Óleo da transmissão e fluidos devem ser trocados?

O automóvel tem vários líquidos, entre água com o aditivo, óleo, fluidos... Quais se deve trocar, quais não se trocam?

engine 1162953 1920
Por Boris Feldman
Publicado em 07/05/2018 às 14h20

O automóvel tem vários líquidos, entre água com o aditivo, óleo, fluidos… Quais se deve trocar, quais não se trocam?

O Boris fala desse assunto

[TRANSCRIÇÃO]

O automóvel tem vários líquidos, entre água com o aditivo, óleo, fluido… Quais se deve trocar, quais não se trocam? E isso é motivo de muita briga, porque quando o manual diz “não tem que trocar”, alguns mecânicos dizem “tem que trocar sim”! Mas e aí?! Bom, e aí que claro que o óleo do motor tem que ser substituído de acordo com o manual – cada 10 mil km, cada 12 meses.

Óleo da caixa de câmbio manual não se troca mais. Óleo do câmbio automático depende. Alguns devem ser substituídos, mas com alta quilometragem: 60 mil, 80 mil quilômetros troca-se o óleo do câmbio automático. Alguns câmbios automáticos, o óleo dura, assim como o câmbio manual, pra vida inteira; por exemplo, o câmbio automático da Ford que está no EcoSport é pra vida inteira, não se substitui. Se o mecânico falar tem que trocar? PI-CA-RE-TA-GEM!

Caixa de direção hidráulica, que agora tá virando tudo elétrico, pois ainda tem muito carro com direção hidráulica que tem o fluido; também não se substitui, porém o nível tem que ser verificado. Tanto na caixa de direção como na caixa de câmbio, todos eles podem estar sujeitos a um vazamento. Então o nível tem que ser verificado. Alguns substituem, outros não.

Finalmente, o fluido do freio? Ah! Esse é higroscópico, ele absorve umidade, então ele tem prazo: de dois em dois anos se deve substituir o fluido do freio, porque ele absorve umidade e quando ele absorve essa umidade, ficam por bolhinhas de água no meio do fluido que prejudicam a atuaçãod o sistema de freio.

óleo e fluidos têm prazos diferentes de troca
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
65 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Reinaldo francisco da gama santos 21 de novembro de 2021

Sr. Boris eu tenho um fluence 2013, tá com 170 mil rodado o mecânico diz que tenho que trocar o óleo do câmbio, o dono anterior trocou com 80 mil o que o Sr. me diz devo trocar o óleo do câmbio do meu fluence?

Avatar
Fabio aparecido branco silva 9 de setembro de 2021

Sou técnico em transmissão automático , e fluido de transmissão deve se trocar a cada um ano ou 40.000 km . No manual fala se que não se deve trocar tal fluido , mas na realidade isso é um desserviço . Por causa do trânsito ,subida , terreno irregular o conversor alcança temperatura elevadas que faz o ATF perder propriedade . Lembrando que no caso de um câmbio automático o ATF tem várias funções : trocar calor , lubrificar , aplicar , eliminar atrito e evitar a patinação de alguns componentes . Troquem o Fluido da transmissão a cada 40.000 ou esperem a quebra por uso severo .

Avatar
Gabriel 26 de setembro de 2021

Bom dia amigo. Tenho uma Mercedes 2011, 110 de km. Nunca foi trocado o óleo, por enquanto tá andando redondinha, sem trancos e ruídos. Estava pensando em continuar sem realizar a troca e se apresentar algum ruído ou falha nas trocas , aí sim trocar. Oque vc acha sobre isso?

Avatar
Alexandre Santana de Albuquerque 18 de junho de 2021

Boa tarde, com quantos km se troca o óleo do câmbio automatizado da ecosport powershift?

Obrigado

Avatar
EAP 9 de maio de 2021

ACHO QUE O ENGENHEIRO TEM RAZÃO. ELE É ESPECIALISTA. TEM MUITO MECÂNICO ( DONO DE OFICINA,ESPECIALIZADA OU NÃO) QUE SÃO PICARETAS. COBRAM E NÃO FAZ O SERVIÇO.SAO AGEM COMO POLÍTICOS.

