Quando é preciso fazer a limpeza do TBI

A limpeza do TBI, assim como a de outros componentes do motor do automóvel, se faz necessária nos momentos corretos e pelos motivos plausíveis

tbi focus
Por Boris Feldman
Publicado em 11/05/2018 às 21h30
Atualizado em 09/04/2019 às 23h34

A limpeza do TBI, assim como a de outros componentes do motor do automóvel,  se faz necessária nos momentos corretos e pelos motivos plausíveis. É preciso só ficar atento com a empurroterapia.

[TRANSCRIÇÃO]

Desde que a eletrônica tomou conta do automóvel, surgiram também novos componentes, novas peças, e também novas denominações. Quase todas com letrinhas, nós temos um festival delas, uma verdadeira sopa de letrinhas do automóvel.

E, entre elas, o TBI, que são as iniciais em inglês de Throttle Body Injection, que num bom português quer dizer corpo da injeção ou corpo da borboleta. E as oficinas adoram dizer: “pois é doutor,nós temos que fazer uma limpeza do TBI”.

E você fica sem saber se autoriza ou não, porque não sabe com que frequência se limpa o tal do TBI.

Pois, então saiba: bico injetor e TBI não tem frequência de limpeza, não existe periodicidade para isso. Bico injetor e TBI só se limpam quando ficam sujos e essa sujeira se manifesta por um funcionamento irregular do motor, a marcha lenta variando, o carro espirrando ou tossindo.

Se o motor estiver funcionando normalmente não autorize, nem limpeza de bicos, e nem de TBI. Tome cuidado com as oficinas que sugerem a limpeza preventiva do TBI, porque ele pode realmente se sujar, mas pode passar anos sem necessitar de limpeza nenhuma.

Mecânico que sugere limpeza de bico ou de TBI sem sequer ligar o motor é doutor em “empurroterapia”.

A limpeza do TBI
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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
21 Comentários
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Usiel 27 de abril de 2023

Na minha opinião limpeza de bico so é necessário se vc não faz manutenção periódica e abastece com etanol ou gasolina aditivada. É melhor sempre abastecer em postos de confiança e combustível aditivada sendo que o etanol aditivado é melhor pois não deixa resíduos carboniferos. Se vc faz tudo isso e o carro falha ou perde potência e foi trocado cabo vela filtros aí sim necessita verificar a possibilidade de limpeza de bico

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RIOGRANDINO LIBERAL FERRAZ PEREIRA 17 de setembro de 2022

Para concluir vi um vídeo muito legal. Bem explicativo. Fazer limpeza do TBI retirando a peça e protegendo as partes que não poderiam ser molhadas. Após esse procedimento poderíamos a cada etapa de 6 meses verificar o corpo e aplicar em pequena qtde descarbonizante
Obs caso tenha muito tempo, tipo anos sem fazer limpeza não coloque o descarbonizante na intençao de limpar o corpo de borboleta pois no seu interior poderá estar cheio de sujeira. Tem de tirar a peça e limpá-la.

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RIOGRANDINO LIBERAL FERRAZ PEREIRA 17 de setembro de 2022

O que acontece nessa história toda é o seguinte … somos um povo de pseudos espertos. Começa com os governantes. Passa no caso em discussão pelos comerciantes de combustíveis que adulteram os combustíveis ( grande maioria infelizmente ) chagando nas oficinas mecânicas, ( querendo não ser agressivo ) porém em sua maioria pouco conhecem do assunto e gostam de tirar vantagem. `e um ciclo vicioso. Parece casa de irene todos gritam e ninguém tem razão. Isso tudo é um tiro no pé. Infelizmente a mentalidade teria de mudar mas o que se percebe é o contrário…. Eu tento fazer o meu melhor aprendendo e tentando escapar…

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jose carlos de oliveira 3 de abril de 2022

Pois estou com um bico a ser trocado, mas o mecanico que fez o serviço do cabeçote por ter queimado a junta viu que estava na nota que um bico (3) poderia travar, ja deveria pedir pra comprar um novo que custou 90,00 da Multi Point, e por nao ter me avisado instalou a flauta assim mesmo, foi tres funcionada e ja travou aberto o bico e começou a funcionar somente 3 cilindros e vi que não arredondava desliguei o motor, e faz uma semana que venho pedindo a ele paa vir colocar o bico novo e nada. Como entendo um pouco de mecanica quero de algum amigo quais ferramentas preciso para sacar a flauta e tbem o TBI. Grato

