Radar de velocidade: acabar com ele realmente é uma boa ideia?
"Todos os radares de velocidade e lombadas eletrônicas são instalados em locais estratégicos das rodovias. Mas nem sempre pelo mesmo motivo..."
"Todos os radares de velocidade e lombadas eletrônicas são instalados em locais estratégicos das rodovias. Mas nem sempre pelo mesmo motivo..."
O atual governo quer acabar com o radar de velocidade e as lombadas eletrônicas nas rodovias. E isso está parecendo cada vez mais com uma cena de ‘novela’. Mas eliminá-los faz sentido?
[TRANSCRIÇÃO]
Afinal, essa campanha do governo brasileiro contra lombadas eletrônicas e radares nas estradas faz sentido? Depende. Muitos desses equipamentos para controle de velocidade são colocados em locais estratégicos: antes de curvas, cruzamentos ou locais perigosos. Obrigando, portanto, os motoristas a reduzir a velocidade, reduzindo também a probabilidade de acidentes.
Porém, muitos deles constituem aquela verdadeira indústria da multa.
Pois, os radares são colocados também estrategicamente para pegar desprevenido o motorista que estava rodando na velocidade máxima da rodovia, de repente apareceu uma placa reduzindo essa velocidade máxima, sem nenhum motivo que justifique, para faturar mais algum para os cofres do governo, algumas centenas de metros depois…
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Os radares perderam a função de prevenir acidentes, virou dinheiro fácil, se o nosso querido governo que tanto ama e se preocupa com seu povo realmente estivesse interessado na segurança do trânsito, começaria sinalizando e tapando os bilhões de buracos existentes no país.
Interessante. Porque no Brasil se fala tanto que o excesso de velocidade é o principal culpado pelos acidentes, mas na Europa, não há limite de velocidade nas auto estradas e o número de acidentes é infinitamente menor do que aqui?
Ops… há limites de velocidade, sim, na maioria das estradas (mesmo nas AutoBahns). Ainda: a taxa de acidentes não é “infinitamente menor”.
Acredito que o foco é reduzir a velocidade para evitar acidentes e recolher recursos através de radares. Além disso o custo de manutenção é alto e as licitações para instalação bem sempre confiável que rra mola bem sinalizados e menor custo e sempre eficiente para reduzir velocidade.