Avatar
Wagner Guimarães 22 de agosto de 2020

Boris,
NÃO É PICARETAGEM NÃO MEU SENHOR.
NÃO EXISTE ÓLEO OU FLUÍDO VITALÍCIO.
ENTÃO ME DIGA UMA COISA (CASO O SENHOR JÁ TENHA FEITO MANUTENÇÃO EM CÂMBIO AUTOMÁTICO: COMO FICA A SITUAÇÃO DO FILTRO DO CÂMBIO, QUE SATURA COM O PASSAR DO TEMPO???? SE SATURA ENTÃO TEM A NECESSIDADE DE MANUTENÇÃO … CORRETO???
O SENHOR ESTÁ ERRADO QUANTO AO QUESITO MANUTENÇÃO!!!

Avatar
Carlos Henrique 15 de janeiro de 2020

Rapaz o cara dizer que óleo de direção hidráulica não se troca ele não sabe o que diz, me perdoe !
Mais está erradissimo, a grande parte dos vazamentos de direção hidráulica são causado por óleo velho.

O óleo fica ralo e acaba passando pelos retentores !

E bom ser trocado de 1 em 1 ano, mais quem quiser deixar quebrar pra trocar ! Cada dono cuida do seu carro como acha que deve ser !

Avatar
IVAN DA SILVA MAIA 13 de outubro de 2020

Tenho um Chevette 81, preciso trocar o óleo da cx de câmbio?

Avatar
Marcelo forgiarini maciel 22 de novembro de 2019

adquirir um Ford fusion 2008 e não sei se já foi feito a troca de óleo da caixa ele esta com 130000 mil km! e esta em perfeito estado será que devo fazer a substituição?I

Avatar
Marcelo forgiarini maciel 22 de novembro de 2019

adquirir um Ford fusion 2008 e não sei se já foi feito a troca de óleo da caixa ele esta com 130000 mil km! e esta em perfeito estado será que devo fazer a substituição?

Avatar
Arlindo Carneiro 22 de outubro de 2019

Parece que o cara mexeu com pica…..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Avatar
Rodrigo 24 de setembro de 2019

Bom dia, li diversos comentários e fico na dúvida, tenho um Onix 1.4 automático 2018 está com 36 mil km nunca tive automático mas conheço várias pessoas que teve e não trocou o óleo do câmbio e se lascou, minha pergunta é:
Para desencargo de consciência devo trocar nos 40 mil km ?
E a correia dentada e tensor qual a quilometragem seria nesseçario?

Avatar
Arcafi 22 de outubro de 2019

Parece que o cara mexeu com pica…..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Avatar
Francisco Carvalho 10 de abril de 2020

Consulte o Manual do Proprietário de seu veículo, Rodrigo.
Lá tem todas as informações sobre o que e quando deve ser verificado e/ou substituído.

Avatar
Flaviano silva 12 de setembro de 2019

Sou do ramo de manutenção automotiva e ,não concordo que o óleo de transmissão tenha vida “eterna” e ñ deva ser trocado,pois ele é um derivado de petróleo,recebe aditivos químicos e com o tempo em função da exposição a variação de temperatura,carga e pressão,ele vai oxidar e consequentem será necessário sua substituição. alguns duram mais com certeza,mas todos devem ser trocados mais cedo ou mais tarde!

Avatar
Fernando Augusto Batista Sampaio 21 de dezembro de 2020

Você está correto. Infelizmente, por questão de superestimar componentes, ou mesmo erro de projeto, já vi câmbios estourando antes do prazo de troca do óleo estipulado pelo fabricante. Outro ponto importante é de sempre que trocar o óleo do câmbio, é importante trocar o filtro também.

Avatar
Flaviano Fonseca 12 de setembro de 2019

Sou do ramo de manutenção automotiva e ,não concordo que o óleo de transmissão tenha vida “eterna” e ñ deva ser trocado,pois ele é um derivado de petróleo,recebe aditivos químicos e com o tempo em função da exposição a variação de temperatura,carga e pressão,ele vai oxidar e consequentem será necessário sua substituição. alguns duram mais com certeza,mas todos devem ser trocados mais cedo ou mais tarde!

