Quanto mais marchas melhor? Sim, para economia

Uma transmissão com um maior número de marchas permite que o motor trabalhe sempre na rotação ideal independentemente da situação

Por BORIS FELDMAN21/07/18 às 07h00

Os motores estão diminuindo de tamanho, o downsizing, e as transmissões ganhando mais marchas. Mas qual a vantagem? Uma caixa de câmbio com mais velocidades é uma grande aliada na economia de combustível.

O Boris fala desse assunto:

[TRANSCRIÇÃO]

Ninguém nem se lembra mais que os carros antigos, principalmente os americanos,tinham grandes e poderosos motores com câmbios de três marchas. Mas, em nome da eficiência, os motores foram sendo reduzidos e as caixas ganhando cada vez mais marchas. Quatro, 5, 6… Já tem carro hoje com 10 velocidades.

E há quem pergunte: “pra quê tanta marcha, se eu não corro com o meu automóvel? Dificilmente eu chego perto da velocidade máxima permitida”. O que é um grande engano, pois mais marchas não é pra correr mais,porém, para ter sempre uma opção de marcha adequada para cada situação.

Com tanta marcha, o motorista jamais vai ter aquele problema de estar numa subida onde a terceira fraca e a segunda é forte, pois ele vai contar com a marcha intermediária perfeita para aquela situação, reduzindo a rotação e o consumo do motor.

Maior quantidade de marchas é bom para o consumo

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário