Carro de 4 ou 5 portas: o porta-malas também entra nessa conta?

"Então, se são duas ou quatro portas para os passageiros, com mais essa porta lá atrás, o carro passa a ter três ou cinco portas"

Por Boris Feldman13/04/18 às 18h02

Pode parecer óbvio, mas muita gente não sabe qual é a diferença entre um carro de 4 e outro com 5 portas. Principalmente, porque muitos avaliam só as portas laterais dos automóveis.

[TRANSCRIÇÃO]

Qual a diferença de um carro de quatro para o de cinco portas? O carro de quatro portas é o do tipo sedan ou três volumes, que tem o porta-malas destacado, com uma tampa para acomodar a bagagem. Então, ele pode ter duas ou quatro portas para os passageiros e mais uma tampa para a bagagem. Já o carro do tipo hatch, ou perua, ou utilitário esportivo, tem uma tampa lá na traseira que pode ser chamada de porta.

Então, se são duas ou quatro portas para os passageiros, com mais essa porta lá atrás, o carro passa a ter três ou cinco portas. Existem algumas exceções, como a Kombi, que tinha duas portas dianteiras, mais uma lateral e mais uma outra traseira. Ou aquele exótico esportivo da Hyundai, o Veloster, também chamado Vagaroster, com três portas para passageiros. Agora já não há dúvidas quando te perguntarem: esse carro é de 4 ou 5 portas.

carros de 4 ou 5 portas
Tampa ou mais uma porta?
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Alexandre 25 de novembro de 2019

    Boa noite tenho uma saveiro Cross 2011 peguei ela recentemente ela eata com 122 mil km rodados gostaria de alguns conselhos dos amigos qual seria o óleo para essa quilometragem agradeço a todos

  • Avatar
    Enoch 16 de abril de 2018

    Materia altamente explicativa.parabens . So nao entende o que foi descrito na reportagem que nao quer.

Avatar
Deixe um comentário