Avatar
Eduardo 20 de julho de 2019

Preciso trocar o óleo do câmbio automático do mondeo 2006.

Avatar
Ivonei 29 de abril de 2019

Olá…me tirem uma dúvida, por gentileza….”O óleo da transmissão automática do Ford Fusion ano/modelo 2009/2010, 2.5, tem que ser trocada?” Se sim, com quantos quilômetros?

Avatar
João Melo 27 de abril de 2019

Eu que sou leigo acho assim se o cambio apresentar vazamento , tem um motivo que seja, condições severas ou nível de óleo baixo , tirando as condições severas, porque que vaza, o que eu já presenciei em vários veículos foi a falta de lubricante ou viscosidade do mesmo já não atende mais as condições de uso, por já ter rodado mais do que o suficiente, lembrado que quando o óleo tem viscosidade as peças flutuam sem desgaste concordam, ai eu me pergunto se não troca, e dão garantia pra não trocar, porque que abaixa o nível de óleo, e também venha dar vazamento, era para não acontecer esses problemas concordam, acho que essas pessoas que falam que não precisa trocar mais afirmam que o nível do óleo abaixa por vazamento, como que pode, é meio contraditório vcs não acham ainda chama os profissionais de picaretas, acho meio insensato e uma falta de respeito com os profissionais, bom é minha opinião .

Avatar
Thiago 26 de março de 2019

Convido todos os senhores que afirmam que óleo de câmbio não se troca a deixar de trocar tbm o óleo de motor e freio.

Avatar
Tito Carvalho 7 de abril de 2019

Não estou defendendo ninguém mas Thiago os óleos que você mencionou no seu desafio tem propriedades e classificações totalmente diferentes, cada caso é um caso!! Vem a duvida de mitos, será que todos os engenheiros das montadoras estão errados em afirmar nos manuais que certos modelos não se trocam o óleo de cambio CVT ou automático convencional? Afinal qual deve ser a durabilidade de um cabio CVT?

Avatar
Thiago 26 de março de 2019

Todo óleo oxida!
Óleo de transmissão automática se troca sim!

Avatar
Luciano 22 de fevereiro de 2019

Tenho uma Oficina mecânica, não sou um especialista na área, porem todos os fluidos do carro tem uma validade, óleo de motor sintético / semi pra 10.000km , óleo mineral 5.000 km, óleo pra transmissão automática 50 / 60 mil km e em alguns casos até 80 mil, fluido de radiador 40 mil km ou 6 meses, fluido de freio 40 mil ou 12 meses, óleo de cambio manual tbm se troca, fazendo manutenção preventiva vc acaba economizando muito com desgastes de peças e quebras…. essa é minha dica…. sem contar a segurança sua e de sua família…..

Avatar
Felipe fantato Barreto 30 de julho de 2021

Amigo tenho uma ranger xlt 2.5 flex 124 mil km rodados , 2015/2014 manual , devo trocar o óleo de câmbio ?

Avatar
Celso Fernando Rocha 21 de outubro de 2018

Olá, na revisão de dois anos e com 12.500km fui obrigado a fazer a troca do óleo de câmbio de meu Civic G10 Exl. Inclusive consta no manual de revisões. Entendo ser um exagero essa troca. Abraço!

Avatar
Maria de Fátima Mangabeira 17 de janeiro de 2019

Pois é, estou na 2ª revisão de meu Honda Fit, com 7000 km e estou sendo obrigada a pagar mais R$420,00 para trocar este fluído de transmissão.. Acho que não precisava, mas me disseram que perco a garantia se não trocar

Avatar
Edson 8 de maio de 2018

Gostaria de fazer uma pergunta só Boris: já que (de acordo com sua opinião…) não há necessidade de se trocar Fluide caixa de transmissão automática, como vc explica que esse mesmo óleo embalado tem prazo de validade? Se, mesmo na embalagem ele tem data de validade, então como que dentro de um sistema mecânico/hidráulico esse mesmo óleo não se desgastar os? Poxa Boris…. me ajuda aí vai!!!!

Avatar
Inconformado 9 de agosto de 2018

MATÉRIA RIDÍCULA!

