Óleo da transmissão e fluidos devem ser trocados?

O automóvel tem vários líquidos, entre água com o aditivo, óleo, fluidos... Quais se deve trocar, quais não se trocam?

Por Boris Feldman07/05/18 às 14h20

O automóvel tem vários líquidos, entre água com o aditivo, óleo, fluidos… Quais se deve trocar, quais não se trocam?

O Boris fala desse assunto

[TRANSCRIÇÃO]

O automóvel tem vários líquidos, entre água com o aditivo, óleo, fluido… Quais se deve trocar, quais não se trocam? E isso é motivo de muita briga, porque quando o manual diz “não tem que trocar”, alguns mecânicos dizem “tem que trocar sim”! Mas e aí?! Bom, e aí que claro que o óleo do motor tem que ser substituído de acordo com o manual – cada 10 mil km, cada 12 meses.

Óleo da caixa de câmbio manual não se troca mais. Óleo do câmbio automático depende. Alguns devem ser substituídos, mas com alta quilometragem: 60 mil, 80 mil quilômetros troca-se o óleo do câmbio automático. Alguns câmbios automáticos, o óleo dura, assim como o câmbio manual, pra vida inteira; por exemplo, o câmbio automático da Ford que está no EcoSport é pra vida inteira, não se substitui. Se o mecânico falar tem que trocar? PI-CA-RE-TA-GEM!

Caixa de direção hidráulica, que agora tá virando tudo elétrico, pois ainda tem muito carro com direção hidráulica que tem o fluido; também não se substitui, porém o nível tem que ser verificado. Tanto na caixa de direção como na caixa de câmbio, todos eles podem estar sujeitos a um vazamento. Então o nível tem que ser verificado. Alguns substituem, outros não.

Finalmente, o fluido do freio? Ah! Esse é higroscópico, ele absorve umidade, então ele tem prazo: de dois em dois anos se deve substituir o fluido do freio, porque ele absorve umidade e quando ele absorve essa umidade, ficam por bolhinhas de água no meio do fluido que prejudicam a atuaçãod o sistema de freio.

óleo e fluidos têm prazos diferentes de troca
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28 Comentários

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  • Edson 8 de Maio de 2018

    Gostaria de fazer uma pergunta só Boris: já que (de acordo com sua opinião…) não há necessidade de se trocar Fluide caixa de transmissão automática, como vc explica que esse mesmo óleo embalado tem prazo de validade? Se, mesmo na embalagem ele tem data de validade, então como que dentro de um sistema mecânico/hidráulico esse mesmo óleo não se desgastar os? Poxa Boris…. me ajuda aí vai!!!!

  • WAGNER GUIMARÃES 8 de Maio de 2018

    BORIS ESTÁ TOTALMENTE EQUIVOCADO QUANTO À QUESTÃO DO FLUÍDO DE TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA … SERÁ QUE ELE CONSERTA TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA PARA FALAR SOBRE O ASSUNTO???? E AINDA DIZER QUE É PICARETAGEM QUANDO O PROFISSIONAL SÉRIO ORIENTA A SUBSTITUIÇÃO????

    TENHO MINHAS DÚVIDAS 🤔🤔🤔💀

  • Jorge boettcher 8 de Maio de 2018

    Troca o oleo da caixa automatica da fielder?

  • Fernando Saymon 8 de Maio de 2018

    Amigos todo lubrificante tende a perder a viscosidade com o passar do tempo, a função do óleo e diminuir o atrito entre as engrenagem, entre outras funções como limpeza e refrigeração do componente, se o óleo perde viscosidade a sua transmissão também perde com isso, vai aparecendo desgaste, seja prematuro com falha operacional ou por tempo de uso, o ideal e fazer uma Boa manutenção preventiva trocando o óleo.