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RICARDO DE OLIVEIRA 27 de agosto de 2021

Alguém poderia me dar uma luz
Tenho um renaut logam a uma semana ano 2018 e com 75000
Km
Ontem reparei que quando jogo ponto morto e vou freando a rotação cai pra zero da impressão que desligou mais ao engatar pra ser ele volta a funcionar
Nao sei se é normal ou defeito Agradeço se tiver um amigo pra ajudar

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Hed Carlos Da Cruz Brito 24 de maio de 2021

Boa noite tenho um fluence 2015 previlege e domingo começou a dar umas falhadas e depois acendeu a luz da injeçao e luz de anomalia e perdeu força ficou muito fraco ai hoje fui na loja comprei o k80 e eu mesmo fiz a limpesa do tbi que estava muito sujo sai um caldo muito preto de tanta sujeira e depois que funcionei o carro e dei uma volta nele ficou zero denovo sem falhas com muita potencia e parou de acender as luzes

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Luiz 20 de abril de 2024

O meu teve esse problema, mas é só passar na maquina para saber o que é. Apareceu falha no cilindro 2, troquei o bico e vela. Resolvido.

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CARLOS ANTONIO RANGEL CRAVO 6 de março de 2021

Acho um absurdo como se coloca uma matéria dessa num site dizendo que não se limpa bicos, sera que não entende que a manutenção preventiva sai mais em conta que a corretiva?

Bicos se limpam sim , periodicamente.
Trazendo melhor funcionamento do motor e evitando possíveis dor de cabeça com outros problemas.

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Maria Dantas 10 de julho de 2020

Oi ! Achei todos os comentários bem parecido com o que vem acontecendo co meu carro, e gostaria de saber o devo fazer, pois ando uma kllmrtragem e carro para, daí ele vai desaceleração E a direção fica dura. Vc pode me da uma luz.,obg

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Jônatas 17 de junho de 2019

Eu não sou mecânico e manjo muito pouco do assunto. No entanto, tenho quase 50 anos de idade, tenho duas motos (uma carburada e uma injetada) e tenho um carro injetado.
Já tive vários outros injetados e todos eles, vendi acima dos 100.000 Km. As motos, idem.
Na boa, nunca precisei limpar uma única vez um bico de injeção. Já tive Ford, Peugeot, Citroen e agora um Renault. Já tive moto Suzuki de alta cilindrada, Honda e agora Triumph. NENHUM bico sujo sequer. Nenhuma necessidade de limpeza.

Agora, o TBI, fruto dessa matéria, sim. A borboleta não fecha completamente se estiver muito suja. E é a gasolina que ferra tudo. Álcool vai demorar muito prá sujar.
Este fim de semana tive de limpar o TBI de meu Sandero de 107.000 Km (que nunca limpou antes). Car 80 em abundância, acelerando o carro e depois um reset no módulo para as configurações de fábrica, apagando as informações erradas enviadas. Pronto. Meu carro está um relógio, como se fosse 0 Km.

Mas… Cá entre nós. Concordo com o Joaquim, de prática de anos com meus veículos. Sem essa de limpeza de bicos. Isso é lenda. Bico funciona ou não funciona. Tá bom ou tá ruim. Não tem meio termo. Não existe meio funcionamento, impedido por sujeira.

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Mario Madureira 22 de maio de 2021

Se limpou o TBI não precisa do RESET da injeção eletronica!

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Mario Madureira 22 de maio de 2021

O TBI suja com frequência, na gasolina forma depósito de carbonização e sujeira do ar que mesmo com filtro de ar se deposita sujeira e o alcool forma uma borra açucarada e com o ar sujo a sujeita gruda no TBI e o TBI trava, a limpeza do TBI do meu carro eu mesmo faço com limpador de bicos injetores, ou, descarbonizante, mais conhecido com CAR 80 a gosto, peço para alguém pisar no acelerador para abrir o TBI com o carro ligado,daí esborrifo Car 80 até sair toda a sujeira da parte interna do TBI e normaliza o funcionamento, pois o TBI sujo em carro flex quando se faz a troca de combustível o TBI trava e o carro não pega de manhã!

