Precisa puxar o freio de mão até o final?

Sim, a não ser que queira encontrar seu carro lá no pé do morro

Por BORIS FELDMAN29/03/18 às 14h30

Você puxa a alavanca do freio de mão com bastante força? Pois deveria!

Quando está na direção do carro, o motorista sempre deve agir com delicadeza, a começar com o próprio volante. Nada de golpes violentos, sob o risco de até mesmo perder o controle do carro. Mas há uma exceção: a alavanca do freio de estacionamento.

Não estou me referindo aos freios elétricos, é claro, mas aos freios manuais. E por que existe essa exceção? Porque ao estacionar, os componentes do freio estão aquecidos e dilatados. Se a alavanca do freio for acionada com muita leveza, a pressão exercida sobre as pastilhas de lonas é suficiente para segurar o carro. Porém, depois de algum tempo, os componentes se esfriam e voltam às suas dimensões originais.

Essa é a explicação para tantos motoristas que deixaram o carro freado em uma ladeira e, minutos depois, o veículo escorregou, sozinho, morro abaixo. Então, ao estacionar em uma ladeira, puxe com força o freio de mão. Além disso, recomenda-se deixar o câmbio engrenado, no caso do manual, ou no parking, se for automático.

freio de mão

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

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