Quando é preciso fazer a limpeza do TBI

A limpeza do TBI, assim como a de outros componentes do motor do automóvel, se faz necessária nos momentos corretos e pelos motivos plausíveis

Por Boris Feldman11/05/18 às 21h30

A limpeza do TBI, assim como a de outros componentes do motor do automóvel,  se faz necessária nos momentos corretos e pelos motivos plausíveis. É preciso só ficar atento com a empurroterapia.

[TRANSCRIÇÃO]

Desde que a eletrônica tomou conta do automóvel, surgiram também novos componentes, novas peças, e também novas denominações. Quase todas com letrinhas, nós temos um festival delas, uma verdadeira sopa de letrinhas do automóvel.

E, entre elas, o TBI, que são as iniciais em inglês de Throttle Body Injection, que num bom português quer dizer corpo da injeção ou corpo da borboleta. E as oficinas adoram dizer: “pois é doutor,nós temos que fazer uma limpeza do TBI”.

E você fica sem saber se autoriza ou não, porque não sabe com que frequência se limpa o tal do TBI.

Pois, então saiba: bico injetor e TBI não tem frequência de limpeza, não existe periodicidade para isso. Bico injetor e TBI só se limpam quando ficam sujos e essa sujeira se manifesta por um funcionamento irregular do motor, a marcha lenta variando, o carro espirrando ou tossindo.

Se o motor estiver funcionando normalmente não autorize, nem limpeza de bicos, e nem de TBI. Tome cuidado com as oficinas que sugerem a limpeza preventiva do TBI, porque ele pode realmente se sujar, mas pode passar anos sem necessitar de limpeza nenhuma.

Mecânico que sugere limpeza de bico ou de TBI sem sequer ligar o motor é doutor em “empurroterapia”.

A limpeza do TBI
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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
9 Comentários
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    Jônatas 17 de junho de 2019

    Eu não sou mecânico e manjo muito pouco do assunto. No entanto, tenho quase 50 anos de idade, tenho duas motos (uma carburada e uma injetada) e tenho um carro injetado.
    Já tive vários outros injetados e todos eles, vendi acima dos 100.000 Km. As motos, idem.
    Na boa, nunca precisei limpar uma única vez um bico de injeção. Já tive Ford, Peugeot, Citroen e agora um Renault. Já tive moto Suzuki de alta cilindrada, Honda e agora Triumph. NENHUM bico sujo sequer. Nenhuma necessidade de limpeza.

    Agora, o TBI, fruto dessa matéria, sim. A borboleta não fecha completamente se estiver muito suja. E é a gasolina que ferra tudo. Álcool vai demorar muito prá sujar.
    Este fim de semana tive de limpar o TBI de meu Sandero de 107.000 Km (que nunca limpou antes). Car 80 em abundância, acelerando o carro e depois um reset no módulo para as configurações de fábrica, apagando as informações erradas enviadas. Pronto. Meu carro está um relógio, como se fosse 0 Km.

    Mas… Cá entre nós. Concordo com o Joaquim, de prática de anos com meus veículos. Sem essa de limpeza de bicos. Isso é lenda. Bico funciona ou não funciona. Tá bom ou tá ruim. Não tem meio termo. Não existe meio funcionamento, impedido por sujeira.

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    Ale 15 de julho de 2018

    Joaquim não entendi nada de mecânica, fala o que não entende do assunto automotivo .

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    Joaquim 13 de junho de 2018

    Oi bom dia, limpesa oreventica de bico sempre foi engodo de mecanico, nao existe aparekho para limoa bico, nao se limpa bico, bico se troca quando ele gasta, vc esta mal informado amigo.Bico funciona ou nao funciona.nao tem meio termo.

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      Adriano da Silva Vianna 7 de agosto de 2018

      Bom Dia! Devido a imundice que são os nossos combustíveis chega um determinado momento que a peneira ou filtro localizado no interior do bico injetor tem que ser trocada, e o bico limpo, então sim, os bico podem e devem ser limpos periodocamente, e com um equipamento adequado verifica-se quando a vazamentos e a vazão, e seguindo uma tabela técnica de valores classifica-se quando a utilizar o bico novamente ou não, após ser feita a limpeza e a troca do filtro. Portanto não é engorda de mecânico, mas um item a ser adicionado nas revisões e na manutenção preventica de seu veículo. Obs. Não tenho oficina sou somente um entusiasta da área.

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      Leonardo 28 de agosto de 2018

      Joaquim, já existe aparelho de Ultrasom de limpar bicos injetores sim. um bico injeto apenas uma unidade custa em torno de 150 a 250 imagina comprando os 4 bicos. quem não tem condições de comprar existe a possibilidade de retirar e fazer a limpeza dos bicos e do TBI famoso corpo de borboleta. e funciona perfeitamente. já fiz uma vez. e agora irei fazer de novo essa semana.

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    RODRIGO GARCIA 11 de junho de 2018

    O dia que um bico travar aberto e der calço hidráulico, venha aqui no site passar o orçamento para eles ja que so se limpa quando suja segundo este site.
    Limpeza preventiva não é roubo, apenas evita dor de cabeça ao motorista.
    Imgina você em uma viagem a 600km de casa e seu carro começa a falha como dito na matéria, se você andar com o carro poderá danificar seu motor e sendo assim terá de arcar com um guincho e ira a um mecânico que não é de sua confiança.
    Quando alguém passa algo como prevenção é para evitar isso.

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      Marcos Aurelio 2 de julho de 2018

      Discordo totalmente do Joaquim…injetores sujam sim e sujeita se limpa…de fato os fabricantes recomendam a substituição…é obvio…como passar dos anos perdem a performance e a indústria quer vender…mas a limpeza e necessaria pois forma-se uma borra entre a agulha e os orificios, piorando co o etanol, que forma uma verdadeira gosma devido as propriedades do açucar.O comentário do Rodrigo foi muito pertinente e feliz pois bico travado aberto pode causar calço hidráulico e bico fechado superaquecimento da camara de combustão, chegando a derreter o eletrodo da vela e em casos extremos furando o pistão. Uma boa idéia pra quem tiver problema semelhante mandar a conta pra quem assinou a materia ou

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      ALESSANDRA ALEXANDRE DA SILVA 7 de janeiro de 2019

      Parabéns gostei da sua resposta.

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    Ewerton Ribeiro 31 de maio de 2018

    Gostei muito do site, me deu varias dicas importantes para um motorista de “primeira viagem” como eu, o primeiro carro, primeira manutenções, troca de peças e etc. Com o mundo que vivemos hoje, o ser humano sempre querendo ganhar vantagem em tudo, com alguns mecânicos não é diferente, nem sempre agem honestamente com o cliente, principalmente com aqueles de “primeira viagem”. Enfim, muito obrigado e parabéns.

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