Avatar
WAGNER GUIMARÃES 8 de maio de 2018

BORIS ESTÁ TOTALMENTE EQUIVOCADO QUANTO À QUESTÃO DO FLUÍDO DE TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA … SERÁ QUE ELE CONSERTA TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA PARA FALAR SOBRE O ASSUNTO???? E AINDA DIZER QUE É PICARETAGEM QUANDO O PROFISSIONAL SÉRIO ORIENTA A SUBSTITUIÇÃO????

TENHO MINHAS DÚVIDAS ????

Avatar
Adeilton 7 de dezembro de 2018

Se e verdade ou nao sei so digo o que eu mesmo tetei A minha montana 2013 esta com 290.000 km e nunca troquei os fluido de freios

e oleo de cambio alias o motor nao baixa uma gota de oleo uso so no alcool Motor fera!!!

Avatar
Fernando Augusto Batista Sampaio 21 de dezembro de 2020

Sorte sua. Eu trabalho com venda de módulos de abs e canso de vender módulos para clientes que ignoram a troca desse fluido e ficam sem freio em uma das rodas. O fluido de freio velho vira uma pasta que perde a função hidráulica e estraga os componentes do sistema de freio. Coitado de quem comprar essa montana.

Avatar
Jorge boettcher 8 de maio de 2018

Troca o oleo da caixa automatica da fielder?

Avatar
Fernando Saymon 8 de maio de 2018

Amigos todo lubrificante tende a perder a viscosidade com o passar do tempo, a função do óleo e diminuir o atrito entre as engrenagem, entre outras funções como limpeza e refrigeração do componente, se o óleo perde viscosidade a sua transmissão também perde com isso, vai aparecendo desgaste, seja prematuro com falha operacional ou por tempo de uso, o ideal e fazer uma Boa manutenção preventiva trocando o óleo.

Avatar
Marcelo Camara 8 de maio de 2018

Discordo,tenho um Ônix de câmbio manual,e no manual diz que não se deve trocar o óleo,porem percebi que a marcha estava dura ,e levei o carro ao meu mecânico de confiança,e constatei que não tinha óleo na caixa

Avatar
Rodolfo 8 de maio de 2018

Boris,
O fluido de freio eu não troco, somente sangro as quatro rodas e completo o nível para não entrar ar no sistema. Isso está correto?

Avatar
Márcio 8 de maio de 2018

Tenho um Jetta 2.5 e a cada 60.000km faço a troca do óleo de câmbio. Essa baboseira de que óleo é vitalício é furada, compensa gastar 1000 reais pra trocar o óleo do que 9000 numa caixa de câmbio nova…..

Avatar
Vilmar Automatic imports 8 de maio de 2018

PI-CA-RE-TA-GEM é essa matéria, porque esse câmbio da EcoSport nem automatico é, é sim automatizado. Uma engenhoca com apelido de POWERSHIFT. Ou seja não possui discos em seu interior e muito menos conversor de torque que é o principal fator que contamina o óleo de um câmbio automático. Se quer dar dicas vá primeiro aprender sobre o assunto.

AutoPapo
AutoPapo 8 de maio de 2018

Olá, Vilmar. A linha 2018 do EcoSport abandonou o automatizado PowerShift e adotou uma transmissão automática de seis marchas. E a própria Ford informa que não é necessário a troca do óleo da transmissão.

Aproveite e confira a nossa avaliação do EcoSport Storm (clique aqui)

Obrigado!

Avatar
Adriano 8 de maio de 2018

Esse é o repórter que mais fala bobagem em suas entrevistas, como dizer que a troca do tensor da correia dentada não é obrigatório a trocar junto com a correia, tive um carro onde deve ter sido feito a manutenção em uma oficina que segue os conselhos desse tal especialista e não trocou os tensores, trocou somente a correia dentada, e adivinha: travou um dos tensores empenando as 20 válvulas, isso sim é picaretagem e mendigagem, conselhos para mendigos e amadores.

Avatar
Angelino Flores Bernado 8 de maio de 2018

Bom dia! Nessa km corre grave risco de seu câmbio ter problemas devido a alta km. Todo câmbio tem peças em atrito e com isso sofre desgaste.
É melhor prevenir do que vc ter graves problemas no câmbio. Já trabalhei em várias concessionárias. Isso não condiz com a realidade.
Peça para um profissional examinar o óleo do câmbio quanto a sua coloração e se há presença de metais no óleo.

