Quanto mais marchas melhor? Sim, para economia
Uma transmissão com um maior número de marchas permite que o motor trabalhe sempre na rotação ideal independentemente da situação
Uma transmissão com um maior número de marchas permite que o motor trabalhe sempre na rotação ideal independentemente da situação
Os motores estão diminuindo de tamanho, o downsizing, e as transmissões ganhando mais marchas. Mas qual a vantagem? Uma caixa de câmbio com mais velocidades é uma grande aliada na economia de combustível.
O Boris fala desse assunto:
[TRANSCRIÇÃO]
Ninguém nem se lembra mais que os carros antigos, principalmente os americanos,tinham grandes e poderosos motores com câmbios de três marchas. Mas, em nome da eficiência, os motores foram sendo reduzidos e as caixas ganhando cada vez mais marchas. Quatro, 5, 6… Já tem carro hoje com 10 velocidades.
E há quem pergunte: “pra quê tanta marcha, se eu não corro com o meu automóvel? Dificilmente eu chego perto da velocidade máxima permitida”. O que é um grande engano, pois mais marchas não é pra correr mais,porém, para ter sempre uma opção de marcha adequada para cada situação.
Com tanta marcha, o motorista jamais vai ter aquele problema de estar numa subida onde a terceira fraca e a segunda é forte, pois ele vai contar com a marcha intermediária perfeita para aquela situação, reduzindo a rotação e o consumo do motor.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |