina aditivada, e que o etanol encontrado é só o comum. E a explicação para isso é de que, à rigor, não há necessidade de usar o combustível derivado da cana aditivado. Tanto é que a única que o oferece em seus postos é a Shell. Afinal, o etanol tem baixo teor de carbono, ao contrário da gasolina que tem um elevado teor de carbono que provoca depósitos carboníferos dentro do motor.

Quem usa o etanol no carro flex dificilmente terá problemas com depósitos carboníferos. Então, o resumo da obra é que: etanol aditivado, mal não faz. Mas, questiona-se se vale a pena investir nesse combustível que é um pouco mais caro. E tanto não é necessário que o nosso próprio ouvinte observou que ele sequer existe em postos de outras marcas.

etanol aditivado
Foto Shutterstock
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
21 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Ronaldo de Aguiar Teodoro 11 de março de 2020

    Abastecer com álcool aditivado meu Siena 1.0 de 8.1 passou para 10.6. Foi pra mim um ótimo resultado. As partidas frias pela manhã também melhorou.

  • Avatar
    Marcelo 19 de agosto de 2019

    Mas então o pessoal que está dizendo que melhorou o consumo com o etanol aditivado, está enganado?

    • Avatar
      Anderson Eugenio 21 de outubro de 2019

      Eu também uso o Etanol V-power e melhorou muito a economia em relação ao etanol comum, tanto que um frentista me perguntou se gostei pq abastecia com ele direto. No meu computador de bordo mostra 9,8…9,7 com Citroen Aircross.

  • Avatar
    Paulo prado 2 de agosto de 2019

    Meu Vectra não fazia mais que 7.5 km com alcool na estrada , depois que passei a usar o etanol aditivado ele faz 10,5 fácil no trecho SãoPaulo /São José dos Campos

  • Avatar
    Paulo 13 de julho de 2019

    Agora só abasteço no álcool aditivado shell. Meu carro não ligava de jeito nenhum pela parte da manhã com álcool comum, após fazer o teste com álcool aditivado, ligou de primeira. No álcool comum fazia 9 por litro do aditivado 11.

  • Avatar
    Rauser 5 de junho de 2019

    O Etanol aditivado possui um pacote de lubrificante e anti-corrosivo já que as caracteristicas desse combustivel o torna corrosivo e “seco”!

  • Avatar
    Ernani Leonel Dias Müzell 22 de maio de 2019

    Matou a charada, Meu Caro! Eis o grande diferencial de haver aditivação (com a tecnologia modificadora de fricção) no etanol aditivado da Shell. Só lamento não haver este produto em meu Estado, Rio Grande do Sul

  • Avatar
    Carlos Alberto Ferreira 21 de maio de 2019

    O alccol aditivado mantém o sistema de injeção, como bicos por exemplo, mais limpos ou é conversa fiada para boi lamber.

  • Avatar
    otoniel 17 de maio de 2019

    o alcool aditivado deixa o carro mais economico sim bem mais ja fiz o teste
    alcool comum 7 km na cidade
    alcool aditivado 8.5 na cidade

    • Avatar
      jairlon porto Rodrigues 31 de maio de 2019

      Eu também já fiz o teste meu carro faz 7 km com etanol comum já com o álcool aditivado ele fez 9 vale a pena até porque meu carro na gasolina só tem feito no máximo 10,9 km por litro, eu recomendo.

    • Avatar
      Rogerio 11 de agosto de 2019

      Qual e seu carro gostaria de faser esse teste

  • Avatar
    Rudnei Cabral dos Santos 24 de dezembro de 2018

    Olá povão abençoado,as gasolinas ,podium , Shell v Power,fazem o mesmo efeito no motor,qual a diferença entre elas e qual a melhor para uma limpeza nos bicos injetores?

    • Avatar
      PABLO 17 de janeiro de 2019

      Rudnei, a gasolina podium é diferente da V power, a podium é uma gasolina de maior octanagem, tem menor teor de Etanol Anidro na sua composição, se não me engano 25%. A podium é igual as demais comuns, a única difereça é que ela tem os detergentes e lubrificantes do motor, a V Power contém 27% de Etanol Anidro.

  • Avatar
    Pablo 4 de novembro de 2018

    Experimentei colocar o Etanol Aditivado em um Posto Shell e não senti diferença com relação ao Comum. Fez até menos km com o aditivado.

  • Avatar
    Jacques 31 de agosto de 2018

    A autonomia, tanto de gasolina aditivada quanto de etanol aditivado não aumenta, pois os aditivos não são inflamáveis.

  • Avatar
    Tácito 31 de agosto de 2018

    Por favor corrija a matéria, pois no caso do etanol aditivado ele não faz o mesmo papel de “limpeza” que a gasolina aditivada faz, e sim o de lubricidade, pois o etanol resseca mais os componentes do motor

  • Avatar
    Wagner jose 31 de agosto de 2018

    Então não seria o caso de usar um aditivo comum na hora de abastecer

  • Avatar
    Max 31 de agosto de 2018

    A shell alega ter desenvolvido um aditivo que lubrifica o motor durante a queima (não é pra limpeza), pois o etanol tem um funcionamento mais seco que a gasolina, que é um óleo. Eu já utilizei e realmente o carro fica similar ao uso com gasolina (mais suave), mas sem perder a potência extra que o etanol ocasiona. Quem quiser utilizar eu recomendo.
    Abraços.

  • Avatar
    RAFAEL DA SILVA ALMEIDA 12 de agosto de 2018

    Se a autonomia de km por litro aumentasse valeria a pena. Temos que fazer o teste

    • Avatar
      Jacques 31 de agosto de 2018

      A autonomia, tanto de gasolina aditivada quanto de etanol aditivado não aumenta, pois os aditivos não são inflamáveis.

  • Avatar
    Walter 12 de agosto de 2018

    Oi Boris.
    A rede de postos Ipiranga parece que também está entrando no jogo. Há um posto na Av. Eng. Caetano Álvares, zona norte de São Paulo, que está comercializando o álcool aditivado.

Avatar
Deixe um comentário