Avatar
Angelino Flores Bernado 8 de maio de 2018

Qualquer óleo ou fluido. Com tempo perde suas propriedades, não existe óleo vitalício as peças em atrito dentro de qualquer câmbio se desgasta.
Pergunte para qualquer químico. Tudo nesse mundo perece. Vc nasce, cresce,fica adulto, envelhece e morre.
Assim é no mundo físico.

Avatar
JOEL PALESTINO 8 de maio de 2018

Muito subjetivo seu texto, ja pegamos cambio automático dito que nao haveria necessidade de troca do fluido e quando se abre nota se que se houvesse sido substituído o oleo teria sido evitado o problema, por isso aconselhamos o cliente a trocar o fluido, nao é raro retirar amostra de oleo e observar degradação e sujeira por isso não da pra afirmar qie nao deve trocar desse ou daquele carro

Avatar
Elton cunha 8 de maio de 2018

Sou taxista, estou no meu segundo Chevrolet Cobalt automático,nos meus dois o manual dizia que dispensa a troca tive um LTZ 14/15 e hoje tenho um elite 16/16…rodo muito e faço a troca por minha conta, agora vem a questão, um amigo do ponto onde trabalho teve um LT 13 /13 e no manual desse a troca era indicada, do LT 13 para o LTZ 14/15 nada mudou, e até hoje o fluido e o mesmo, então faço a troca, nada é eterno, e lembro a vocês que o fabricante que não manda trocar da garantia de 3 anos ou 100.000 km, porque nesse tempo ou quilometragem nada vai quebrar, daí pra frente e com o proprietário, não acredito que vc vai superar os 300.000 sem trocar fluido, mais trocando o fluido você vai muito mais longe sem problema nenhum!!

Avatar
Jailson Vieira 8 de maio de 2018

Todo câmbio automático deve ser substituído o óleo,pois o óleo do câmbio tem vida útil suas propriedades vão se perdendo durante o tempo,por isso que existe filtro dentro da caixa justamente p/ que mantenhas a parte de solenoide sempre limpa p/ não prejudicar as passagens de marcha.

Avatar
GILBERTO DO COUTO LEONEL 7 de maio de 2018

Boa noite! Tenho um Corolla 2010/11 e quando o comprei ele estava com 90.000km rodados. A primeira coisa que fiz foi a substituição do óleo do câmbio, que aliás estava bem escuro. Acredito que nenhum fluído de um veículo seja vitalício, ainda mas o do câmbio que trabalha em alta temperatura. melhor não correr o risco.

Avatar
Denis 8 de agosto de 2018

Denis, cuidado, Corolla 2010/11 é igual ao meu, fiz a besteria de trocar com 85mil km depois disso comecei ouvir barulhos e nunca mais ficou boa

Avatar
Renato inacio 7 de maio de 2018

Também tenho essa dúvida, tenho um Renault fluence e no manual fala que o óleo do câmbio e vitalício, porém ultimamente percebo um zumbido na caoxa de câmbio quando ando muito em cidade, não dou pau no carro ando igual uma lesma mas mesmo assim o barulho persiste, procurei um mecânico que me disse que não existe óleo vitalício.

Avatar
Tito Carvalho 7 de abril de 2019

Eu tenho um Renault Fluence 2011 com 130 mil km, estou analisando o que é o correto, o que diz a montadora ou os especialistas, eu liguei na Renault e o técnico me disse que a troca de óleo e filtros só serão feitas quando o cambio apresentar algum problema ou vazamento, mas tenho dividas, afinal a montadora diz que engenheiros estudaram para desenvolver o sistema para não ser necessário a troca, mas e os especialistas dizem o contrario mas isso é baseado em que tipo de estudo, que tipo de laudo que ateste o que dizem. Eu realmente talvez troque o óleo e filtros por prevenção mas ficamos todos no meio de um fogo cruzado!!

