Freio de estacionamento deve ser acionado com força, sem medo
Acionar o freio de estacionamento suavemente pode lhe causar um baita prejuízo. Entenda porque a alavanca deve ser puxada com força
Acionar o freio de estacionamento suavemente pode lhe causar um baita prejuízo. Entenda porque a alavanca deve ser puxada com força
Quando está na direção do carro, o motorista deve sempre agir com delicadeza. A começar do próprio volante, nada de golpes violentos sob risco de perder até o controle do carro. Mas tem uma exceção: a alavanca do freio de estacionamento.
Não estou me referindo aos freios elétricos, é claro, mas aos manuais. E por que a exceção? Porque ao estacionar, os componentes do freio estão aquecidos e dilatados. Puxando de leve a alavanca do freio de estacionamento, a pressão exercida sobre pastilhas e lonas é suficiente para travar o carro.
Porém, depois de algum tempo, eles se esfriam e voltam a suas dimensões originais.
E é essa a explicação de porque tantos motoristas deixaram seu carro freado numa ladeira e minutos depois ele despencou sozinho morro abaixo. Então, ao estacionar numa ladeira, puxe com força o freio de estacionamento, além de deixar o câmbio engrenado no caso do manual. Ou em ‘parking’, se for automático.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
O freio de mão deve ser acionado fazendo um movimento de puxar a alavanca de baixo para cima com uma certa firmeza sem apertar o botão. Ouvindo um barulho de catraca.