  • Marcelo Camara 8 de Maio de 2018

    Discordo,tenho um Ônix de câmbio manual,e no manual diz que não se deve trocar o óleo,porem percebi que a marcha estava dura ,e levei o carro ao meu mecânico de confiança,e constatei que não tinha óleo na caixa

  • Rodolfo 8 de Maio de 2018

    Boris,
    O fluido de freio eu não troco, somente sangro as quatro rodas e completo o nível para não entrar ar no sistema. Isso está correto?

  • Márcio 8 de Maio de 2018

    Tenho um Jetta 2.5 e a cada 60.000km faço a troca do óleo de câmbio. Essa baboseira de que óleo é vitalício é furada, compensa gastar 1000 reais pra trocar o óleo do que 9000 numa caixa de câmbio nova…..

  • Vilmar Automatic imports 8 de Maio de 2018

    PI-CA-RE-TA-GEM é essa matéria, porque esse câmbio da EcoSport nem automatico é, é sim automatizado. Uma engenhoca com apelido de POWERSHIFT. Ou seja não possui discos em seu interior e muito menos conversor de torque que é o principal fator que contamina o óleo de um câmbio automático. Se quer dar dicas vá primeiro aprender sobre o assunto.

  • Adriano 8 de Maio de 2018

    Esse é o repórter que mais fala bobagem em suas entrevistas, como dizer que a troca do tensor da correia dentada não é obrigatório a trocar junto com a correia, tive um carro onde deve ter sido feito a manutenção em uma oficina que segue os conselhos desse tal especialista e não trocou os tensores, trocou somente a correia dentada, e adivinha: travou um dos tensores empenando as 20 válvulas, isso sim é picaretagem e mendigagem, conselhos para mendigos e amadores.

  • Angelino Flores Bernado 8 de Maio de 2018

    Bom dia! Nessa km corre grave risco de seu câmbio ter problemas devido a alta km. Todo câmbio tem peças em atrito e com isso sofre desgaste.
    É melhor prevenir do que vc ter graves problemas no câmbio. Já trabalhei em várias concessionárias. Isso não condiz com a realidade.
    Peça para um profissional examinar o óleo do câmbio quanto a sua coloração e se há presença de metais no óleo.

  • Angelino Flores Bernado 8 de Maio de 2018

    Qualquer óleo ou fluido. Com tempo perde suas propriedades, não existe óleo vitalício as peças em atrito dentro de qualquer câmbio se desgasta.
    Pergunte para qualquer químico. Tudo nesse mundo perece. Vc nasce, cresce,fica adulto, envelhece e morre.
    Assim é no mundo físico.

  • JOEL PALESTINO 8 de Maio de 2018

    Muito subjetivo seu texto, ja pegamos cambio automático dito que nao haveria necessidade de troca do fluido e quando se abre nota se que se houvesse sido substituído o oleo teria sido evitado o problema, por isso aconselhamos o cliente a trocar o fluido, nao é raro retirar amostra de oleo e observar degradação e sujeira por isso não da pra afirmar qie nao deve trocar desse ou daquele carro

  • Elton cunha 8 de Maio de 2018

    Sou taxista, estou no meu segundo Chevrolet Cobalt automático,nos meus dois o manual dizia que dispensa a troca tive um LTZ 14/15 e hoje tenho um elite 16/16…rodo muito e faço a troca por minha conta, agora vem a questão, um amigo do ponto onde trabalho teve um LT 13 /13 e no manual desse a troca era indicada, do LT 13 para o LTZ 14/15 nada mudou, e até hoje o fluido e o mesmo, então faço a troca, nada é eterno, e lembro a vocês que o fabricante que não manda trocar da garantia de 3 anos ou 100.000 km, porque nesse tempo ou quilometragem nada vai quebrar, daí pra frente e com o proprietário, não acredito que vc vai superar os 300.000 sem trocar fluido, mais trocando o fluido você vai muito mais longe sem problema nenhum!!

  • Jailson Vieira 8 de Maio de 2018

    Todo câmbio automático deve ser substituído o óleo,pois o óleo do câmbio tem vida útil suas propriedades vão se perdendo durante o tempo,por isso que existe filtro dentro da caixa justamente p/ que mantenhas a parte de solenoide sempre limpa p/ não prejudicar as passagens de marcha.