Avatar
Félix câmbio automático 7 de maio de 2018

Comentário desnecessário meu senhor…
Não existe óleo que faça milagres…
Você não entende nada do dia a dia das oficinas vá entende estuda o que fala…
Câmbio se troca óleo sim…
Tanto manual como automatico…

Avatar
Luiz 7 de maio de 2018

Não sou da área , só que tenho visto muitas pessoas que tem carros automáticos tem tido problemas de desgaste nos componentes por conta da degradação do óleo . Se tivesse um automático eu trocaria pois quando acontece as montadoras não vão arcar com os reparos em garantia até porque eles sabem que os brasileiros não fazem revisões em autorizadas após a prazo em geral de 3 a 5 anos.

Avatar
Raul 7 de maio de 2018

Amigo fico tranquilo……o óleo do câmbio automático só deverá ser trocado se o mesmo tiver passado por um alagamento ou seu você usar severamente seu câmbio ( ou seja dar pau no seu carro) se você usa seu carro normal ir e vir de boa e usa o câmbio automático de forma correta não se preocupe em trocar, apenas deverá verificar se por um acaso não há vazamentos ou algo desse tipo,fique despreocupado. Tenho um Elantra

Avatar
Aquila Farias 7 de maio de 2018

Bem sensato as observações do Sr. Bóris. Cada veículo tem seu prazo, o melhor mesmo é sempre consultar o manual. Já me deparei com muito mecânico picareta que quase sempre querem substituir óleos/fluidos sem necessidade.

Avatar
Darlan 7 de maio de 2018

Troca o fluido do câmbio ou o câmbio inteiro . Simples. Ainda mais nessa km do seu carro.

Avatar
Taffarel 5 de dezembro de 2018

Você não entende nada de carro.

Avatar
luiz antonio aliberti 7 de maio de 2018

Esse termo Picaretagem não cabe não. Favor se explicar melhor.

Avatar
luiz antonio aliberti 7 de maio de 2018

Seu cambio é CVT, tem que trocar sim.
EDITADO

Avatar
luiz aliberti 7 de maio de 2018

Mas o Sr não pode generalizar se é só para os modelos 2018 em diante, ai fica dificil. Tinha que explicar no seu comentario. Ficou dando a impressão que são todos modelos de Ecosport, aí a Picaretagem é indevida.

Avatar
Luiz Aliberti 7 de maio de 2018

Quem disse que o óleo de cambio automatico do Ecosport não precisa trocar? Nos dê a fonte, por favor. Somos especialistas nessa area e queriamos saber. Isso é muiito sério.

AutoPapo
Felipe Boutros 7 de maio de 2018

Olá, Luiz. A própria Ford divulgou essa informação durante o lançamento da linha 2018 do modelo. Obrigado.

Avatar
Thiago 26 de março de 2019

É um absurdo vcs dizerem que existe óleo que não se troca.
As montadoras tbm deveriam ter vergonha de colocar essa informação nos manuais tbm!
Todo óleo tem seu tempo de eficiência!
Se não trocar vc tá diminuindo drásticamente a vida útil do câmbio, simples assim.

AutoPapo
Felipe Boutros 26 de março de 2019

Olá, Thiago. O que nós sempre recomendamos aqui no AutoPapo é seguir o plano de manutenção do fabricante do carro. Não podemos sugerir qualquer plano de manutenção diferente.

Obrigado e abraço

Avatar
Sérgio Simões 7 de maio de 2018

Tenho um fluence 2014 com 154387km com 130 levei pra trocar o óleo da transmissão o técnico da Renault falou que não tinha necessidade alguma,quando chego em algumas oficinas mecânicos dizem que tem que trocar, não sei o que faço!

Avatar
Félix cambio automático 10 de fevereiro de 2019

Confirme em vídeo gravado o que o técnico falou e guarda…
Todos os câmbios se trocam óleo com 50 mil KM…

Avatar
Tito Carvalho 7 de abril de 2019

Félix só para ficar mais claro para nós consumidores, mas baseado em qual estudo ou teoria se diz que todos os câmbios devem ser trocados com 50.000 km? Essa é uma duvida de todos que tem cambio automático convencional ou CVT! Obrigado

Avatar
Deixe um comentário