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Ale 15 de julho de 2018

Joaquim não entendi nada de mecânica, fala o que não entende do assunto automotivo .

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Joaquim 13 de junho de 2018

Oi bom dia, limpesa oreventica de bico sempre foi engodo de mecanico, nao existe aparekho para limoa bico, nao se limpa bico, bico se troca quando ele gasta, vc esta mal informado amigo.Bico funciona ou nao funciona.nao tem meio termo.

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Adriano da Silva Vianna 7 de agosto de 2018

Bom Dia! Devido a imundice que são os nossos combustíveis chega um determinado momento que a peneira ou filtro localizado no interior do bico injetor tem que ser trocada, e o bico limpo, então sim, os bico podem e devem ser limpos periodocamente, e com um equipamento adequado verifica-se quando a vazamentos e a vazão, e seguindo uma tabela técnica de valores classifica-se quando a utilizar o bico novamente ou não, após ser feita a limpeza e a troca do filtro. Portanto não é engorda de mecânico, mas um item a ser adicionado nas revisões e na manutenção preventica de seu veículo. Obs. Não tenho oficina sou somente um entusiasta da área.

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Leonardo 28 de agosto de 2018

Joaquim, já existe aparelho de Ultrasom de limpar bicos injetores sim. um bico injeto apenas uma unidade custa em torno de 150 a 250 imagina comprando os 4 bicos. quem não tem condições de comprar existe a possibilidade de retirar e fazer a limpeza dos bicos e do TBI famoso corpo de borboleta. e funciona perfeitamente. já fiz uma vez. e agora irei fazer de novo essa semana.

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RODRIGO GARCIA 11 de junho de 2018

O dia que um bico travar aberto e der calço hidráulico, venha aqui no site passar o orçamento para eles ja que so se limpa quando suja segundo este site.
Limpeza preventiva não é roubo, apenas evita dor de cabeça ao motorista.
Imgina você em uma viagem a 600km de casa e seu carro começa a falha como dito na matéria, se você andar com o carro poderá danificar seu motor e sendo assim terá de arcar com um guincho e ira a um mecânico que não é de sua confiança.
Quando alguém passa algo como prevenção é para evitar isso.

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Marcos Aurelio 2 de julho de 2018

Discordo totalmente do Joaquim…injetores sujam sim e sujeita se limpa…de fato os fabricantes recomendam a substituição…é obvio…como passar dos anos perdem a performance e a indústria quer vender…mas a limpeza e necessaria pois forma-se uma borra entre a agulha e os orificios, piorando co o etanol, que forma uma verdadeira gosma devido as propriedades do açucar.O comentário do Rodrigo foi muito pertinente e feliz pois bico travado aberto pode causar calço hidráulico e bico fechado superaquecimento da camara de combustão, chegando a derreter o eletrodo da vela e em casos extremos furando o pistão. Uma boa idéia pra quem tiver problema semelhante mandar a conta pra quem assinou a materia ou

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Jack 20 de janeiro de 2020

O bico injetor se limpa sim quando o combustível está adulterado ou sujeira no mesmo.o TBI SE limpa quando apresenta sujeira no interior do mesmo. Se existe máquina para tal fim. Pra que fizeram ela então?. Quando acender luz de injeção e por que alguma anomalia o carro apresentou. Sonda lambda,bicos,cabos,velas, bobina ignição e tbi

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ALESSANDRA ALEXANDRE DA SILVA 7 de janeiro de 2019

Parabéns gostei da sua resposta.

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Ewerton Ribeiro 31 de maio de 2018

Gostei muito do site, me deu varias dicas importantes para um motorista de “primeira viagem” como eu, o primeiro carro, primeira manutenções, troca de peças e etc. Com o mundo que vivemos hoje, o ser humano sempre querendo ganhar vantagem em tudo, com alguns mecânicos não é diferente, nem sempre agem honestamente com o cliente, principalmente com aqueles de “primeira viagem”. Enfim, muito obrigado e parabéns.

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