  • GILBERTO DO COUTO LEONEL 7 de Maio de 2018

    Boa noite! Tenho um Corolla 2010/11 e quando o comprei ele estava com 90.000km rodados. A primeira coisa que fiz foi a substituição do óleo do câmbio, que aliás estava bem escuro. Acredito que nenhum fluído de um veículo seja vitalício, ainda mas o do câmbio que trabalha em alta temperatura. melhor não correr o risco.

  • Renato inacio 7 de Maio de 2018

    Também tenho essa dúvida, tenho um Renault fluence e no manual fala que o óleo do câmbio e vitalício, porém ultimamente percebo um zumbido na caoxa de câmbio quando ando muito em cidade, não dou pau no carro ando igual uma lesma mas mesmo assim o barulho persiste, procurei um mecânico que me disse que não existe óleo vitalício.

  • Félix câmbio automático 7 de Maio de 2018

    Comentário desnecessário meu senhor…
    Não existe óleo que faça milagres…
    Você não entende nada do dia a dia das oficinas vá entende estuda o que fala…
    Câmbio se troca óleo sim…
    Tanto manual como automatico…

  • Luiz 7 de Maio de 2018

    Não sou da área , só que tenho visto muitas pessoas que tem carros automáticos tem tido problemas de desgaste nos componentes por conta da degradação do óleo . Se tivesse um automático eu trocaria pois quando acontece as montadoras não vão arcar com os reparos em garantia até porque eles sabem que os brasileiros não fazem revisões em autorizadas após a prazo em geral de 3 a 5 anos.

  • Raul 7 de Maio de 2018

    Amigo fico tranquilo……o óleo do câmbio automático só deverá ser trocado se o mesmo tiver passado por um alagamento ou seu você usar severamente seu câmbio ( ou seja dar pau no seu carro) se você usa seu carro normal ir e vir de boa e usa o câmbio automático de forma correta não se preocupe em trocar, apenas deverá verificar se por um acaso não há vazamentos ou algo desse tipo,fique despreocupado. Tenho um Elantra

  • Aquila Farias 7 de Maio de 2018

    Bem sensato as observações do Sr. Bóris. Cada veículo tem seu prazo, o melhor mesmo é sempre consultar o manual. Já me deparei com muito mecânico picareta que quase sempre querem substituir óleos/fluidos sem necessidade.

  • Darlan 7 de Maio de 2018

    Troca o fluido do câmbio ou o câmbio inteiro . Simples. Ainda mais nessa km do seu carro.

  • luiz antonio aliberti 7 de Maio de 2018

    Esse termo Picaretagem não cabe não. Favor se explicar melhor.

  • luiz antonio aliberti 7 de Maio de 2018

    Seu cambio é CVT, tem que trocar sim.
    EDITADO

  • luiz aliberti 7 de Maio de 2018

    Mas o Sr não pode generalizar se é só para os modelos 2018 em diante, ai fica dificil. Tinha que explicar no seu comentario. Ficou dando a impressão que são todos modelos de Ecosport, aí a Picaretagem é indevida.

  • Luiz Aliberti 7 de Maio de 2018

    Quem disse que o óleo de cambio automatico do Ecosport não precisa trocar? Nos dê a fonte, por favor. Somos especialistas nessa area e queriamos saber. Isso é muiito sério.

    • Felipe Boutros 7 de Maio de 2018

      Olá, Luiz. A própria Ford divulgou essa informação durante o lançamento da linha 2018 do modelo. Obrigado.

  • Sérgio Simões 7 de Maio de 2018

    Tenho um fluence 2014 com 154387km com 130 levei pra trocar o óleo da transmissão o técnico da Renault falou que não tinha necessidade alguma,quando chego em algumas oficinas mecânicos dizem que tem que trocar, não sei o que faço!

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